O PROFESSOR DE MEDICINA VETERINÁRIA NA ÓTICA DE EX-ALUNOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/249 |
Resumo: | Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa, que se baseia nas teorias desenvolvimentistas, sobre avaliação do professor universitário na ótica de 32 ex-alunos de Medicina Veterinária, procedentes de 13 Estados brasileiros. Seu objetivo foi verificar se existem regularidades em torno das descrições do melhor professor evocado, daquele que se distingüiu dos demais, e se essas regularidades aproximam-se do que a literatura psicológica aponta conceitualmente como sabedoria. Foram utilizadas questões abertas, respondidas por escrito. Os resultados mostraram que as descrições do melhor professor apresentaram, no conjunto, elementos indicadores conceituais de sabedoria, significando que os docentes distinguem-se, pessoal e profissionalmente, na ajuda quanto ao desenvolvimento de seus alunos. Concordando com estudos na mesma temática, pode-se constatar que a validade do julgamento dos graduandos a respeito do professor permanece após o término do curso, para vários aspectos, dentre os quais a adequação de preparação, interesse, estimulação da curiosidade intelectual e atitude progressista. Esses e outros fatores descritos pelos ex-alunos compõem o perfil do professor que emana sabedoria. |
id |
UFU-2_983e5659dc67c1860092e03d4005b93f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/249 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
O PROFESSOR DE MEDICINA VETERINÁRIA NA ÓTICA DE EX-ALUNOSAvaliação do professorSabedoriaBom professorEsta é uma pesquisa de abordagem qualitativa, que se baseia nas teorias desenvolvimentistas, sobre avaliação do professor universitário na ótica de 32 ex-alunos de Medicina Veterinária, procedentes de 13 Estados brasileiros. Seu objetivo foi verificar se existem regularidades em torno das descrições do melhor professor evocado, daquele que se distingüiu dos demais, e se essas regularidades aproximam-se do que a literatura psicológica aponta conceitualmente como sabedoria. Foram utilizadas questões abertas, respondidas por escrito. Os resultados mostraram que as descrições do melhor professor apresentaram, no conjunto, elementos indicadores conceituais de sabedoria, significando que os docentes distinguem-se, pessoal e profissionalmente, na ajuda quanto ao desenvolvimento de seus alunos. Concordando com estudos na mesma temática, pode-se constatar que a validade do julgamento dos graduandos a respeito do professor permanece após o término do curso, para vários aspectos, dentre os quais a adequação de preparação, interesse, estimulação da curiosidade intelectual e atitude progressista. Esses e outros fatores descritos pelos ex-alunos compõem o perfil do professor que emana sabedoria.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24910.14393/REVEDFIL.v20n40a2006-249Educação e Filosofia; v. 20 n. 40 (2006): v.20 n.40 jul./dez. 2006; 243-2621982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/249/251Copyright (c) 2016 Regina Célia de Santis Feltranhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFeltran, Regina Célia de Santis2023-06-27T15:24:02Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/249Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-06-27T15:24:02Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PROFESSOR DE MEDICINA VETERINÁRIA NA ÓTICA DE EX-ALUNOS |
title |
O PROFESSOR DE MEDICINA VETERINÁRIA NA ÓTICA DE EX-ALUNOS |
spellingShingle |
O PROFESSOR DE MEDICINA VETERINÁRIA NA ÓTICA DE EX-ALUNOS Feltran, Regina Célia de Santis Avaliação do professor Sabedoria Bom professor |
title_short |
O PROFESSOR DE MEDICINA VETERINÁRIA NA ÓTICA DE EX-ALUNOS |
title_full |
O PROFESSOR DE MEDICINA VETERINÁRIA NA ÓTICA DE EX-ALUNOS |
title_fullStr |
O PROFESSOR DE MEDICINA VETERINÁRIA NA ÓTICA DE EX-ALUNOS |
title_full_unstemmed |
O PROFESSOR DE MEDICINA VETERINÁRIA NA ÓTICA DE EX-ALUNOS |
title_sort |
O PROFESSOR DE MEDICINA VETERINÁRIA NA ÓTICA DE EX-ALUNOS |
author |
Feltran, Regina Célia de Santis |
author_facet |
Feltran, Regina Célia de Santis |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Feltran, Regina Célia de Santis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação do professor Sabedoria Bom professor |
topic |
Avaliação do professor Sabedoria Bom professor |
description |
Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa, que se baseia nas teorias desenvolvimentistas, sobre avaliação do professor universitário na ótica de 32 ex-alunos de Medicina Veterinária, procedentes de 13 Estados brasileiros. Seu objetivo foi verificar se existem regularidades em torno das descrições do melhor professor evocado, daquele que se distingüiu dos demais, e se essas regularidades aproximam-se do que a literatura psicológica aponta conceitualmente como sabedoria. Foram utilizadas questões abertas, respondidas por escrito. Os resultados mostraram que as descrições do melhor professor apresentaram, no conjunto, elementos indicadores conceituais de sabedoria, significando que os docentes distinguem-se, pessoal e profissionalmente, na ajuda quanto ao desenvolvimento de seus alunos. Concordando com estudos na mesma temática, pode-se constatar que a validade do julgamento dos graduandos a respeito do professor permanece após o término do curso, para vários aspectos, dentre os quais a adequação de preparação, interesse, estimulação da curiosidade intelectual e atitude progressista. Esses e outros fatores descritos pelos ex-alunos compõem o perfil do professor que emana sabedoria. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-03-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/249 10.14393/REVEDFIL.v20n40a2006-249 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/249 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v20n40a2006-249 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/249/251 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Regina Célia de Santis Feltran http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Regina Célia de Santis Feltran http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 20 n. 40 (2006): v.20 n.40 jul./dez. 2006; 243-262 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207231021744128 |