Oficina de criação do e no pensamento: o acontecimento como abertura da filosofia às artes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bom-Tempo, Juliana Soares
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Guido, Humberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40668
Resumo: Oficina de criação do e no pensamento: o acontecimento como abertura da filosofia às artes Resumo: O pensar como acontecimento é inseparável de uma oficina de criação que opera em funcionamento maquínico. Quando consideramos a oficina de criação do e no pensamento, apostamos em práticas interdisciplinares que lançam a filosofia no domínio do não discursivo em relação com as artes. Outras imagens do pensamento são flagradas frente a sua produção, fazendo novas conexões, construindo outras máquinas e acompanhando o pensar que entra em variações, diferenciando-se nos diagramas que perfazem as interfaces atual e virtual, ao estarmos diante de um acontecimento. Essa maquinação desloca a filosofia do seu lugar estático e a instala em terrenos rizomáticos, abrindo os domínios do pensar a criação. O atravessamento dos territórios entre artes e filosofias exige a adoção de uma postura não-filosófica - inclusive e principalmente do filósofo - sem a qual a oficina incorrerá num risco de ser uma experimentação estéril, ainda presa às territorialidades previamente fixadas em especialidades. Assim, propomos a operação de uma oficina de criação do e no pensamento a partir das interfaces construídas entre literatura, cinema e teatro junto às obras de Sacher-Masoch e Roman Polanski, ambas intituladas A Vênus das Peles. Palavras-chave: Deleuze; Experimentação; Cinema; Literatura. Creation of and in the thought workshop: the event as the opening of philosophy to arts Abstract: Thinking as an event is inseparable from a creation workshop which operates in machinic assemblage. When considering the creation of and in the thought workshop, we bet on interdisciplinary practices that put philosophy in the non-discursive field in relation to arts. Other thought images are caught by surprise before its production, making new connections, building other machines and following the thinking that goes into variations, differentiating themselves in the diagrams that make up the virtual and actual interfaces, when we are in the face of an event. This machine dislocates philosophy from its static site and places it in rhizomatic terrains, opening the realms of thinking to creation. The crossing of the territories between arts and philosophies entails the adoption of a non-philosophical posture - including and mainly of the philosopher - without which the workshop will incur a risk of being a sterile experimentation, still attached to the territorialities previously fixed in specialties. Thus, we propose the operation of a creation of and in the thought workshop from the interfaces built between literature, cinema and theater together with the works of Sacher-Masoch and Roman Polanski, both entitled Venus in Fur. Key-words: Deleuze; Experimentation; Cinema; Literature. Oficina de creacion del y en el pensamiento: el acontecimiento como apertura de la filosofia a las artes Resumen: El pensar como acontecimiento es inseparable de un taller de creación que opera en funcionamiento maquínico. Cuando consideramos el taller de reacción del y en el pensamiento, apostamos en prácticas interdisciplinares que lanzan a la filosofía en el dominio de lo no discursivo en relación con las artes. Otras imágenes del pensamiento son tomadas frente a su producción, haciendo nuevas conexiones, construyendo otras máquinas y acompañando el pensar que entra en variaciones, diferenciándose en los diagramas que rehacen las interfaces actual y virtual, al situarnos ante un acontecimiento. Esa maquinación desplaza la filosofía de su lugar estático y la instala en terrenos rizomáticos, abriendo los dominios del pensar a la creación. Así, proponemos la operación de un taller de creación a partir de las interfaces construidas entre literatura, cine y teatro junto a las obras de Sacher-Masoch y Roman Polanski, ambas tituladas La venus de las pieles. Palabras-clave: Deleuze; Experimentación; Cine; Literatura. Data de registro: 05/12/2017 Data de aceite: 21/12/2017
id UFU-2_a2f8bf190c3eada5ade63a09863480d6
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/40668
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Oficina de criação do e no pensamento: o acontecimento como abertura da filosofia às artesDeleuzeExperimentaçãoCinemaLiteraturaOficina de criação do e no pensamento: o acontecimento como abertura da filosofia às artes Resumo: O pensar como acontecimento é inseparável de uma oficina de criação que opera em funcionamento maquínico. Quando consideramos a oficina de criação do e no pensamento, apostamos em práticas interdisciplinares que lançam a filosofia no domínio do não discursivo em relação com as artes. Outras imagens do pensamento são flagradas frente a sua produção, fazendo novas conexões, construindo outras máquinas e acompanhando o pensar que entra em variações, diferenciando-se nos diagramas que perfazem as interfaces atual e virtual, ao estarmos diante de um acontecimento. Essa maquinação desloca a filosofia do seu lugar estático e a instala em terrenos rizomáticos, abrindo os domínios do pensar a criação. O atravessamento dos territórios entre artes e filosofias exige a adoção de uma postura não-filosófica - inclusive e principalmente do filósofo - sem a qual a oficina incorrerá num risco de ser uma experimentação estéril, ainda presa às territorialidades previamente fixadas em especialidades. Assim, propomos a operação de uma oficina de criação do e no pensamento a partir das interfaces construídas entre literatura, cinema e teatro junto às obras de Sacher-Masoch e Roman Polanski, ambas intituladas A Vênus das Peles. Palavras-chave: Deleuze; Experimentação; Cinema; Literatura. Creation of and in the thought workshop: the event as the opening of philosophy to arts Abstract: Thinking as an event is inseparable from a creation workshop which operates in machinic assemblage. When considering the creation of and in the thought workshop, we bet on interdisciplinary practices that put philosophy in the non-discursive field in relation to arts. Other thought images are caught by surprise before its production, making new connections, building other machines and following the thinking that goes into variations, differentiating themselves in the diagrams that make up the virtual and actual interfaces, when we are in the face of an event. This machine dislocates philosophy from its static site and places it in rhizomatic terrains, opening the realms of thinking to creation. The crossing of the territories between arts and philosophies entails the adoption of a non-philosophical posture - including and mainly of the philosopher - without which the workshop will incur a risk of being a sterile experimentation, still attached to the territorialities previously fixed in specialties. Thus, we propose the operation of a creation of and in the thought workshop from the interfaces built between literature, cinema and theater together with the works of Sacher-Masoch and Roman Polanski, both entitled Venus in Fur. Key-words: Deleuze; Experimentation; Cinema; Literature. Oficina de creacion del y en el pensamiento: el acontecimiento como apertura de la filosofia a las artes Resumen: El pensar como acontecimiento es inseparable de un taller de creación que opera en funcionamiento maquínico. Cuando consideramos el taller de reacción del y en el pensamiento, apostamos en prácticas interdisciplinares que lanzan a la filosofía en el dominio de lo no discursivo en relación con las artes. Otras imágenes del pensamiento son tomadas frente a su producción, haciendo nuevas conexiones, construyendo otras máquinas y acompañando el pensar que entra en variaciones, diferenciándose en los diagramas que rehacen las interfaces actual y virtual, al situarnos ante un acontecimiento. Esa maquinación desplaza la filosofía de su lugar estático y la instala en terrenos rizomáticos, abriendo los dominios del pensar a la creación. Así, proponemos la operación de un taller de creación a partir de las interfaces construidas entre literatura, cine y teatro junto a las obras de Sacher-Masoch y Roman Polanski, ambas tituladas La venus de las pieles. Palabras-clave: Deleuze; Experimentación; Cine; Literatura. Data de registro: 05/12/2017 Data de aceite: 21/12/2017EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/4066810.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n63a2017-16Educação e Filosofia; v. 31 n. 63 (2017): v.31 n.63 set./dez. 2017; 1625-16421982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40668/38306https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40668/38307Copyright (c) 2017 Juliana Soares Bom-Tempo, Humberto Guidohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBom-Tempo, Juliana SoaresGuido, Humberto2024-03-04T14:09:54Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/40668Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2024-03-04T14:09:54Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Oficina de criação do e no pensamento: o acontecimento como abertura da filosofia às artes
title Oficina de criação do e no pensamento: o acontecimento como abertura da filosofia às artes
spellingShingle Oficina de criação do e no pensamento: o acontecimento como abertura da filosofia às artes
Bom-Tempo, Juliana Soares
Deleuze
Experimentação
Cinema
Literatura
title_short Oficina de criação do e no pensamento: o acontecimento como abertura da filosofia às artes
title_full Oficina de criação do e no pensamento: o acontecimento como abertura da filosofia às artes
title_fullStr Oficina de criação do e no pensamento: o acontecimento como abertura da filosofia às artes
title_full_unstemmed Oficina de criação do e no pensamento: o acontecimento como abertura da filosofia às artes
title_sort Oficina de criação do e no pensamento: o acontecimento como abertura da filosofia às artes
author Bom-Tempo, Juliana Soares
author_facet Bom-Tempo, Juliana Soares
Guido, Humberto
author_role author
author2 Guido, Humberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bom-Tempo, Juliana Soares
Guido, Humberto
dc.subject.por.fl_str_mv Deleuze
Experimentação
Cinema
Literatura
topic Deleuze
Experimentação
Cinema
Literatura
description Oficina de criação do e no pensamento: o acontecimento como abertura da filosofia às artes Resumo: O pensar como acontecimento é inseparável de uma oficina de criação que opera em funcionamento maquínico. Quando consideramos a oficina de criação do e no pensamento, apostamos em práticas interdisciplinares que lançam a filosofia no domínio do não discursivo em relação com as artes. Outras imagens do pensamento são flagradas frente a sua produção, fazendo novas conexões, construindo outras máquinas e acompanhando o pensar que entra em variações, diferenciando-se nos diagramas que perfazem as interfaces atual e virtual, ao estarmos diante de um acontecimento. Essa maquinação desloca a filosofia do seu lugar estático e a instala em terrenos rizomáticos, abrindo os domínios do pensar a criação. O atravessamento dos territórios entre artes e filosofias exige a adoção de uma postura não-filosófica - inclusive e principalmente do filósofo - sem a qual a oficina incorrerá num risco de ser uma experimentação estéril, ainda presa às territorialidades previamente fixadas em especialidades. Assim, propomos a operação de uma oficina de criação do e no pensamento a partir das interfaces construídas entre literatura, cinema e teatro junto às obras de Sacher-Masoch e Roman Polanski, ambas intituladas A Vênus das Peles. Palavras-chave: Deleuze; Experimentação; Cinema; Literatura. Creation of and in the thought workshop: the event as the opening of philosophy to arts Abstract: Thinking as an event is inseparable from a creation workshop which operates in machinic assemblage. When considering the creation of and in the thought workshop, we bet on interdisciplinary practices that put philosophy in the non-discursive field in relation to arts. Other thought images are caught by surprise before its production, making new connections, building other machines and following the thinking that goes into variations, differentiating themselves in the diagrams that make up the virtual and actual interfaces, when we are in the face of an event. This machine dislocates philosophy from its static site and places it in rhizomatic terrains, opening the realms of thinking to creation. The crossing of the territories between arts and philosophies entails the adoption of a non-philosophical posture - including and mainly of the philosopher - without which the workshop will incur a risk of being a sterile experimentation, still attached to the territorialities previously fixed in specialties. Thus, we propose the operation of a creation of and in the thought workshop from the interfaces built between literature, cinema and theater together with the works of Sacher-Masoch and Roman Polanski, both entitled Venus in Fur. Key-words: Deleuze; Experimentation; Cinema; Literature. Oficina de creacion del y en el pensamiento: el acontecimiento como apertura de la filosofia a las artes Resumen: El pensar como acontecimiento es inseparable de un taller de creación que opera en funcionamiento maquínico. Cuando consideramos el taller de reacción del y en el pensamiento, apostamos en prácticas interdisciplinares que lanzan a la filosofía en el dominio de lo no discursivo en relación con las artes. Otras imágenes del pensamiento son tomadas frente a su producción, haciendo nuevas conexiones, construyendo otras máquinas y acompañando el pensar que entra en variaciones, diferenciándose en los diagramas que rehacen las interfaces actual y virtual, al situarnos ante un acontecimiento. Esa maquinación desplaza la filosofía de su lugar estático y la instala en terrenos rizomáticos, abriendo los dominios del pensar a la creación. Así, proponemos la operación de un taller de creación a partir de las interfaces construidas entre literatura, cine y teatro junto a las obras de Sacher-Masoch y Roman Polanski, ambas tituladas La venus de las pieles. Palabras-clave: Deleuze; Experimentación; Cine; Literatura. Data de registro: 05/12/2017 Data de aceite: 21/12/2017
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40668
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n63a2017-16
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40668
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n63a2017-16
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40668/38306
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40668/38307
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Juliana Soares Bom-Tempo, Humberto Guido
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Juliana Soares Bom-Tempo, Humberto Guido
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 31 n. 63 (2017): v.31 n.63 set./dez. 2017; 1625-1642
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1800211165990617088