A BIOGRAFIA DA NAÇÃO COMO PEDAGOGIA DA FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO NO BRASIL IMPÉRIO: JOAQUIM MANUEL DE MACEDO DO I.H.G.B E SUAS LIÇÕES DE HISTÓRIA DO BRASIL A PARTIR DO IMPERIAL COLÉGIO DE PEDRO II.
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11231 |
Resumo: | Introdução – Em novembro de 2000 tive a grata satisfação de conhecer pessoalmente Selma de Mattos, do departamento de História da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, durante o I Congresso Brasileiro de História da Educação, promovido pela recém-criada Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). Este contato somava-se ao conhecimento de seu texto Lições de Macedo: uma pedagogia do súdito cidadão no Império do Brasil (Mattos, 1998). Texto este que sintetizava os resultados alcançados em pesquisa realizada no âmbito do mestrado defendido pela autora no IESAE-FGV, em 1992, sob a orientação do Prof. Dr. José Silvério Baia Horta. Porém dado o limite de páginas, o texto de 1998 não tornava pública a riqueza de ideias contidas no texto da dissertação. Desse modo, causou-me satisfação saber que o texto integral da dissertação defendida por Selma Rinaldi Mattos encontrava-se disponível por meio da publicação da obra O Brasil em Lições: a história como disciplina escolar em Joaquim Manuel de Macedo, pela Access Editora, em 2000. Adquiri o livro que devidamente autografado tornar-se-ia, em breve, objeto de leitura dedicada dada minha vinculação com a pesquisa e o ensino da História da Educação. Agregou-se a esse interesse pessoal o aceite de sugestão muito em vinda de Ana Chystina Venancio Mignot, da Universidade Estatual do Rio de Janeiro, para que eu procedesse à resenha da obra então lançada, o que torno público a partir de agora. [...] |
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A BIOGRAFIA DA NAÇÃO COMO PEDAGOGIA DA FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO NO BRASIL IMPÉRIO: JOAQUIM MANUEL DE MACEDO DO I.H.G.B E SUAS LIÇÕES DE HISTÓRIA DO BRASIL A PARTIR DO IMPERIAL COLÉGIO DE PEDRO II.Brasil impérioEducaçãoPedagogia de formaçãoIntrodução – Em novembro de 2000 tive a grata satisfação de conhecer pessoalmente Selma de Mattos, do departamento de História da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, durante o I Congresso Brasileiro de História da Educação, promovido pela recém-criada Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). Este contato somava-se ao conhecimento de seu texto Lições de Macedo: uma pedagogia do súdito cidadão no Império do Brasil (Mattos, 1998). Texto este que sintetizava os resultados alcançados em pesquisa realizada no âmbito do mestrado defendido pela autora no IESAE-FGV, em 1992, sob a orientação do Prof. Dr. José Silvério Baia Horta. Porém dado o limite de páginas, o texto de 1998 não tornava pública a riqueza de ideias contidas no texto da dissertação. Desse modo, causou-me satisfação saber que o texto integral da dissertação defendida por Selma Rinaldi Mattos encontrava-se disponível por meio da publicação da obra O Brasil em Lições: a história como disciplina escolar em Joaquim Manuel de Macedo, pela Access Editora, em 2000. Adquiri o livro que devidamente autografado tornar-se-ia, em breve, objeto de leitura dedicada dada minha vinculação com a pesquisa e o ensino da História da Educação. Agregou-se a esse interesse pessoal o aceite de sugestão muito em vinda de Ana Chystina Venancio Mignot, da Universidade Estatual do Rio de Janeiro, para que eu procedesse à resenha da obra então lançada, o que torno público a partir de agora. [...]EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2010-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1123110.14393/REVEDFIL.v18nn. ESPa2004-11231Educação e Filosofia; v. 18 n. n. ESP (2004): v.18 n. Especial 2004; 237-2441982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11231/6478Copyright (c) 2016 Decio Gatti Juniorhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGatti Junior, Decio2023-07-20T11:26:57Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/11231Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-07-20T11:26:57Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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