Educação moral no "Encheirídion" de Epicteto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/26614 |
Resumo: | * Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) na área de Filosofia Medieval. Professor da Universidade de Passo Fundo (UPF) e docente do Programa de Pós-Graduação do Envelhecimento Humano da UPF.Educação moral no Encheirídion de EpictetoResumo: O estoicismo é uma corrente filosófica que tem como objetivo refletir e propor ações, apontando caminhos para a vida boa do homem, sobretudo, por meio de ensinamentos práticos, éticos, via educação moral do homem. Epicteto busca concretizar essa doutrina dos valores da alma na obra Encheirídion de Epicteto, compilada pelo seu discípulo Flávio Arriano. Assim, o objetivo deste texto é apresentar algumas máximas morais e educacionais passíveis de contribuir para apontar caminhos da vida boa, da felicidade, contextualizando-as com alguns aspectos da mentalidade da educação consumista atual engendrada pelas instituições, principalmente pela mídia, à luz do conceito de emancipação de Theodor Adorno.Palavras-chave: Educação moral. Encheirídion de Epicteto. Felicidade. Consumo. Emancipação.Moral education in the Enchiridion of EpictetusAbstract: Stoicism is a philosophical movement whose objective is to reflect and propose actions that indicate ways for the good life of human beings, especially through practical and ethical teachings, via moral education of humankind. Epictetus aims at substantiating this doctrine of the values of soul in his Enchiridion, compiled by his disciple Flavius Arrianus. Hence, the present work adduces some moral and educational maxims for possible contributions in indicating ways for the good life, contextualizing them according to aspects of the current consumerist education conceived by institutions, primarily the media, in the light of Theodor Adorno's concept of emancipation.Keywords: Moral education. Enchiridion of Epictetu. Happiness. Consumption. Emancipation.La educación moral en Epicteto EncheirídionResumen: El estoicismo es una corriente filosófica que tiene como objetivo reflexionar y proponer acciones, que apunta maneras de la buena vida del hombre, especialmente a través de lecciones prácticas, éticas, a través de la educación moral del hombre. Epicteto intenta utilizar la doctrina de los valores del alma en el trabajo Encheirídion de Epicteto, compilado por su discípulo Flavio Arriano. El objetivo de este trabajo es presentar algunas máximas morales y educativos que puedan contribuir a señalar diversos modos la buena vida, la contextualización de ellos con algunos aspectos de la mentalidad de la corriente de la educación consumista generada por las instituciones, en particular los medios de comunicación, a la luz del concepto de emancipación Theodor Adorno.Palabras clave: Educación moral. Encheirídion de Epicteto. La felicidad. El consumo. EmancipaciónData de registro: 21/05/2014Data de aceite: 16/01/2015Referências:ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Tradução de Wolfgang Leo Maar. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.EPICTETO. O Encheirídion de Epicteto: Edição Bilíngue. Introdução, Tradução e Notas de Aldo Dinucci e Alfredo Julien. São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, 2012. Disponível em: <http://seer.ufs.br/index.php/prometeus/article/viewFile/816/721>. Acesso em: 4 mar. 2014.________. A arte de viver: O manual clássico da virtude, felicidade e eficácia. Uma nova interpretação de Sharon Lebell. Tradução de Maria Luiza Newlands. 4. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2000.BONJOUR, Laurence; BAKER, Ann. Filosofia: textos fundamentais comentados. Tradução de André N. Klaudat et al. Consultoria e revisão técnica de Maria C. S. Rocha e Roberto H. Pich. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.LAÉRTIOS, Diógenes. Vidas e doutrinas de filósofos ilustres. Tradução de Mário da Gama Kury. 2. ed. Brasília: UNB, 2008.LIPOVETSKY, Gilles. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade do hiperconsumismo. Tradução de Maria Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.MORIN, Edgar. O método 6: ética. Tradução de Juremir M. da Silva. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.REALE, Miguel. Paradigmas da cultura contemporânea. São Paulo: Saraiva, 1996. |
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El objetivo de este trabajo es presentar algunas máximas morales y educativos que puedan contribuir a señalar diversos modos la buena vida, la contextualización de ellos con algunos aspectos de la mentalidad de la corriente de la educación consumista generada por las instituciones, en particular los medios de comunicación, a la luz del concepto de emancipación Theodor Adorno.Palabras clave: Educación moral. Encheirídion de Epicteto. La felicidad. El consumo. EmancipaciónData de registro: 21/05/2014Data de aceite: 16/01/2015Referências:ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Tradução de Wolfgang Leo Maar. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.EPICTETO. O Encheirídion de Epicteto: Edição Bilíngue. Introdução, Tradução e Notas de Aldo Dinucci e Alfredo Julien. São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, 2012. Disponível em: <http://seer.ufs.br/index.php/prometeus/article/viewFile/816/721>. Acesso em: 4 mar. 2014.________. A arte de viver: O manual clássico da virtude, felicidade e eficácia. Uma nova interpretação de Sharon Lebell. Tradução de Maria Luiza Newlands. 4. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2000.BONJOUR, Laurence; BAKER, Ann. Filosofia: textos fundamentais comentados. Tradução de André N. Klaudat et al. Consultoria e revisão técnica de Maria C. S. Rocha e Roberto H. Pich. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.LAÉRTIOS, Diógenes. Vidas e doutrinas de filósofos ilustres. Tradução de Mário da Gama Kury. 2. ed. Brasília: UNB, 2008.LIPOVETSKY, Gilles. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade do hiperconsumismo. Tradução de Maria Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.MORIN, Edgar. O método 6: ética. Tradução de Juremir M. da Silva. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.REALE, Miguel. Paradigmas da cultura contemporânea. 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