Educação moral no "Encheirídion" de Epicteto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pichler, Nadir Antonio
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/26614
Resumo: * Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) na área de Filosofia Medieval. Professor da Universidade de Passo Fundo (UPF) e docente do Programa de Pós-Graduação do Envelhecimento Humano da UPF.Educação moral no Encheirídion de EpictetoResumo: O estoicismo é uma corrente filosófica que tem como objetivo refletir e propor ações, apontando caminhos para a vida boa do homem, sobretudo, por meio de ensinamentos práticos, éticos, via educação moral do homem. Epicteto busca concretizar essa doutrina dos valores da alma na obra Encheirídion de Epicteto, compilada pelo seu discípulo Flávio Arriano. Assim, o objetivo deste texto é apresentar algumas máximas morais e educacionais passíveis de contribuir para apontar caminhos da vida boa, da felicidade, contextualizando-as com alguns aspectos da mentalidade da educação consumista atual engendrada pelas instituições, principalmente pela mídia, à luz do conceito de emancipação de Theodor Adorno.Palavras-chave: Educação moral. Encheirídion de Epicteto. Felicidade. Consumo. Emancipação.Moral education in the Enchiridion of EpictetusAbstract: Stoicism is a philosophical movement whose objective is to reflect and propose actions that indicate ways for the good life of human beings, especially through practical and ethical teachings, via moral education of humankind. Epictetus aims at substantiating this doctrine of the values of soul in his Enchiridion, compiled by his disciple Flavius Arrianus. Hence, the present work adduces some moral and educational maxims for possible contributions in indicating ways for the good life, contextualizing them according to aspects of the current consumerist education conceived by institutions, primarily the media, in the light of Theodor Adorno's concept of emancipation.Keywords: Moral education. Enchiridion of Epictetu. Happiness. Consumption. Emancipation.La educación moral en Epicteto EncheirídionResumen: El estoicismo es una corriente filosófica que tiene como objetivo reflexionar y proponer acciones, que apunta maneras de la buena vida del hombre, especialmente a través de lecciones prácticas, éticas, a través de la educación moral del hombre. Epicteto intenta utilizar la doctrina de los valores del alma en el trabajo Encheirídion de Epicteto, compilado por su discípulo Flavio Arriano. El objetivo de este trabajo es presentar algunas máximas morales y educativos que puedan contribuir a señalar diversos modos la buena vida, la contextualización de ellos con algunos aspectos de la mentalidad de la corriente de la educación consumista generada por las instituciones, en particular los medios de comunicación, a la luz del concepto de emancipación Theodor Adorno.Palabras clave: Educación moral. Encheirídion de Epicteto. La felicidad. El consumo. EmancipaciónData de registro: 21/05/2014Data de aceite: 16/01/2015Referências:ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Tradução de Wolfgang Leo Maar. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.EPICTETO. O Encheirídion de Epicteto: Edição Bilíngue. Introdução, Tradução e Notas de Aldo Dinucci e Alfredo Julien. São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, 2012. Disponível em: <http://seer.ufs.br/index.php/prometeus/article/viewFile/816/721>. Acesso em: 4 mar. 2014.________. A arte de viver: O manual clássico da virtude, felicidade e eficácia. Uma nova interpretação de Sharon Lebell. Tradução de Maria Luiza Newlands. 4. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2000.BONJOUR, Laurence; BAKER, Ann. Filosofia: textos fundamentais comentados. Tradução de André N. Klaudat et al. Consultoria e revisão técnica de Maria C. S. Rocha e Roberto H. Pich. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.LAÉRTIOS, Diógenes. Vidas e doutrinas de filósofos ilustres. Tradução de Mário da Gama Kury. 2. ed. Brasília: UNB, 2008.LIPOVETSKY, Gilles. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade do hiperconsumismo. Tradução de Maria Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.MORIN, Edgar. O método 6: ética. Tradução de Juremir M. da Silva. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.REALE, Miguel. Paradigmas da cultura contemporânea. São Paulo: Saraiva, 1996.
id UFU-2_ca08fd390de5c03d7fd4d49bb5a290c2
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/26614
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Educação moral no "Encheirídion" de EpictetoEducação moral. Encheirídion de Epicteto. Felicidade. Consumo. Emancipação.* Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) na área de Filosofia Medieval. Professor da Universidade de Passo Fundo (UPF) e docente do Programa de Pós-Graduação do Envelhecimento Humano da UPF.Educação moral no Encheirídion de EpictetoResumo: O estoicismo é uma corrente filosófica que tem como objetivo refletir e propor ações, apontando caminhos para a vida boa do homem, sobretudo, por meio de ensinamentos práticos, éticos, via educação moral do homem. Epicteto busca concretizar essa doutrina dos valores da alma na obra Encheirídion de Epicteto, compilada pelo seu discípulo Flávio Arriano. Assim, o objetivo deste texto é apresentar algumas máximas morais e educacionais passíveis de contribuir para apontar caminhos da vida boa, da felicidade, contextualizando-as com alguns aspectos da mentalidade da educação consumista atual engendrada pelas instituições, principalmente pela mídia, à luz do conceito de emancipação de Theodor Adorno.Palavras-chave: Educação moral. Encheirídion de Epicteto. Felicidade. Consumo. Emancipação.Moral education in the Enchiridion of EpictetusAbstract: Stoicism is a philosophical movement whose objective is to reflect and propose actions that indicate ways for the good life of human beings, especially through practical and ethical teachings, via moral education of humankind. Epictetus aims at substantiating this doctrine of the values of soul in his Enchiridion, compiled by his disciple Flavius Arrianus. Hence, the present work adduces some moral and educational maxims for possible contributions in indicating ways for the good life, contextualizing them according to aspects of the current consumerist education conceived by institutions, primarily the media, in the light of Theodor Adorno's concept of emancipation.Keywords: Moral education. Enchiridion of Epictetu. Happiness. Consumption. Emancipation.La educación moral en Epicteto EncheirídionResumen: El estoicismo es una corriente filosófica que tiene como objetivo reflexionar y proponer acciones, que apunta maneras de la buena vida del hombre, especialmente a través de lecciones prácticas, éticas, a través de la educación moral del hombre. Epicteto intenta utilizar la doctrina de los valores del alma en el trabajo Encheirídion de Epicteto, compilado por su discípulo Flavio Arriano. El objetivo de este trabajo es presentar algunas máximas morales y educativos que puedan contribuir a señalar diversos modos la buena vida, la contextualización de ellos con algunos aspectos de la mentalidad de la corriente de la educación consumista generada por las instituciones, en particular los medios de comunicación, a la luz del concepto de emancipación Theodor Adorno.Palabras clave: Educación moral. Encheirídion de Epicteto. La felicidad. El consumo. EmancipaciónData de registro: 21/05/2014Data de aceite: 16/01/2015Referências:ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Tradução de Wolfgang Leo Maar. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.EPICTETO. O Encheirídion de Epicteto: Edição Bilíngue. Introdução, Tradução e Notas de Aldo Dinucci e Alfredo Julien. São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, 2012. Disponível em: <http://seer.ufs.br/index.php/prometeus/article/viewFile/816/721>. Acesso em: 4 mar. 2014.________. A arte de viver: O manual clássico da virtude, felicidade e eficácia. Uma nova interpretação de Sharon Lebell. Tradução de Maria Luiza Newlands. 4. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2000.BONJOUR, Laurence; BAKER, Ann. Filosofia: textos fundamentais comentados. Tradução de André N. Klaudat et al. Consultoria e revisão técnica de Maria C. S. Rocha e Roberto H. Pich. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.LAÉRTIOS, Diógenes. Vidas e doutrinas de filósofos ilustres. Tradução de Mário da Gama Kury. 2. ed. Brasília: UNB, 2008.LIPOVETSKY, Gilles. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade do hiperconsumismo. Tradução de Maria Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.MORIN, Edgar. O método 6: ética. Tradução de Juremir M. da Silva. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.REALE, Miguel. Paradigmas da cultura contemporânea. São Paulo: Saraiva, 1996.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2016-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa históricaapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2661410.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n59a2016-p221a232Educação e Filosofia; v. 30 n. 59 (2016): v.30 n.59 jan./jun. 2016; 221-2321982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/26614/19907Copyright (c) 2016 Nadir Antonio Pichlerinfo:eu-repo/semantics/openAccessPichler, Nadir Antonio2021-03-30T16:29:12Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/26614Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2021-03-30T16:29:12Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação moral no "Encheirídion" de Epicteto
title Educação moral no "Encheirídion" de Epicteto
spellingShingle Educação moral no "Encheirídion" de Epicteto
Pichler, Nadir Antonio
Educação moral. Encheirídion de Epicteto. Felicidade. Consumo. Emancipação.
title_short Educação moral no "Encheirídion" de Epicteto
title_full Educação moral no "Encheirídion" de Epicteto
title_fullStr Educação moral no "Encheirídion" de Epicteto
title_full_unstemmed Educação moral no "Encheirídion" de Epicteto
title_sort Educação moral no "Encheirídion" de Epicteto
author Pichler, Nadir Antonio
author_facet Pichler, Nadir Antonio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pichler, Nadir Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação moral. Encheirídion de Epicteto. Felicidade. Consumo. Emancipação.
topic Educação moral. Encheirídion de Epicteto. Felicidade. Consumo. Emancipação.
description * Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) na área de Filosofia Medieval. Professor da Universidade de Passo Fundo (UPF) e docente do Programa de Pós-Graduação do Envelhecimento Humano da UPF.Educação moral no Encheirídion de EpictetoResumo: O estoicismo é uma corrente filosófica que tem como objetivo refletir e propor ações, apontando caminhos para a vida boa do homem, sobretudo, por meio de ensinamentos práticos, éticos, via educação moral do homem. Epicteto busca concretizar essa doutrina dos valores da alma na obra Encheirídion de Epicteto, compilada pelo seu discípulo Flávio Arriano. Assim, o objetivo deste texto é apresentar algumas máximas morais e educacionais passíveis de contribuir para apontar caminhos da vida boa, da felicidade, contextualizando-as com alguns aspectos da mentalidade da educação consumista atual engendrada pelas instituições, principalmente pela mídia, à luz do conceito de emancipação de Theodor Adorno.Palavras-chave: Educação moral. Encheirídion de Epicteto. Felicidade. Consumo. Emancipação.Moral education in the Enchiridion of EpictetusAbstract: Stoicism is a philosophical movement whose objective is to reflect and propose actions that indicate ways for the good life of human beings, especially through practical and ethical teachings, via moral education of humankind. Epictetus aims at substantiating this doctrine of the values of soul in his Enchiridion, compiled by his disciple Flavius Arrianus. Hence, the present work adduces some moral and educational maxims for possible contributions in indicating ways for the good life, contextualizing them according to aspects of the current consumerist education conceived by institutions, primarily the media, in the light of Theodor Adorno's concept of emancipation.Keywords: Moral education. Enchiridion of Epictetu. Happiness. Consumption. Emancipation.La educación moral en Epicteto EncheirídionResumen: El estoicismo es una corriente filosófica que tiene como objetivo reflexionar y proponer acciones, que apunta maneras de la buena vida del hombre, especialmente a través de lecciones prácticas, éticas, a través de la educación moral del hombre. Epicteto intenta utilizar la doctrina de los valores del alma en el trabajo Encheirídion de Epicteto, compilado por su discípulo Flavio Arriano. El objetivo de este trabajo es presentar algunas máximas morales y educativos que puedan contribuir a señalar diversos modos la buena vida, la contextualización de ellos con algunos aspectos de la mentalidad de la corriente de la educación consumista generada por las instituciones, en particular los medios de comunicación, a la luz del concepto de emancipación Theodor Adorno.Palabras clave: Educación moral. Encheirídion de Epicteto. La felicidad. El consumo. EmancipaciónData de registro: 21/05/2014Data de aceite: 16/01/2015Referências:ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Tradução de Wolfgang Leo Maar. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.EPICTETO. O Encheirídion de Epicteto: Edição Bilíngue. Introdução, Tradução e Notas de Aldo Dinucci e Alfredo Julien. São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, 2012. Disponível em: <http://seer.ufs.br/index.php/prometeus/article/viewFile/816/721>. Acesso em: 4 mar. 2014.________. A arte de viver: O manual clássico da virtude, felicidade e eficácia. Uma nova interpretação de Sharon Lebell. Tradução de Maria Luiza Newlands. 4. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2000.BONJOUR, Laurence; BAKER, Ann. Filosofia: textos fundamentais comentados. Tradução de André N. Klaudat et al. Consultoria e revisão técnica de Maria C. S. Rocha e Roberto H. Pich. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.LAÉRTIOS, Diógenes. Vidas e doutrinas de filósofos ilustres. Tradução de Mário da Gama Kury. 2. ed. Brasília: UNB, 2008.LIPOVETSKY, Gilles. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade do hiperconsumismo. Tradução de Maria Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.MORIN, Edgar. O método 6: ética. Tradução de Juremir M. da Silva. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.REALE, Miguel. Paradigmas da cultura contemporânea. São Paulo: Saraiva, 1996.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Pesquisa histórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/26614
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n59a2016-p221a232
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/26614
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n59a2016-p221a232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/26614/19907
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Nadir Antonio Pichler
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Nadir Antonio Pichler
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 30 n. 59 (2016): v.30 n.59 jan./jun. 2016; 221-232
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1788355381813051392