Um problema no ensino de ciências: organização conceitual do conteúdo ou estudo dos fenômenos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Décio
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/967
Resumo: A partir de uma experiência pedagógica que ilustra um dos principais problemas do ensino de ciências, podemos neste artigo, confrontar duas das direções metodológicas possíveis para se assumir a organização conceitual do conteúdo, que traduz uma forte característica do ensino tradicional, ou o estudo dos fenômenos, que se abre para uma postura inovadora. Palavras-chave: Ensino de ciências; Metodologia do ensino; Experiência pedagógica. Abstract: This article is based on an educational experience that illustrates one of the main problems concerning the teaching of sciences. From this experience we can assume one of the two different methodological orientations: the conceptual content organization, that is strongly connected to traditional teaching, or the study of phenomena, that leads to an innovate posture. Keywords: Science teaching; Teaching methodology; Pedagogical experience.
id UFU-2_cf08982527d8518cb1d65a6c73681277
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/967
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Um problema no ensino de ciências: organização conceitual do conteúdo ou estudo dos fenômenosEnsino de ciênciasMetodologia do ensinoExperiência pedagógicaA partir de uma experiência pedagógica que ilustra um dos principais problemas do ensino de ciências, podemos neste artigo, confrontar duas das direções metodológicas possíveis para se assumir a organização conceitual do conteúdo, que traduz uma forte característica do ensino tradicional, ou o estudo dos fenômenos, que se abre para uma postura inovadora. Palavras-chave: Ensino de ciências; Metodologia do ensino; Experiência pedagógica. Abstract: This article is based on an educational experience that illustrates one of the main problems concerning the teaching of sciences. From this experience we can assume one of the two different methodological orientations: the conceptual content organization, that is strongly connected to traditional teaching, or the study of phenomena, that leads to an innovate posture. Keywords: Science teaching; Teaching methodology; Pedagogical experience.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/96710.14393/REVEDFIL.v10n19a1996-967Educação e Filosofia; v. 10 n. 19 (1996): v.10 n.19 jan./jun. 1996; 63-811982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/967/877Copyright (c) 2016 Décio Pachecohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPacheco, Décio2023-07-03T12:06:01Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/967Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-07-03T12:06:01Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Um problema no ensino de ciências: organização conceitual do conteúdo ou estudo dos fenômenos
title Um problema no ensino de ciências: organização conceitual do conteúdo ou estudo dos fenômenos
spellingShingle Um problema no ensino de ciências: organização conceitual do conteúdo ou estudo dos fenômenos
Pacheco, Décio
Ensino de ciências
Metodologia do ensino
Experiência pedagógica
title_short Um problema no ensino de ciências: organização conceitual do conteúdo ou estudo dos fenômenos
title_full Um problema no ensino de ciências: organização conceitual do conteúdo ou estudo dos fenômenos
title_fullStr Um problema no ensino de ciências: organização conceitual do conteúdo ou estudo dos fenômenos
title_full_unstemmed Um problema no ensino de ciências: organização conceitual do conteúdo ou estudo dos fenômenos
title_sort Um problema no ensino de ciências: organização conceitual do conteúdo ou estudo dos fenômenos
author Pacheco, Décio
author_facet Pacheco, Décio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, Décio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Metodologia do ensino
Experiência pedagógica
topic Ensino de ciências
Metodologia do ensino
Experiência pedagógica
description A partir de uma experiência pedagógica que ilustra um dos principais problemas do ensino de ciências, podemos neste artigo, confrontar duas das direções metodológicas possíveis para se assumir a organização conceitual do conteúdo, que traduz uma forte característica do ensino tradicional, ou o estudo dos fenômenos, que se abre para uma postura inovadora. Palavras-chave: Ensino de ciências; Metodologia do ensino; Experiência pedagógica. Abstract: This article is based on an educational experience that illustrates one of the main problems concerning the teaching of sciences. From this experience we can assume one of the two different methodological orientations: the conceptual content organization, that is strongly connected to traditional teaching, or the study of phenomena, that leads to an innovate posture. Keywords: Science teaching; Teaching methodology; Pedagogical experience.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/967
10.14393/REVEDFIL.v10n19a1996-967
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/967
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v10n19a1996-967
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/967/877
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Décio Pacheco
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Décio Pacheco
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 10 n. 19 (1996): v.10 n.19 jan./jun. 1996; 63-81
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207232610336768