Um problema no ensino de ciências: organização conceitual do conteúdo ou estudo dos fenômenos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/967 |
Resumo: | A partir de uma experiência pedagógica que ilustra um dos principais problemas do ensino de ciências, podemos neste artigo, confrontar duas das direções metodológicas possíveis para se assumir a organização conceitual do conteúdo, que traduz uma forte característica do ensino tradicional, ou o estudo dos fenômenos, que se abre para uma postura inovadora. Palavras-chave: Ensino de ciências; Metodologia do ensino; Experiência pedagógica. Abstract: This article is based on an educational experience that illustrates one of the main problems concerning the teaching of sciences. From this experience we can assume one of the two different methodological orientations: the conceptual content organization, that is strongly connected to traditional teaching, or the study of phenomena, that leads to an innovate posture. Keywords: Science teaching; Teaching methodology; Pedagogical experience. |
id |
UFU-2_cf08982527d8518cb1d65a6c73681277 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/967 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
Um problema no ensino de ciências: organização conceitual do conteúdo ou estudo dos fenômenosEnsino de ciênciasMetodologia do ensinoExperiência pedagógicaA partir de uma experiência pedagógica que ilustra um dos principais problemas do ensino de ciências, podemos neste artigo, confrontar duas das direções metodológicas possíveis para se assumir a organização conceitual do conteúdo, que traduz uma forte característica do ensino tradicional, ou o estudo dos fenômenos, que se abre para uma postura inovadora. Palavras-chave: Ensino de ciências; Metodologia do ensino; Experiência pedagógica. Abstract: This article is based on an educational experience that illustrates one of the main problems concerning the teaching of sciences. From this experience we can assume one of the two different methodological orientations: the conceptual content organization, that is strongly connected to traditional teaching, or the study of phenomena, that leads to an innovate posture. Keywords: Science teaching; Teaching methodology; Pedagogical experience.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/96710.14393/REVEDFIL.v10n19a1996-967Educação e Filosofia; v. 10 n. 19 (1996): v.10 n.19 jan./jun. 1996; 63-811982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/967/877Copyright (c) 2016 Décio Pachecohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPacheco, Décio2023-07-03T12:06:01Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/967Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-07-03T12:06:01Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um problema no ensino de ciências: organização conceitual do conteúdo ou estudo dos fenômenos |
title |
Um problema no ensino de ciências: organização conceitual do conteúdo ou estudo dos fenômenos |
spellingShingle |
Um problema no ensino de ciências: organização conceitual do conteúdo ou estudo dos fenômenos Pacheco, Décio Ensino de ciências Metodologia do ensino Experiência pedagógica |
title_short |
Um problema no ensino de ciências: organização conceitual do conteúdo ou estudo dos fenômenos |
title_full |
Um problema no ensino de ciências: organização conceitual do conteúdo ou estudo dos fenômenos |
title_fullStr |
Um problema no ensino de ciências: organização conceitual do conteúdo ou estudo dos fenômenos |
title_full_unstemmed |
Um problema no ensino de ciências: organização conceitual do conteúdo ou estudo dos fenômenos |
title_sort |
Um problema no ensino de ciências: organização conceitual do conteúdo ou estudo dos fenômenos |
author |
Pacheco, Décio |
author_facet |
Pacheco, Décio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pacheco, Décio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências Metodologia do ensino Experiência pedagógica |
topic |
Ensino de ciências Metodologia do ensino Experiência pedagógica |
description |
A partir de uma experiência pedagógica que ilustra um dos principais problemas do ensino de ciências, podemos neste artigo, confrontar duas das direções metodológicas possíveis para se assumir a organização conceitual do conteúdo, que traduz uma forte característica do ensino tradicional, ou o estudo dos fenômenos, que se abre para uma postura inovadora. Palavras-chave: Ensino de ciências; Metodologia do ensino; Experiência pedagógica. Abstract: This article is based on an educational experience that illustrates one of the main problems concerning the teaching of sciences. From this experience we can assume one of the two different methodological orientations: the conceptual content organization, that is strongly connected to traditional teaching, or the study of phenomena, that leads to an innovate posture. Keywords: Science teaching; Teaching methodology; Pedagogical experience. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-10-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/967 10.14393/REVEDFIL.v10n19a1996-967 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/967 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v10n19a1996-967 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/967/877 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Décio Pacheco http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Décio Pacheco http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 10 n. 19 (1996): v.10 n.19 jan./jun. 1996; 63-81 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207232610336768 |