COLÉGIO SANTA TERESA: UM ESTUDO A RESPEITO DO ENSINO CONFESSIONAL EM ITUIUTABA, TRIANGULO MINEIRO, MG (1939-1942)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira de Medeiros Oliveira, Lucia Helena
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Gatti Junior, Décio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11223
Resumo:  Resumo: Este texto é o resultado final do estudo sobre o Colégio Santa Teresa, de Ituiutaba, Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil. A pesquisa objetivou compreender seu processo de criação e desenvolvimento, apreender os elementos mais significativos do processo de constituição e desenvolvimento da Congregação das Irmãs Carlistas Scalabrinianas e de seu projeto educativo. A abrangência do período estudado é de 1939 a 1942. Os resultados alcançados demonstram que a criação do Colégio fazia parte de um projeto de escolarização mais amplo da igreja Católica no Brasil. Além disso, apreendeu-se que o motivo da fundação do Colégio não foi a questão imigratória que norteou boa parte dos demais empreendimentos da congregação, mas sim a necessidade de atendimento das famílias católicas e tradicionais da cidade e região. Palavras-chave: Instituição Educativa; Ensino Confessional; História das Instituições Educativas.   Abstract: This text is the final result of a study of Saint Teresa High School (Colégio Santa Teresa) in Ituiutaba, Triangle Region, Minas Gerais, Brazil. The goal of the research was to understand the process of its founding and development, and discover the most significant elements of the establishment of the Congregation of the Missionary Sisters of Saint Charles (Scalabrinians) and their educational project. The period under study is from 1939 to 1942. The results obtained show that the formation of the High School was part of a broader educational project of the Catholic Church in Brazil, furthermore, the motivation for the founding of the High School was discovered to be not a question related to immigration that directed a large part of the other undertakings of the congregation, but rather the necessity of serving the Catholic and traditional families of the city and the region. Keywords: Educational Institution; Parochial Education; History of Eucational Institutions.
id UFU-2_dc31a7d2b8b72799989c25fd0604d9a4
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/11223
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling COLÉGIO SANTA TERESA: UM ESTUDO A RESPEITO DO ENSINO CONFESSIONAL EM ITUIUTABA, TRIANGULO MINEIRO, MG (1939-1942)Instituição EducativaEnsino ConfessionalHistória das Instituições Educativas Resumo: Este texto é o resultado final do estudo sobre o Colégio Santa Teresa, de Ituiutaba, Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil. A pesquisa objetivou compreender seu processo de criação e desenvolvimento, apreender os elementos mais significativos do processo de constituição e desenvolvimento da Congregação das Irmãs Carlistas Scalabrinianas e de seu projeto educativo. A abrangência do período estudado é de 1939 a 1942. Os resultados alcançados demonstram que a criação do Colégio fazia parte de um projeto de escolarização mais amplo da igreja Católica no Brasil. Além disso, apreendeu-se que o motivo da fundação do Colégio não foi a questão imigratória que norteou boa parte dos demais empreendimentos da congregação, mas sim a necessidade de atendimento das famílias católicas e tradicionais da cidade e região. Palavras-chave: Instituição Educativa; Ensino Confessional; História das Instituições Educativas.   Abstract: This text is the final result of a study of Saint Teresa High School (Colégio Santa Teresa) in Ituiutaba, Triangle Region, Minas Gerais, Brazil. The goal of the research was to understand the process of its founding and development, and discover the most significant elements of the establishment of the Congregation of the Missionary Sisters of Saint Charles (Scalabrinians) and their educational project. The period under study is from 1939 to 1942. The results obtained show that the formation of the High School was part of a broader educational project of the Catholic Church in Brazil, furthermore, the motivation for the founding of the High School was discovered to be not a question related to immigration that directed a large part of the other undertakings of the congregation, but rather the necessity of serving the Catholic and traditional families of the city and the region. Keywords: Educational Institution; Parochial Education; History of Eucational Institutions.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2010-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1122310.14393/REVEDFIL.v18nn. ESPa2004-11223Educação e Filosofia; v. 18 n. n. ESP (2004): v.18 n. Especial 2004; 105-1301982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11223/6472Copyright (c) 2016 Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Décio Gatti Juniorhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira de Medeiros Oliveira, Lucia HelenaGatti Junior, Décio2023-07-18T16:49:12Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/11223Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-07-18T16:49:12Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv COLÉGIO SANTA TERESA: UM ESTUDO A RESPEITO DO ENSINO CONFESSIONAL EM ITUIUTABA, TRIANGULO MINEIRO, MG (1939-1942)
title COLÉGIO SANTA TERESA: UM ESTUDO A RESPEITO DO ENSINO CONFESSIONAL EM ITUIUTABA, TRIANGULO MINEIRO, MG (1939-1942)
spellingShingle COLÉGIO SANTA TERESA: UM ESTUDO A RESPEITO DO ENSINO CONFESSIONAL EM ITUIUTABA, TRIANGULO MINEIRO, MG (1939-1942)
Moreira de Medeiros Oliveira, Lucia Helena
Instituição Educativa
Ensino Confessional
História das Instituições Educativas
title_short COLÉGIO SANTA TERESA: UM ESTUDO A RESPEITO DO ENSINO CONFESSIONAL EM ITUIUTABA, TRIANGULO MINEIRO, MG (1939-1942)
title_full COLÉGIO SANTA TERESA: UM ESTUDO A RESPEITO DO ENSINO CONFESSIONAL EM ITUIUTABA, TRIANGULO MINEIRO, MG (1939-1942)
title_fullStr COLÉGIO SANTA TERESA: UM ESTUDO A RESPEITO DO ENSINO CONFESSIONAL EM ITUIUTABA, TRIANGULO MINEIRO, MG (1939-1942)
title_full_unstemmed COLÉGIO SANTA TERESA: UM ESTUDO A RESPEITO DO ENSINO CONFESSIONAL EM ITUIUTABA, TRIANGULO MINEIRO, MG (1939-1942)
title_sort COLÉGIO SANTA TERESA: UM ESTUDO A RESPEITO DO ENSINO CONFESSIONAL EM ITUIUTABA, TRIANGULO MINEIRO, MG (1939-1942)
author Moreira de Medeiros Oliveira, Lucia Helena
author_facet Moreira de Medeiros Oliveira, Lucia Helena
Gatti Junior, Décio
author_role author
author2 Gatti Junior, Décio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira de Medeiros Oliveira, Lucia Helena
Gatti Junior, Décio
dc.subject.por.fl_str_mv Instituição Educativa
Ensino Confessional
História das Instituições Educativas
topic Instituição Educativa
Ensino Confessional
História das Instituições Educativas
description  Resumo: Este texto é o resultado final do estudo sobre o Colégio Santa Teresa, de Ituiutaba, Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil. A pesquisa objetivou compreender seu processo de criação e desenvolvimento, apreender os elementos mais significativos do processo de constituição e desenvolvimento da Congregação das Irmãs Carlistas Scalabrinianas e de seu projeto educativo. A abrangência do período estudado é de 1939 a 1942. Os resultados alcançados demonstram que a criação do Colégio fazia parte de um projeto de escolarização mais amplo da igreja Católica no Brasil. Além disso, apreendeu-se que o motivo da fundação do Colégio não foi a questão imigratória que norteou boa parte dos demais empreendimentos da congregação, mas sim a necessidade de atendimento das famílias católicas e tradicionais da cidade e região. Palavras-chave: Instituição Educativa; Ensino Confessional; História das Instituições Educativas.   Abstract: This text is the final result of a study of Saint Teresa High School (Colégio Santa Teresa) in Ituiutaba, Triangle Region, Minas Gerais, Brazil. The goal of the research was to understand the process of its founding and development, and discover the most significant elements of the establishment of the Congregation of the Missionary Sisters of Saint Charles (Scalabrinians) and their educational project. The period under study is from 1939 to 1942. The results obtained show that the formation of the High School was part of a broader educational project of the Catholic Church in Brazil, furthermore, the motivation for the founding of the High School was discovered to be not a question related to immigration that directed a large part of the other undertakings of the congregation, but rather the necessity of serving the Catholic and traditional families of the city and the region. Keywords: Educational Institution; Parochial Education; History of Eucational Institutions.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11223
10.14393/REVEDFIL.v18nn. ESPa2004-11223
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11223
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v18nn. ESPa2004-11223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11223/6472
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Décio Gatti Junior
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Décio Gatti Junior
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 18 n. n. ESP (2004): v.18 n. Especial 2004; 105-130
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207233184956416