COLÉGIO SANTA TERESA: UM ESTUDO A RESPEITO DO ENSINO CONFESSIONAL EM ITUIUTABA, TRIANGULO MINEIRO, MG (1939-1942)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11223 |
Resumo: | Resumo: Este texto é o resultado final do estudo sobre o Colégio Santa Teresa, de Ituiutaba, Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil. A pesquisa objetivou compreender seu processo de criação e desenvolvimento, apreender os elementos mais significativos do processo de constituição e desenvolvimento da Congregação das Irmãs Carlistas Scalabrinianas e de seu projeto educativo. A abrangência do período estudado é de 1939 a 1942. Os resultados alcançados demonstram que a criação do Colégio fazia parte de um projeto de escolarização mais amplo da igreja Católica no Brasil. Além disso, apreendeu-se que o motivo da fundação do Colégio não foi a questão imigratória que norteou boa parte dos demais empreendimentos da congregação, mas sim a necessidade de atendimento das famílias católicas e tradicionais da cidade e região. Palavras-chave: Instituição Educativa; Ensino Confessional; História das Instituições Educativas. Abstract: This text is the final result of a study of Saint Teresa High School (Colégio Santa Teresa) in Ituiutaba, Triangle Region, Minas Gerais, Brazil. The goal of the research was to understand the process of its founding and development, and discover the most significant elements of the establishment of the Congregation of the Missionary Sisters of Saint Charles (Scalabrinians) and their educational project. The period under study is from 1939 to 1942. The results obtained show that the formation of the High School was part of a broader educational project of the Catholic Church in Brazil, furthermore, the motivation for the founding of the High School was discovered to be not a question related to immigration that directed a large part of the other undertakings of the congregation, but rather the necessity of serving the Catholic and traditional families of the city and the region. Keywords: Educational Institution; Parochial Education; History of Eucational Institutions. |
id |
UFU-2_dc31a7d2b8b72799989c25fd0604d9a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/11223 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
COLÉGIO SANTA TERESA: UM ESTUDO A RESPEITO DO ENSINO CONFESSIONAL EM ITUIUTABA, TRIANGULO MINEIRO, MG (1939-1942)Instituição EducativaEnsino ConfessionalHistória das Instituições Educativas Resumo: Este texto é o resultado final do estudo sobre o Colégio Santa Teresa, de Ituiutaba, Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil. A pesquisa objetivou compreender seu processo de criação e desenvolvimento, apreender os elementos mais significativos do processo de constituição e desenvolvimento da Congregação das Irmãs Carlistas Scalabrinianas e de seu projeto educativo. A abrangência do período estudado é de 1939 a 1942. Os resultados alcançados demonstram que a criação do Colégio fazia parte de um projeto de escolarização mais amplo da igreja Católica no Brasil. Além disso, apreendeu-se que o motivo da fundação do Colégio não foi a questão imigratória que norteou boa parte dos demais empreendimentos da congregação, mas sim a necessidade de atendimento das famílias católicas e tradicionais da cidade e região. Palavras-chave: Instituição Educativa; Ensino Confessional; História das Instituições Educativas. Abstract: This text is the final result of a study of Saint Teresa High School (Colégio Santa Teresa) in Ituiutaba, Triangle Region, Minas Gerais, Brazil. The goal of the research was to understand the process of its founding and development, and discover the most significant elements of the establishment of the Congregation of the Missionary Sisters of Saint Charles (Scalabrinians) and their educational project. The period under study is from 1939 to 1942. The results obtained show that the formation of the High School was part of a broader educational project of the Catholic Church in Brazil, furthermore, the motivation for the founding of the High School was discovered to be not a question related to immigration that directed a large part of the other undertakings of the congregation, but rather the necessity of serving the Catholic and traditional families of the city and the region. Keywords: Educational Institution; Parochial Education; History of Eucational Institutions.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2010-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1122310.14393/REVEDFIL.v18nn. ESPa2004-11223Educação e Filosofia; v. 18 n. n. ESP (2004): v.18 n. Especial 2004; 105-1301982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11223/6472Copyright (c) 2016 Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Décio Gatti Juniorhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira de Medeiros Oliveira, Lucia HelenaGatti Junior, Décio2023-07-18T16:49:12Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/11223Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-07-18T16:49:12Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COLÉGIO SANTA TERESA: UM ESTUDO A RESPEITO DO ENSINO CONFESSIONAL EM ITUIUTABA, TRIANGULO MINEIRO, MG (1939-1942) |
title |
COLÉGIO SANTA TERESA: UM ESTUDO A RESPEITO DO ENSINO CONFESSIONAL EM ITUIUTABA, TRIANGULO MINEIRO, MG (1939-1942) |
spellingShingle |
COLÉGIO SANTA TERESA: UM ESTUDO A RESPEITO DO ENSINO CONFESSIONAL EM ITUIUTABA, TRIANGULO MINEIRO, MG (1939-1942) Moreira de Medeiros Oliveira, Lucia Helena Instituição Educativa Ensino Confessional História das Instituições Educativas |
title_short |
COLÉGIO SANTA TERESA: UM ESTUDO A RESPEITO DO ENSINO CONFESSIONAL EM ITUIUTABA, TRIANGULO MINEIRO, MG (1939-1942) |
title_full |
COLÉGIO SANTA TERESA: UM ESTUDO A RESPEITO DO ENSINO CONFESSIONAL EM ITUIUTABA, TRIANGULO MINEIRO, MG (1939-1942) |
title_fullStr |
COLÉGIO SANTA TERESA: UM ESTUDO A RESPEITO DO ENSINO CONFESSIONAL EM ITUIUTABA, TRIANGULO MINEIRO, MG (1939-1942) |
title_full_unstemmed |
COLÉGIO SANTA TERESA: UM ESTUDO A RESPEITO DO ENSINO CONFESSIONAL EM ITUIUTABA, TRIANGULO MINEIRO, MG (1939-1942) |
title_sort |
COLÉGIO SANTA TERESA: UM ESTUDO A RESPEITO DO ENSINO CONFESSIONAL EM ITUIUTABA, TRIANGULO MINEIRO, MG (1939-1942) |
author |
Moreira de Medeiros Oliveira, Lucia Helena |
author_facet |
Moreira de Medeiros Oliveira, Lucia Helena Gatti Junior, Décio |
author_role |
author |
author2 |
Gatti Junior, Décio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira de Medeiros Oliveira, Lucia Helena Gatti Junior, Décio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Instituição Educativa Ensino Confessional História das Instituições Educativas |
topic |
Instituição Educativa Ensino Confessional História das Instituições Educativas |
description |
Resumo: Este texto é o resultado final do estudo sobre o Colégio Santa Teresa, de Ituiutaba, Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil. A pesquisa objetivou compreender seu processo de criação e desenvolvimento, apreender os elementos mais significativos do processo de constituição e desenvolvimento da Congregação das Irmãs Carlistas Scalabrinianas e de seu projeto educativo. A abrangência do período estudado é de 1939 a 1942. Os resultados alcançados demonstram que a criação do Colégio fazia parte de um projeto de escolarização mais amplo da igreja Católica no Brasil. Além disso, apreendeu-se que o motivo da fundação do Colégio não foi a questão imigratória que norteou boa parte dos demais empreendimentos da congregação, mas sim a necessidade de atendimento das famílias católicas e tradicionais da cidade e região. Palavras-chave: Instituição Educativa; Ensino Confessional; História das Instituições Educativas. Abstract: This text is the final result of a study of Saint Teresa High School (Colégio Santa Teresa) in Ituiutaba, Triangle Region, Minas Gerais, Brazil. The goal of the research was to understand the process of its founding and development, and discover the most significant elements of the establishment of the Congregation of the Missionary Sisters of Saint Charles (Scalabrinians) and their educational project. The period under study is from 1939 to 1942. The results obtained show that the formation of the High School was part of a broader educational project of the Catholic Church in Brazil, furthermore, the motivation for the founding of the High School was discovered to be not a question related to immigration that directed a large part of the other undertakings of the congregation, but rather the necessity of serving the Catholic and traditional families of the city and the region. Keywords: Educational Institution; Parochial Education; History of Eucational Institutions. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-11-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11223 10.14393/REVEDFIL.v18nn. ESPa2004-11223 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11223 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v18nn. ESPa2004-11223 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11223/6472 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Décio Gatti Junior http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Décio Gatti Junior http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 18 n. n. ESP (2004): v.18 n. Especial 2004; 105-130 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207233184956416 |