Subsídios para uma análise da política da educação escolar brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Donatoni, Alaíde Rita
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Coelho, Maria Cândida P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/974
Resumo: O pressuposto teórico que nos colocamos como ponto de partida é o de que a política educacional brasileira expressa, sob várias formas, as relações entre Estado brasileiro, economia e sociedade. O suposto segundo o qual a educação é um elemento do Estado e de qualquer estudo sobre política educacional não pode se dar desvinculado do Estado nos remete a situar este estudo no contexto do capitalismo brasileiro e das relações entre a sociedade e a educação. O fato da educação escolar ser uma das funções do Estado reforça a ideia de que uma análise da educação escolar brasileira deve passar, necessariamente, pela análise do Estado capitalista, compreendido como o conjunto da sociedade política e da sociedade civil. [...] Palavras-chave: Educação; Política; Estado brasileiro.
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