Subsídios para uma análise da política da educação escolar brasileira
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/974 |
Resumo: | O pressuposto teórico que nos colocamos como ponto de partida é o de que a política educacional brasileira expressa, sob várias formas, as relações entre Estado brasileiro, economia e sociedade. O suposto segundo o qual a educação é um elemento do Estado e de qualquer estudo sobre política educacional não pode se dar desvinculado do Estado nos remete a situar este estudo no contexto do capitalismo brasileiro e das relações entre a sociedade e a educação. O fato da educação escolar ser uma das funções do Estado reforça a ideia de que uma análise da educação escolar brasileira deve passar, necessariamente, pela análise do Estado capitalista, compreendido como o conjunto da sociedade política e da sociedade civil. [...] Palavras-chave: Educação; Política; Estado brasileiro. |
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Subsídios para uma análise da política da educação escolar brasileiraEducaçãoPolíticaEstado brasileiroO pressuposto teórico que nos colocamos como ponto de partida é o de que a política educacional brasileira expressa, sob várias formas, as relações entre Estado brasileiro, economia e sociedade. O suposto segundo o qual a educação é um elemento do Estado e de qualquer estudo sobre política educacional não pode se dar desvinculado do Estado nos remete a situar este estudo no contexto do capitalismo brasileiro e das relações entre a sociedade e a educação. O fato da educação escolar ser uma das funções do Estado reforça a ideia de que uma análise da educação escolar brasileira deve passar, necessariamente, pela análise do Estado capitalista, compreendido como o conjunto da sociedade política e da sociedade civil. [...] Palavras-chave: Educação; Política; Estado brasileiro.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/97410.14393/REVEDFIL.v10n19a1996-974Educação e Filosofia; v. 10 n. 19 (1996): v.10 n.19 jan./jun. 1996; 153-1611982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/974/884Copyright (c) 2016 Alaíde Rita Donatoni, Maria Cândida P. Coelhohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDonatoni, Alaíde RitaCoelho, Maria Cândida P.2022-11-29T11:56:54Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/974Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-11-29T11:56:54Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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