HACKING, Ian. Representing and intervening: introductory topics in the philosophy of natural science. Cambridge, Cambridge University Press, 1983. 287 p.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Bento Itamar
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2084
Resumo: Esta resenha não faz, como de costume, a divulgação de uma obra recentemente editada no país, e nem resume todos os capítulos do livro; está aqui resenhada a edição original, em inglês, de 1983, e me refiro especialmente a alguns capítulos dela. Pretendo com esta resenha, por um lado, destacar o tema central do livro de Ian Hacking: a questão do realismo científico, e, por outro, criar leitores para uma futura edição em português de Representing and intewening, para cuja tradução me candidato. No Prefácio, Hacking sugere ao leitor que comece a ler seu livro a partir da segunda metade, aquela sobre experimentos. A primeira parte, que trata de teorias, deve interessar mais, supõe o autor, aos filósofos; ao passo que a outra metade agrada mais ao paladar científico. Comentando o subtítulo, o autor adverte que "introdutório" não significa "simplicado": tópicos introdutórios deveriam ser claros e sérios o bastante para cativar uma mente para a qual eles são novos, e também abrasivos o bastante para despertar aqueles que têm pensado sobre essas coisas durante anos”. [...] Palavras-chave: Hacking; Representing; Livro; Pesquisa; Investigação.
id UFU-2_f3d1d7817d7b7a8a2552101bc94b94a2
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/2084
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling HACKING, Ian. Representing and intervening: introductory topics in the philosophy of natural science. Cambridge, Cambridge University Press, 1983. 287 p.HackingRepresentingLivroPesquisaInvestigaçãoEsta resenha não faz, como de costume, a divulgação de uma obra recentemente editada no país, e nem resume todos os capítulos do livro; está aqui resenhada a edição original, em inglês, de 1983, e me refiro especialmente a alguns capítulos dela. Pretendo com esta resenha, por um lado, destacar o tema central do livro de Ian Hacking: a questão do realismo científico, e, por outro, criar leitores para uma futura edição em português de Representing and intewening, para cuja tradução me candidato. No Prefácio, Hacking sugere ao leitor que comece a ler seu livro a partir da segunda metade, aquela sobre experimentos. A primeira parte, que trata de teorias, deve interessar mais, supõe o autor, aos filósofos; ao passo que a outra metade agrada mais ao paladar científico. Comentando o subtítulo, o autor adverte que "introdutório" não significa "simplicado": tópicos introdutórios deveriam ser claros e sérios o bastante para cativar uma mente para a qual eles são novos, e também abrasivos o bastante para despertar aqueles que têm pensado sobre essas coisas durante anos”. [...] Palavras-chave: Hacking; Representing; Livro; Pesquisa; Investigação.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2022-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/208410.14393/REVEDFIL.v2n3a1987-2084Educação e Filosofia; v. 2 n. 3 (1987): v.2 n.3 jul./dez. 1987; 132-1381982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2084/1719Copyright (c) 2016 Bento Itamar Borgeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Bento Itamar2022-10-14T17:18:22Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/2084Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-10-14T17:18:22Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv HACKING, Ian. Representing and intervening: introductory topics in the philosophy of natural science. Cambridge, Cambridge University Press, 1983. 287 p.
title HACKING, Ian. Representing and intervening: introductory topics in the philosophy of natural science. Cambridge, Cambridge University Press, 1983. 287 p.
spellingShingle HACKING, Ian. Representing and intervening: introductory topics in the philosophy of natural science. Cambridge, Cambridge University Press, 1983. 287 p.
Borges, Bento Itamar
Hacking
Representing
Livro
Pesquisa
Investigação
title_short HACKING, Ian. Representing and intervening: introductory topics in the philosophy of natural science. Cambridge, Cambridge University Press, 1983. 287 p.
title_full HACKING, Ian. Representing and intervening: introductory topics in the philosophy of natural science. Cambridge, Cambridge University Press, 1983. 287 p.
title_fullStr HACKING, Ian. Representing and intervening: introductory topics in the philosophy of natural science. Cambridge, Cambridge University Press, 1983. 287 p.
title_full_unstemmed HACKING, Ian. Representing and intervening: introductory topics in the philosophy of natural science. Cambridge, Cambridge University Press, 1983. 287 p.
title_sort HACKING, Ian. Representing and intervening: introductory topics in the philosophy of natural science. Cambridge, Cambridge University Press, 1983. 287 p.
author Borges, Bento Itamar
author_facet Borges, Bento Itamar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Bento Itamar
dc.subject.por.fl_str_mv Hacking
Representing
Livro
Pesquisa
Investigação
topic Hacking
Representing
Livro
Pesquisa
Investigação
description Esta resenha não faz, como de costume, a divulgação de uma obra recentemente editada no país, e nem resume todos os capítulos do livro; está aqui resenhada a edição original, em inglês, de 1983, e me refiro especialmente a alguns capítulos dela. Pretendo com esta resenha, por um lado, destacar o tema central do livro de Ian Hacking: a questão do realismo científico, e, por outro, criar leitores para uma futura edição em português de Representing and intewening, para cuja tradução me candidato. No Prefácio, Hacking sugere ao leitor que comece a ler seu livro a partir da segunda metade, aquela sobre experimentos. A primeira parte, que trata de teorias, deve interessar mais, supõe o autor, aos filósofos; ao passo que a outra metade agrada mais ao paladar científico. Comentando o subtítulo, o autor adverte que "introdutório" não significa "simplicado": tópicos introdutórios deveriam ser claros e sérios o bastante para cativar uma mente para a qual eles são novos, e também abrasivos o bastante para despertar aqueles que têm pensado sobre essas coisas durante anos”. [...] Palavras-chave: Hacking; Representing; Livro; Pesquisa; Investigação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2084
10.14393/REVEDFIL.v2n3a1987-2084
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2084
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v2n3a1987-2084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2084/1719
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Bento Itamar Borges
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Bento Itamar Borges
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 2 n. 3 (1987): v.2 n.3 jul./dez. 1987; 132-138
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1788355382878404608