HACKING, Ian. Representing and intervening: introductory topics in the philosophy of natural science. Cambridge, Cambridge University Press, 1983. 287 p.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2084 |
Resumo: | Esta resenha não faz, como de costume, a divulgação de uma obra recentemente editada no país, e nem resume todos os capítulos do livro; está aqui resenhada a edição original, em inglês, de 1983, e me refiro especialmente a alguns capítulos dela. Pretendo com esta resenha, por um lado, destacar o tema central do livro de Ian Hacking: a questão do realismo científico, e, por outro, criar leitores para uma futura edição em português de Representing and intewening, para cuja tradução me candidato. No Prefácio, Hacking sugere ao leitor que comece a ler seu livro a partir da segunda metade, aquela sobre experimentos. A primeira parte, que trata de teorias, deve interessar mais, supõe o autor, aos filósofos; ao passo que a outra metade agrada mais ao paladar científico. Comentando o subtítulo, o autor adverte que "introdutório" não significa "simplicado": tópicos introdutórios deveriam ser claros e sérios o bastante para cativar uma mente para a qual eles são novos, e também abrasivos o bastante para despertar aqueles que têm pensado sobre essas coisas durante anos”. [...] Palavras-chave: Hacking; Representing; Livro; Pesquisa; Investigação. |
id |
UFU-2_f3d1d7817d7b7a8a2552101bc94b94a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/2084 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
HACKING, Ian. Representing and intervening: introductory topics in the philosophy of natural science. Cambridge, Cambridge University Press, 1983. 287 p.HackingRepresentingLivroPesquisaInvestigaçãoEsta resenha não faz, como de costume, a divulgação de uma obra recentemente editada no país, e nem resume todos os capítulos do livro; está aqui resenhada a edição original, em inglês, de 1983, e me refiro especialmente a alguns capítulos dela. Pretendo com esta resenha, por um lado, destacar o tema central do livro de Ian Hacking: a questão do realismo científico, e, por outro, criar leitores para uma futura edição em português de Representing and intewening, para cuja tradução me candidato. No Prefácio, Hacking sugere ao leitor que comece a ler seu livro a partir da segunda metade, aquela sobre experimentos. A primeira parte, que trata de teorias, deve interessar mais, supõe o autor, aos filósofos; ao passo que a outra metade agrada mais ao paladar científico. Comentando o subtítulo, o autor adverte que "introdutório" não significa "simplicado": tópicos introdutórios deveriam ser claros e sérios o bastante para cativar uma mente para a qual eles são novos, e também abrasivos o bastante para despertar aqueles que têm pensado sobre essas coisas durante anos”. [...] Palavras-chave: Hacking; Representing; Livro; Pesquisa; Investigação.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2022-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/208410.14393/REVEDFIL.v2n3a1987-2084Educação e Filosofia; v. 2 n. 3 (1987): v.2 n.3 jul./dez. 1987; 132-1381982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2084/1719Copyright (c) 2016 Bento Itamar Borgeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Bento Itamar2022-10-14T17:18:22Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/2084Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-10-14T17:18:22Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
HACKING, Ian. Representing and intervening: introductory topics in the philosophy of natural science. Cambridge, Cambridge University Press, 1983. 287 p. |
title |
HACKING, Ian. Representing and intervening: introductory topics in the philosophy of natural science. Cambridge, Cambridge University Press, 1983. 287 p. |
spellingShingle |
HACKING, Ian. Representing and intervening: introductory topics in the philosophy of natural science. Cambridge, Cambridge University Press, 1983. 287 p. Borges, Bento Itamar Hacking Representing Livro Pesquisa Investigação |
title_short |
HACKING, Ian. Representing and intervening: introductory topics in the philosophy of natural science. Cambridge, Cambridge University Press, 1983. 287 p. |
title_full |
HACKING, Ian. Representing and intervening: introductory topics in the philosophy of natural science. Cambridge, Cambridge University Press, 1983. 287 p. |
title_fullStr |
HACKING, Ian. Representing and intervening: introductory topics in the philosophy of natural science. Cambridge, Cambridge University Press, 1983. 287 p. |
title_full_unstemmed |
HACKING, Ian. Representing and intervening: introductory topics in the philosophy of natural science. Cambridge, Cambridge University Press, 1983. 287 p. |
title_sort |
HACKING, Ian. Representing and intervening: introductory topics in the philosophy of natural science. Cambridge, Cambridge University Press, 1983. 287 p. |
author |
Borges, Bento Itamar |
author_facet |
Borges, Bento Itamar |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Bento Itamar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hacking Representing Livro Pesquisa Investigação |
topic |
Hacking Representing Livro Pesquisa Investigação |
description |
Esta resenha não faz, como de costume, a divulgação de uma obra recentemente editada no país, e nem resume todos os capítulos do livro; está aqui resenhada a edição original, em inglês, de 1983, e me refiro especialmente a alguns capítulos dela. Pretendo com esta resenha, por um lado, destacar o tema central do livro de Ian Hacking: a questão do realismo científico, e, por outro, criar leitores para uma futura edição em português de Representing and intewening, para cuja tradução me candidato. No Prefácio, Hacking sugere ao leitor que comece a ler seu livro a partir da segunda metade, aquela sobre experimentos. A primeira parte, que trata de teorias, deve interessar mais, supõe o autor, aos filósofos; ao passo que a outra metade agrada mais ao paladar científico. Comentando o subtítulo, o autor adverte que "introdutório" não significa "simplicado": tópicos introdutórios deveriam ser claros e sérios o bastante para cativar uma mente para a qual eles são novos, e também abrasivos o bastante para despertar aqueles que têm pensado sobre essas coisas durante anos”. [...] Palavras-chave: Hacking; Representing; Livro; Pesquisa; Investigação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2084 10.14393/REVEDFIL.v2n3a1987-2084 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2084 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v2n3a1987-2084 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2084/1719 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Bento Itamar Borges http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Bento Itamar Borges http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 2 n. 3 (1987): v.2 n.3 jul./dez. 1987; 132-138 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1788355382878404608 |