ARTE E CULTURA: Apontamentos sobre o teatro na formação cultural dos diferentes sujeitos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rascunhos |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/27842 |
Resumo: | Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â As constantes discussões entre professores e pensadores sobre a realização da prática teatral em sala de aula relacionada com a teoria, levam os primeiros a eternas reclamações sobre as dificuldades em ministrar aulas de teatro em escolas públicas, mais precisamente no ensino fundamental. Propor um possível caminho que possa requerer brechas e respiros para as aulas de teatro. O objetivo é buscar por uma inter-relação entre as diferentes culturas dos alunos e a possibilidade do avanço das aulas de teatro dentro dos caminhos metodológicos trilhados pelos professores. Teoricamente são levantados os pensamentos dos autores Denis Guénoun e Flávio Degranges, tendo como apoio os pensadores Marcos de Marinis e Monique Augras. A ideia é fazer apontamentos que levem professores e pensadores de teatro a refletirem sobre a inter-relação entre a cultura dos alunos com as práticas das aulas de teatro.Palavras-chaves: Educação, Cultura, Movimento. |
id |
UFU-3_c19801e6fca8e60ba257739123e03a7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/27842 |
network_acronym_str |
UFU-3 |
network_name_str |
Rascunhos |
repository_id_str |
|
spelling |
ARTE E CULTURA: Apontamentos sobre o teatro na formação cultural dos diferentes sujeitos          As constantes discussões entre professores e pensadores sobre a realização da prática teatral em sala de aula relacionada com a teoria, levam os primeiros a eternas reclamações sobre as dificuldades em ministrar aulas de teatro em escolas públicas, mais precisamente no ensino fundamental. Propor um possível caminho que possa requerer brechas e respiros para as aulas de teatro. O objetivo é buscar por uma inter-relação entre as diferentes culturas dos alunos e a possibilidade do avanço das aulas de teatro dentro dos caminhos metodológicos trilhados pelos professores. Teoricamente são levantados os pensamentos dos autores Denis Guénoun e Flávio Degranges, tendo como apoio os pensadores Marcos de Marinis e Monique Augras. A ideia é fazer apontamentos que levem professores e pensadores de teatro a refletirem sobre a inter-relação entre a cultura dos alunos com as práticas das aulas de teatro.Palavras-chaves: Educação, Cultura, Movimento.Portal de Periódicos da UFU2015-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/2784210.14393/RR-v2n1a2015-11Rascunhos - Caminos da la Investigación en Artes Escénicas; Vol. 2 Núm. 1 (2015): Dossiê Teatro e Escola: ações e reflexõesRevista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas; v. 2 n. 1 (2015): Dossiê Teatro e Escola: ações e reflexões2358-3703reponame:Rascunhosinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/27842/17066Copyright (c) 2015 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias Pereira, Marcio Dias2019-04-29T16:19:05Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/27842Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhosPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/oai||rascunhos.geac@gmail.com2358-37032358-3703opendoar:2019-04-29T16:19:05Rascunhos - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ARTE E CULTURA: Apontamentos sobre o teatro na formação cultural dos diferentes sujeitos |
title |
ARTE E CULTURA: Apontamentos sobre o teatro na formação cultural dos diferentes sujeitos |
spellingShingle |
ARTE E CULTURA: Apontamentos sobre o teatro na formação cultural dos diferentes sujeitos Dias Pereira, Marcio Dias |
title_short |
ARTE E CULTURA: Apontamentos sobre o teatro na formação cultural dos diferentes sujeitos |
title_full |
ARTE E CULTURA: Apontamentos sobre o teatro na formação cultural dos diferentes sujeitos |
title_fullStr |
ARTE E CULTURA: Apontamentos sobre o teatro na formação cultural dos diferentes sujeitos |
title_full_unstemmed |
ARTE E CULTURA: Apontamentos sobre o teatro na formação cultural dos diferentes sujeitos |
title_sort |
ARTE E CULTURA: Apontamentos sobre o teatro na formação cultural dos diferentes sujeitos |
author |
Dias Pereira, Marcio Dias |
author_facet |
Dias Pereira, Marcio Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias Pereira, Marcio Dias |
description |
          As constantes discussões entre professores e pensadores sobre a realização da prática teatral em sala de aula relacionada com a teoria, levam os primeiros a eternas reclamações sobre as dificuldades em ministrar aulas de teatro em escolas públicas, mais precisamente no ensino fundamental. Propor um possível caminho que possa requerer brechas e respiros para as aulas de teatro. O objetivo é buscar por uma inter-relação entre as diferentes culturas dos alunos e a possibilidade do avanço das aulas de teatro dentro dos caminhos metodológicos trilhados pelos professores. Teoricamente são levantados os pensamentos dos autores Denis Guénoun e Flávio Degranges, tendo como apoio os pensadores Marcos de Marinis e Monique Augras. A ideia é fazer apontamentos que levem professores e pensadores de teatro a refletirem sobre a inter-relação entre a cultura dos alunos com as práticas das aulas de teatro.Palavras-chaves: Educação, Cultura, Movimento. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/27842 10.14393/RR-v2n1a2015-11 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/27842 |
identifier_str_mv |
10.14393/RR-v2n1a2015-11 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/27842/17066 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos da UFU |
publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos da UFU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rascunhos - Caminos da la Investigación en Artes Escénicas; Vol. 2 Núm. 1 (2015): Dossiê Teatro e Escola: ações e reflexões Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas; v. 2 n. 1 (2015): Dossiê Teatro e Escola: ações e reflexões 2358-3703 reponame:Rascunhos instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Rascunhos |
collection |
Rascunhos |
repository.name.fl_str_mv |
Rascunhos - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rascunhos.geac@gmail.com |
_version_ |
1800213262160101376 |