O PARFOR COMO LÓCUS DE FORMAÇÃO DE LEITORES DE LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira da Silva, Luiza Helena
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: dos Reis Silva, Naiane Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Políticas em Debate
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/27684
Resumo: Este artigo discute a formação de leitores em um curso de licenciatura no Tocantins. Para isso, recorre a histórias de leitura e de escolarização dos professores, em processo de formação em serviço por um programa de alcance nacional, o PARFOR. A partir de categorias da sociossemiótica relacionadas à interação entre sujeitos e entre sujeitos e objetos, analisa as relações dos docentes com a aquisição da leitura e sua formação como leitores de literatura. Mediante seus relatos autobiográficos, evidencia-se que a literatura se estabelece como uma fratura, diante de uma ordem social que define os sujeitos que a ela terão ou não acesso. No âmbito de um programa como o PARFOR, a formação de leitores adquire um papel fundamental para esses sujeitos.
id UFU-4_0eea969646a5262e11bbf4355bf82cfb
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/27684
network_acronym_str UFU-4
network_name_str Revista Educação e Políticas em Debate
repository_id_str
spelling O PARFOR COMO LÓCUS DE FORMAÇÃO DE LEITORES DE LITERATURAEste artigo discute a formação de leitores em um curso de licenciatura no Tocantins. Para isso, recorre a histórias de leitura e de escolarização dos professores, em processo de formação em serviço por um programa de alcance nacional, o PARFOR. A partir de categorias da sociossemiótica relacionadas à interação entre sujeitos e entre sujeitos e objetos, analisa as relações dos docentes com a aquisição da leitura e sua formação como leitores de literatura. Mediante seus relatos autobiográficos, evidencia-se que a literatura se estabelece como uma fratura, diante de uma ordem social que define os sujeitos que a ela terão ou não acesso. No âmbito de um programa como o PARFOR, a formação de leitores adquire um papel fundamental para esses sujeitos.Universidade Federal de Uberlândia2014-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/2768410.14393/REPOD-v3n1a2014-27684Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 3 No. 1 (2014)Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 3 Núm. 1 (2014)Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 3 No. 1 (2014)Revista Educação e Políticas em Debate; v. 3 n. 1 (2014)2238-8346reponame:Revista Educação e Políticas em Debateinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/27684/15164Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira da Silva, Luiza Helenados Reis Silva, Naiane Vieira2022-12-06T19:47:08Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/27684Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticasPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/oairevistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com10.143932238-83462238-8346opendoar:2022-12-06T19:47:08Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O PARFOR COMO LÓCUS DE FORMAÇÃO DE LEITORES DE LITERATURA
title O PARFOR COMO LÓCUS DE FORMAÇÃO DE LEITORES DE LITERATURA
spellingShingle O PARFOR COMO LÓCUS DE FORMAÇÃO DE LEITORES DE LITERATURA
Oliveira da Silva, Luiza Helena
title_short O PARFOR COMO LÓCUS DE FORMAÇÃO DE LEITORES DE LITERATURA
title_full O PARFOR COMO LÓCUS DE FORMAÇÃO DE LEITORES DE LITERATURA
title_fullStr O PARFOR COMO LÓCUS DE FORMAÇÃO DE LEITORES DE LITERATURA
title_full_unstemmed O PARFOR COMO LÓCUS DE FORMAÇÃO DE LEITORES DE LITERATURA
title_sort O PARFOR COMO LÓCUS DE FORMAÇÃO DE LEITORES DE LITERATURA
author Oliveira da Silva, Luiza Helena
author_facet Oliveira da Silva, Luiza Helena
dos Reis Silva, Naiane Vieira
author_role author
author2 dos Reis Silva, Naiane Vieira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira da Silva, Luiza Helena
dos Reis Silva, Naiane Vieira
description Este artigo discute a formação de leitores em um curso de licenciatura no Tocantins. Para isso, recorre a histórias de leitura e de escolarização dos professores, em processo de formação em serviço por um programa de alcance nacional, o PARFOR. A partir de categorias da sociossemiótica relacionadas à interação entre sujeitos e entre sujeitos e objetos, analisa as relações dos docentes com a aquisição da leitura e sua formação como leitores de literatura. Mediante seus relatos autobiográficos, evidencia-se que a literatura se estabelece como uma fratura, diante de uma ordem social que define os sujeitos que a ela terão ou não acesso. No âmbito de um programa como o PARFOR, a formação de leitores adquire um papel fundamental para esses sujeitos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/27684
10.14393/REPOD-v3n1a2014-27684
url https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/27684
identifier_str_mv 10.14393/REPOD-v3n1a2014-27684
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/27684/15164
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 3 No. 1 (2014)
Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 3 Núm. 1 (2014)
Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 3 No. 1 (2014)
Revista Educação e Políticas em Debate; v. 3 n. 1 (2014)
2238-8346
reponame:Revista Educação e Políticas em Debate
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista Educação e Políticas em Debate
collection Revista Educação e Políticas em Debate
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com
_version_ 1799943958038577152