O PARFOR COMO LÓCUS DE FORMAÇÃO DE LEITORES DE LITERATURA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Políticas em Debate |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/27684 |
Resumo: | Este artigo discute a formação de leitores em um curso de licenciatura no Tocantins. Para isso, recorre a histórias de leitura e de escolarização dos professores, em processo de formação em serviço por um programa de alcance nacional, o PARFOR. A partir de categorias da sociossemiótica relacionadas à interação entre sujeitos e entre sujeitos e objetos, analisa as relações dos docentes com a aquisição da leitura e sua formação como leitores de literatura. Mediante seus relatos autobiográficos, evidencia-se que a literatura se estabelece como uma fratura, diante de uma ordem social que define os sujeitos que a ela terão ou não acesso. No âmbito de um programa como o PARFOR, a formação de leitores adquire um papel fundamental para esses sujeitos. |
id |
UFU-4_0eea969646a5262e11bbf4355bf82cfb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/27684 |
network_acronym_str |
UFU-4 |
network_name_str |
Revista Educação e Políticas em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
O PARFOR COMO LÓCUS DE FORMAÇÃO DE LEITORES DE LITERATURAEste artigo discute a formação de leitores em um curso de licenciatura no Tocantins. Para isso, recorre a histórias de leitura e de escolarização dos professores, em processo de formação em serviço por um programa de alcance nacional, o PARFOR. A partir de categorias da sociossemiótica relacionadas à interação entre sujeitos e entre sujeitos e objetos, analisa as relações dos docentes com a aquisição da leitura e sua formação como leitores de literatura. Mediante seus relatos autobiográficos, evidencia-se que a literatura se estabelece como uma fratura, diante de uma ordem social que define os sujeitos que a ela terão ou não acesso. No âmbito de um programa como o PARFOR, a formação de leitores adquire um papel fundamental para esses sujeitos.Universidade Federal de Uberlândia2014-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/2768410.14393/REPOD-v3n1a2014-27684Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 3 No. 1 (2014)Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 3 Núm. 1 (2014)Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 3 No. 1 (2014)Revista Educação e Políticas em Debate; v. 3 n. 1 (2014)2238-8346reponame:Revista Educação e Políticas em Debateinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/27684/15164Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira da Silva, Luiza Helenados Reis Silva, Naiane Vieira2022-12-06T19:47:08Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/27684Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticasPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/oairevistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com10.143932238-83462238-8346opendoar:2022-12-06T19:47:08Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PARFOR COMO LÓCUS DE FORMAÇÃO DE LEITORES DE LITERATURA |
title |
O PARFOR COMO LÓCUS DE FORMAÇÃO DE LEITORES DE LITERATURA |
spellingShingle |
O PARFOR COMO LÓCUS DE FORMAÇÃO DE LEITORES DE LITERATURA Oliveira da Silva, Luiza Helena |
title_short |
O PARFOR COMO LÓCUS DE FORMAÇÃO DE LEITORES DE LITERATURA |
title_full |
O PARFOR COMO LÓCUS DE FORMAÇÃO DE LEITORES DE LITERATURA |
title_fullStr |
O PARFOR COMO LÓCUS DE FORMAÇÃO DE LEITORES DE LITERATURA |
title_full_unstemmed |
O PARFOR COMO LÓCUS DE FORMAÇÃO DE LEITORES DE LITERATURA |
title_sort |
O PARFOR COMO LÓCUS DE FORMAÇÃO DE LEITORES DE LITERATURA |
author |
Oliveira da Silva, Luiza Helena |
author_facet |
Oliveira da Silva, Luiza Helena dos Reis Silva, Naiane Vieira |
author_role |
author |
author2 |
dos Reis Silva, Naiane Vieira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira da Silva, Luiza Helena dos Reis Silva, Naiane Vieira |
description |
Este artigo discute a formação de leitores em um curso de licenciatura no Tocantins. Para isso, recorre a histórias de leitura e de escolarização dos professores, em processo de formação em serviço por um programa de alcance nacional, o PARFOR. A partir de categorias da sociossemiótica relacionadas à interação entre sujeitos e entre sujeitos e objetos, analisa as relações dos docentes com a aquisição da leitura e sua formação como leitores de literatura. Mediante seus relatos autobiográficos, evidencia-se que a literatura se estabelece como uma fratura, diante de uma ordem social que define os sujeitos que a ela terão ou não acesso. No âmbito de um programa como o PARFOR, a formação de leitores adquire um papel fundamental para esses sujeitos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/27684 10.14393/REPOD-v3n1a2014-27684 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/27684 |
identifier_str_mv |
10.14393/REPOD-v3n1a2014-27684 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/27684/15164 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debate https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debate https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 3 No. 1 (2014) Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 3 Núm. 1 (2014) Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 3 No. 1 (2014) Revista Educação e Políticas em Debate; v. 3 n. 1 (2014) 2238-8346 reponame:Revista Educação e Políticas em Debate instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Revista Educação e Políticas em Debate |
collection |
Revista Educação e Políticas em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com |
_version_ |
1799943958038577152 |