Editorial - Política de Ações Afirmativas em Instituições do Ensino Superior: em debate a Lei de Cotas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Vilma Aparecida de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Richter, Leonice Matilde, Souza , Raquel Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Políticas em Debate
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/64890
Resumo: A conjuntura brasileira atual tem sido cenário de intensos retrocessos democráticos, acionada e contextualizada por políticas neoliberais e ultraconservadoras que passaram a fazer parte da agenda governamental, especialmente, desde o Governo Temer e agudizadas no governo Bolsonaro. Essa agenda governamental nega o Estado Democrático de Direito, as instituições e os mecanismos que garantem a democracia, conduzindo a um aprofundamento da crise institucional e da restrição de direitos. Em estudo publicado no relatório The Global State Of Democracy 2021: Building Resilience in a Pandemic Era, divulgado pelo Instituto Internacional para a Democracia e a Assistência Eleitoral (IDEA Internacional ), em 22 de novembro de 2021, o Brasil consta como um dos países que apresenta a democracia com mais aspectos enfraquecidos. De acordo com os dados do relatório, o Brasil apresentou queda em oito de dezesseis indicadores relativos ao funcionamento condizente de regimes democráticos, incluindo a qualidade de controle de seu governo como um dos aspectos importantes para as democracias. Tais dados evidenciam que o “Brazil was the democracy with the largest number of declining attributes in 2020” (IDEA, 2021, p. 9).
id UFU-4_37dc86c98a34c9ace5746293b0fdccf9
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/64890
network_acronym_str UFU-4
network_name_str Revista Educação e Políticas em Debate
repository_id_str
spelling Editorial - Política de Ações Afirmativas em Instituições do Ensino Superior: em debate a Lei de Cotas Política de Ações AfirmativasInstituições do Ensino SuperiorDebateLei de CotasA conjuntura brasileira atual tem sido cenário de intensos retrocessos democráticos, acionada e contextualizada por políticas neoliberais e ultraconservadoras que passaram a fazer parte da agenda governamental, especialmente, desde o Governo Temer e agudizadas no governo Bolsonaro. Essa agenda governamental nega o Estado Democrático de Direito, as instituições e os mecanismos que garantem a democracia, conduzindo a um aprofundamento da crise institucional e da restrição de direitos. Em estudo publicado no relatório The Global State Of Democracy 2021: Building Resilience in a Pandemic Era, divulgado pelo Instituto Internacional para a Democracia e a Assistência Eleitoral (IDEA Internacional ), em 22 de novembro de 2021, o Brasil consta como um dos países que apresenta a democracia com mais aspectos enfraquecidos. De acordo com os dados do relatório, o Brasil apresentou queda em oito de dezesseis indicadores relativos ao funcionamento condizente de regimes democráticos, incluindo a qualidade de controle de seu governo como um dos aspectos importantes para as democracias. Tais dados evidenciam que o “Brazil was the democracy with the largest number of declining attributes in 2020” (IDEA, 2021, p. 9). Universidade Federal de Uberlândia2022-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/6489010.14393/REPOD-v11n1a2022-64890Revista Educação e Políticas em Debate; v. 11, n. 1 (jan./abr. 2022); 5-12Revista Educação e Políticas em Debate; v. 11, n. 1 (jan./abr. 2022); 5-12Revista Educação e Políticas em Debate; v. 11, n. 1 (jan./abr. 2022); 5-12Revista Educação e Políticas em Debate; v. 11, n. 1 (jan./abr. 2022); 5-122238-8346reponame:Revista Educação e Políticas em Debateinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/64890/33475Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Vilma Aparecida deRichter, Leonice Matilde Souza , Raquel Aparecida 2023-01-11T21:37:47Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/64890Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticasPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/oairevistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com10.143932238-83462238-8346opendoar:2023-01-11T21:37:47Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Editorial - Política de Ações Afirmativas em Instituições do Ensino Superior: em debate a Lei de Cotas
title Editorial - Política de Ações Afirmativas em Instituições do Ensino Superior: em debate a Lei de Cotas
spellingShingle Editorial - Política de Ações Afirmativas em Instituições do Ensino Superior: em debate a Lei de Cotas
Souza, Vilma Aparecida de
Política de Ações Afirmativas
Instituições do Ensino Superior
Debate
Lei de Cotas
title_short Editorial - Política de Ações Afirmativas em Instituições do Ensino Superior: em debate a Lei de Cotas
title_full Editorial - Política de Ações Afirmativas em Instituições do Ensino Superior: em debate a Lei de Cotas
title_fullStr Editorial - Política de Ações Afirmativas em Instituições do Ensino Superior: em debate a Lei de Cotas
title_full_unstemmed Editorial - Política de Ações Afirmativas em Instituições do Ensino Superior: em debate a Lei de Cotas
title_sort Editorial - Política de Ações Afirmativas em Instituições do Ensino Superior: em debate a Lei de Cotas
author Souza, Vilma Aparecida de
author_facet Souza, Vilma Aparecida de
Richter, Leonice Matilde
Souza , Raquel Aparecida
author_role author
author2 Richter, Leonice Matilde
Souza , Raquel Aparecida
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Vilma Aparecida de
Richter, Leonice Matilde
Souza , Raquel Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Política de Ações Afirmativas
Instituições do Ensino Superior
Debate
Lei de Cotas
topic Política de Ações Afirmativas
Instituições do Ensino Superior
Debate
Lei de Cotas
description A conjuntura brasileira atual tem sido cenário de intensos retrocessos democráticos, acionada e contextualizada por políticas neoliberais e ultraconservadoras que passaram a fazer parte da agenda governamental, especialmente, desde o Governo Temer e agudizadas no governo Bolsonaro. Essa agenda governamental nega o Estado Democrático de Direito, as instituições e os mecanismos que garantem a democracia, conduzindo a um aprofundamento da crise institucional e da restrição de direitos. Em estudo publicado no relatório The Global State Of Democracy 2021: Building Resilience in a Pandemic Era, divulgado pelo Instituto Internacional para a Democracia e a Assistência Eleitoral (IDEA Internacional ), em 22 de novembro de 2021, o Brasil consta como um dos países que apresenta a democracia com mais aspectos enfraquecidos. De acordo com os dados do relatório, o Brasil apresentou queda em oito de dezesseis indicadores relativos ao funcionamento condizente de regimes democráticos, incluindo a qualidade de controle de seu governo como um dos aspectos importantes para as democracias. Tais dados evidenciam que o “Brazil was the democracy with the largest number of declining attributes in 2020” (IDEA, 2021, p. 9).
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/64890
10.14393/REPOD-v11n1a2022-64890
url https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/64890
identifier_str_mv 10.14393/REPOD-v11n1a2022-64890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/64890/33475
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Políticas em Debate; v. 11, n. 1 (jan./abr. 2022); 5-12
Revista Educação e Políticas em Debate; v. 11, n. 1 (jan./abr. 2022); 5-12
Revista Educação e Políticas em Debate; v. 11, n. 1 (jan./abr. 2022); 5-12
Revista Educação e Políticas em Debate; v. 11, n. 1 (jan./abr. 2022); 5-12
2238-8346
reponame:Revista Educação e Políticas em Debate
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista Educação e Políticas em Debate
collection Revista Educação e Políticas em Debate
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com
_version_ 1799943960685182976