ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO E MÍDIA: A REPRESENTAÇÃO DE PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS EM UM CORPUS BILÃNGUE PORTUGUÊS - ESPANHOL
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Horizonte Científico |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/24255 |
Resumo: | O presente artigo refere-se a uma pesquisa que esteve configurada em um estudo desenvolvido no campo de pesquisa da Análise Crítica do Discurso (ACD), cujo foco central foi a teoria da Representação de Atores Sociais proposta por Theo van Leeuwen (1996; 2008), por meio da aplicação de um conjunto de categorias sócio-semânticas postuladas por esse autor, com subsídios da Linguística de Corpus (LC). A meta central desta pesquisa consistiu em mostrar como foi construída para a sociedade, em termos contrastivos, a figura do portador de necessidades especiais e/ou deficiente, perante um quadro contextual de inclusão escolar, num corpus jornalístico do Brasil e da Argentina. Neste trabalho, portanto, foi possível detectar a aproximação entre Análise Crítica do Discurso e estudos envolvendo textos midiáticos. |
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ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO E MÍDIA: A REPRESENTAÇÃO DE PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS EM UM CORPUS BILÃNGUE PORTUGUÊS - ESPANHOLAnálise Crítica do DiscursoLinguística de CorpusTeoria de Atores Sociaisportadores de necessidades especiaisinclusão escolartextos midiáticos.O presente artigo refere-se a uma pesquisa que esteve configurada em um estudo desenvolvido no campo de pesquisa da Análise Crítica do Discurso (ACD), cujo foco central foi a teoria da Representação de Atores Sociais proposta por Theo van Leeuwen (1996; 2008), por meio da aplicação de um conjunto de categorias sócio-semânticas postuladas por esse autor, com subsídios da Linguística de Corpus (LC). A meta central desta pesquisa consistiu em mostrar como foi construída para a sociedade, em termos contrastivos, a figura do portador de necessidades especiais e/ou deficiente, perante um quadro contextual de inclusão escolar, num corpus jornalístico do Brasil e da Argentina. Neste trabalho, portanto, foi possível detectar a aproximação entre Análise Crítica do Discurso e estudos envolvendo textos midiáticos.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2014-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/24255Horizonte Científico; VOL 8, Nº 1 (JUL 2014)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/24255/14905Diniz, Kênia MendonçaNovodvorski, Arielinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-11-25T18:08:57Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/24255Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2014-11-25T18:08:57Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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O presente artigo refere-se a uma pesquisa que esteve configurada em um estudo desenvolvido no campo de pesquisa da Análise Crítica do Discurso (ACD), cujo foco central foi a teoria da Representação de Atores Sociais proposta por Theo van Leeuwen (1996; 2008), por meio da aplicação de um conjunto de categorias sócio-semânticas postuladas por esse autor, com subsídios da Linguística de Corpus (LC). A meta central desta pesquisa consistiu em mostrar como foi construída para a sociedade, em termos contrastivos, a figura do portador de necessidades especiais e/ou deficiente, perante um quadro contextual de inclusão escolar, num corpus jornalístico do Brasil e da Argentina. Neste trabalho, portanto, foi possível detectar a aproximação entre Análise Crítica do Discurso e estudos envolvendo textos midiáticos. |
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