O EMPREGO DOS CASOS LATINOS NO SOMNIUM SCIPIONIS DE CÍCERO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rabelo, Sara Gonçalves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte Científico
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/13489
Resumo: O presente trabalho mostra os resultados do projeto de pesquisa de Iniciação Cientifica financiado FAPEMIG/UFU "O Emprego dos Casos Latinos no Somnium Scipionis de Cícero". O objetivo da pesquisa foi aprofundamento do estudo da morfossintaxe latina, para o pleno entendimento do texto clássico, como o emprego de uma nova metodologia de aprendizado da Língua Latina, desenvolvida pelo grupo de pesquisa LATIVM, que consiste no destaque inicial dos elementos-chave da frase latina: os verbos, as cláusulas de ligação e as formas nominais. Indo direto ao texto latino, procurou-se ler e entender ao pé da letra o que a versão latina exprime, ao mesmo tempo em que se procurou entender a versão da emérita Maria Helena da Rocha Pereira, e assim entender o emprego de casa palavra e de "cada caso". Observamos que os casos latinos encontrados na obra de Cícero seguem o padrão dito clássico, até porque ele é o prosador latino por excelência. Praticamente todos os empregos de cada caso puderam ser encontrados no corpus: após o levantamento completo das ocorrências, foi muito fácil selecionar mais expressivas e analisá-las de acordo com uma sequencia mais didática. A conclusão mais importante era pressuposta: analisar um texto de Cícero em qualquer aspecto especificamente da morfossintaxe latina é expor a própria gramática do Latim Clássico. Outros projetos poderão completar esse estudo.
id UFU-5_594e0ee3b0d1edd54c4480ec14e815cb
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/13489
network_acronym_str UFU-5
network_name_str Horizonte Científico
repository_id_str
spelling O EMPREGO DOS CASOS LATINOS NO SOMNIUM SCIPIONIS DE CÍCEROSomnium Scipionismorfossintaxe latinaCíceronova metodologia.O presente trabalho mostra os resultados do projeto de pesquisa de Iniciação Cientifica financiado FAPEMIG/UFU "O Emprego dos Casos Latinos no Somnium Scipionis de Cícero". O objetivo da pesquisa foi aprofundamento do estudo da morfossintaxe latina, para o pleno entendimento do texto clássico, como o emprego de uma nova metodologia de aprendizado da Língua Latina, desenvolvida pelo grupo de pesquisa LATIVM, que consiste no destaque inicial dos elementos-chave da frase latina: os verbos, as cláusulas de ligação e as formas nominais. Indo direto ao texto latino, procurou-se ler e entender ao pé da letra o que a versão latina exprime, ao mesmo tempo em que se procurou entender a versão da emérita Maria Helena da Rocha Pereira, e assim entender o emprego de casa palavra e de "cada caso". Observamos que os casos latinos encontrados na obra de Cícero seguem o padrão dito clássico, até porque ele é o prosador latino por excelência. Praticamente todos os empregos de cada caso puderam ser encontrados no corpus: após o levantamento completo das ocorrências, foi muito fácil selecionar mais expressivas e analisá-las de acordo com uma sequencia mais didática. A conclusão mais importante era pressuposta: analisar um texto de Cícero em qualquer aspecto especificamente da morfossintaxe latina é expor a própria gramática do Latim Clássico. Outros projetos poderão completar esse estudo.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2014-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/13489Horizonte Científico; VOL 8, Nº 1 (JUL 2014)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/13489/14908Rabelo, Sara Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-11-25T18:08:57Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/13489Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2014-11-25T18:08:57Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O EMPREGO DOS CASOS LATINOS NO SOMNIUM SCIPIONIS DE CÍCERO
title O EMPREGO DOS CASOS LATINOS NO SOMNIUM SCIPIONIS DE CÍCERO
spellingShingle O EMPREGO DOS CASOS LATINOS NO SOMNIUM SCIPIONIS DE CÍCERO
Rabelo, Sara Gonçalves
Somnium Scipionis
morfossintaxe latina
Cícero
nova metodologia.
title_short O EMPREGO DOS CASOS LATINOS NO SOMNIUM SCIPIONIS DE CÍCERO
title_full O EMPREGO DOS CASOS LATINOS NO SOMNIUM SCIPIONIS DE CÍCERO
title_fullStr O EMPREGO DOS CASOS LATINOS NO SOMNIUM SCIPIONIS DE CÍCERO
title_full_unstemmed O EMPREGO DOS CASOS LATINOS NO SOMNIUM SCIPIONIS DE CÍCERO
title_sort O EMPREGO DOS CASOS LATINOS NO SOMNIUM SCIPIONIS DE CÍCERO
author Rabelo, Sara Gonçalves
author_facet Rabelo, Sara Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rabelo, Sara Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Somnium Scipionis
morfossintaxe latina
Cícero
nova metodologia.
topic Somnium Scipionis
morfossintaxe latina
Cícero
nova metodologia.
description O presente trabalho mostra os resultados do projeto de pesquisa de Iniciação Cientifica financiado FAPEMIG/UFU "O Emprego dos Casos Latinos no Somnium Scipionis de Cícero". O objetivo da pesquisa foi aprofundamento do estudo da morfossintaxe latina, para o pleno entendimento do texto clássico, como o emprego de uma nova metodologia de aprendizado da Língua Latina, desenvolvida pelo grupo de pesquisa LATIVM, que consiste no destaque inicial dos elementos-chave da frase latina: os verbos, as cláusulas de ligação e as formas nominais. Indo direto ao texto latino, procurou-se ler e entender ao pé da letra o que a versão latina exprime, ao mesmo tempo em que se procurou entender a versão da emérita Maria Helena da Rocha Pereira, e assim entender o emprego de casa palavra e de "cada caso". Observamos que os casos latinos encontrados na obra de Cícero seguem o padrão dito clássico, até porque ele é o prosador latino por excelência. Praticamente todos os empregos de cada caso puderam ser encontrados no corpus: após o levantamento completo das ocorrências, foi muito fácil selecionar mais expressivas e analisá-las de acordo com uma sequencia mais didática. A conclusão mais importante era pressuposta: analisar um texto de Cícero em qualquer aspecto especificamente da morfossintaxe latina é expor a própria gramática do Latim Clássico. Outros projetos poderão completar esse estudo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/13489
url https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/13489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/13489/14908
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Horizonte Científico; VOL 8, Nº 1 (JUL 2014)
1808-3064
reponame:Horizonte Científico
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Horizonte Científico
collection Horizonte Científico
repository.name.fl_str_mv Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||horizontec@propp.ufu.br
_version_ 1799950537624387584