POLaTICAS, PLANOS E DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO FaSICA: DESCRIÇÃO E ANaLISE DO DISCURSO OFICIAL
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizonte Científico |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/3962 |
Resumo: | O presente trabalho faz parte de uma pesquisa vinculada às áreas de políticas públicas, gestão e currículo educacional a ser implementada em 3 fases relacionadas entre si. A primeira, descrita neste artigo, tem como objetivo caracterizar a Educação Infantil brasileira a partir da constituição de 1988, por meio de uma descrição e análise dos conceitos, fundamentos, preceitos legais e político-pedagógicos instituídos nas políticas públicas de gestão da educação, com ênfase no estudo das diretrizes curriculares da educação corporal das crianças de 0 a 6 anos. Em termos gerais, os documentos oficiais apontam uma melhoria parcial nas esferas do financiamento e da infra-estrutura dos recintos escolares. Entretanto, na promulgação do FUNDEB os recursos destinados à Educação Infantil continuam sendo insuficientes para atender a demanda nacional. A documentação oficial é vaga e insuficiente quando trata da gestão democrática e sobre como esta poderia ser efetivada nas unidades escolares respeitando-se a criatividade dos profissionais e da comunidade, bem como as autonomias pedagógica, administrativa e financeira. No campo pedagógico foi identificada uma rica proposição de fundamentos didáticos que podem ser utilizados, inclusive, para caracterizar parte dos conteúdos e práticas pedagógicas da Educação Física Infantil. Não obstante, enquanto os fundamentos da prática pedagógica são considerados suficientes para dizer ao professor como atuar em sala de aula, falta aprofundamento teórico e proposições metodológicas sobre o trato interdisciplinar dos saberes e das práticas docentes no contexto da educação infantil. |
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POLaTICAS, PLANOS E DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO FaSICA: DESCRIÇÃO E ANaLISE DO DISCURSO OFICIALO presente trabalho faz parte de uma pesquisa vinculada às áreas de políticas públicas, gestão e currículo educacional a ser implementada em 3 fases relacionadas entre si. A primeira, descrita neste artigo, tem como objetivo caracterizar a Educação Infantil brasileira a partir da constituição de 1988, por meio de uma descrição e análise dos conceitos, fundamentos, preceitos legais e político-pedagógicos instituídos nas políticas públicas de gestão da educação, com ênfase no estudo das diretrizes curriculares da educação corporal das crianças de 0 a 6 anos. Em termos gerais, os documentos oficiais apontam uma melhoria parcial nas esferas do financiamento e da infra-estrutura dos recintos escolares. Entretanto, na promulgação do FUNDEB os recursos destinados à Educação Infantil continuam sendo insuficientes para atender a demanda nacional. A documentação oficial é vaga e insuficiente quando trata da gestão democrática e sobre como esta poderia ser efetivada nas unidades escolares respeitando-se a criatividade dos profissionais e da comunidade, bem como as autonomias pedagógica, administrativa e financeira. No campo pedagógico foi identificada uma rica proposição de fundamentos didáticos que podem ser utilizados, inclusive, para caracterizar parte dos conteúdos e práticas pedagógicas da Educação Física Infantil. Não obstante, enquanto os fundamentos da prática pedagógica são considerados suficientes para dizer ao professor como atuar em sala de aula, falta aprofundamento teórico e proposições metodológicas sobre o trato interdisciplinar dos saberes e das práticas docentes no contexto da educação infantil.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2008-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativa: exploratória com análise de conteúdoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/3962Horizonte Científico; VOL 2, Nº 1 (OUT 2008)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/3962/2950Muñoz, Gabriel Humberto GHMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-06-24T15:32:41Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/3962Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2010-06-24T15:32:41Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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