Critique for environmental education in geography teaching: Theoretical approaches

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cocato, Guilherme Pereira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Sociedade & natureza (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/46747
Resumo: Este estudo é movido por inquietações teórico-metodológicas acerca das práticas e reflexões vigentes para a educação ambiental, inseridas no ensino de Geografia. Tais atividades pedagógicas são construídas em um viés crítico? O objetivo é investigar se a produção capitalista do espaço é considerada na compreensão dos processos de degradação sócio-ambiental em atividades pedagógicas desta temática. Adota-se a revisão bibliográfica do tema, por meio de abordagens teóricas amplas. Como método orientador, a crítica do materialismo histórico-dialético permeia e unifica as discussões da problemática ambiental, do ensino de Geografia, do papel dos docentes e do conceito essencial de análise: a produção do espaço capitalista. Portanto, a educação ambiental é discutida a partir de conceitos-chave do ensino geográfico, contrapondo-se práticas e propostas conservadoras e pouco elucidativas com alternativas didáticas possíveis de construção nos espaços pedagógicos. É essencial que as discussões realizadas se traduzam em práticas efetivas, a partir do enfoque pedagógico nos saberes cotidianos dos estudantes, complexificando-os para que, no retorno ao concreto, adquiram um caráter significativo na transformação sócio-ambiental.
id UFU-6_90a92af5a4291037253c7d46b87d8c2d
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/46747
network_acronym_str UFU-6
network_name_str Sociedade & natureza (Online)
repository_id_str
spelling Critique for environmental education in geography teaching: Theoretical approachesCrítica para Educação Ambiental no Ensino de Geografia: aproximações teóricasEducação ambiental críticaEnsino de GeografiaModo de produção capitalistaCritical environmental educationGeography TeachingCapitalist mode of productionEste estudo é movido por inquietações teórico-metodológicas acerca das práticas e reflexões vigentes para a educação ambiental, inseridas no ensino de Geografia. Tais atividades pedagógicas são construídas em um viés crítico? O objetivo é investigar se a produção capitalista do espaço é considerada na compreensão dos processos de degradação sócio-ambiental em atividades pedagógicas desta temática. Adota-se a revisão bibliográfica do tema, por meio de abordagens teóricas amplas. Como método orientador, a crítica do materialismo histórico-dialético permeia e unifica as discussões da problemática ambiental, do ensino de Geografia, do papel dos docentes e do conceito essencial de análise: a produção do espaço capitalista. Portanto, a educação ambiental é discutida a partir de conceitos-chave do ensino geográfico, contrapondo-se práticas e propostas conservadoras e pouco elucidativas com alternativas didáticas possíveis de construção nos espaços pedagógicos. É essencial que as discussões realizadas se traduzam em práticas efetivas, a partir do enfoque pedagógico nos saberes cotidianos dos estudantes, complexificando-os para que, no retorno ao concreto, adquiram um caráter significativo na transformação sócio-ambiental.Universidade Federal de Uberlândia2019-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/4674710.14393/SN-v31n1-2019-46747Sociedade & Natureza; Vol. 31 (2019)Sociedade & Natureza; v. 31 (2019)1982-45130103-1570reponame:Sociedade & natureza (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporenghttps://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/46747/26341https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/46747/26342Copyright (c) 2019 Guilherme Pereira Cocatoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCocato, Guilherme Pereira2019-10-22T14:07:49Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/46747Revistahttp://www.sociedadenatureza.ig.ufu.br/PUBhttps://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/oai||sociedade.natureza.ufu@gmail.com|| lucianamelo@ufu.br1982-45130103-1570opendoar:2019-10-22T14:07:49Sociedade & natureza (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Critique for environmental education in geography teaching: Theoretical approaches
Crítica para Educação Ambiental no Ensino de Geografia: aproximações teóricas
title Critique for environmental education in geography teaching: Theoretical approaches
spellingShingle Critique for environmental education in geography teaching: Theoretical approaches
Cocato, Guilherme Pereira
Educação ambiental crítica
Ensino de Geografia
Modo de produção capitalista
Critical environmental education
Geography Teaching
Capitalist mode of production
title_short Critique for environmental education in geography teaching: Theoretical approaches
title_full Critique for environmental education in geography teaching: Theoretical approaches
title_fullStr Critique for environmental education in geography teaching: Theoretical approaches
title_full_unstemmed Critique for environmental education in geography teaching: Theoretical approaches
title_sort Critique for environmental education in geography teaching: Theoretical approaches
author Cocato, Guilherme Pereira
author_facet Cocato, Guilherme Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cocato, Guilherme Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental crítica
Ensino de Geografia
Modo de produção capitalista
Critical environmental education
Geography Teaching
Capitalist mode of production
topic Educação ambiental crítica
Ensino de Geografia
Modo de produção capitalista
Critical environmental education
Geography Teaching
Capitalist mode of production
description Este estudo é movido por inquietações teórico-metodológicas acerca das práticas e reflexões vigentes para a educação ambiental, inseridas no ensino de Geografia. Tais atividades pedagógicas são construídas em um viés crítico? O objetivo é investigar se a produção capitalista do espaço é considerada na compreensão dos processos de degradação sócio-ambiental em atividades pedagógicas desta temática. Adota-se a revisão bibliográfica do tema, por meio de abordagens teóricas amplas. Como método orientador, a crítica do materialismo histórico-dialético permeia e unifica as discussões da problemática ambiental, do ensino de Geografia, do papel dos docentes e do conceito essencial de análise: a produção do espaço capitalista. Portanto, a educação ambiental é discutida a partir de conceitos-chave do ensino geográfico, contrapondo-se práticas e propostas conservadoras e pouco elucidativas com alternativas didáticas possíveis de construção nos espaços pedagógicos. É essencial que as discussões realizadas se traduzam em práticas efetivas, a partir do enfoque pedagógico nos saberes cotidianos dos estudantes, complexificando-os para que, no retorno ao concreto, adquiram um caráter significativo na transformação sócio-ambiental.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/46747
10.14393/SN-v31n1-2019-46747
url https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/46747
identifier_str_mv 10.14393/SN-v31n1-2019-46747
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/46747/26341
https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/46747/26342
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Guilherme Pereira Cocato
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Guilherme Pereira Cocato
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Sociedade & Natureza; Vol. 31 (2019)
Sociedade & Natureza; v. 31 (2019)
1982-4513
0103-1570
reponame:Sociedade & natureza (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Sociedade & natureza (Online)
collection Sociedade & natureza (Online)
repository.name.fl_str_mv Sociedade & natureza (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||sociedade.natureza.ufu@gmail.com|| lucianamelo@ufu.br
_version_ 1799943981182746624