Critique for environmental education in geography teaching: Theoretical approaches
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Sociedade & natureza (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/46747 |
Resumo: | Este estudo é movido por inquietações teórico-metodológicas acerca das práticas e reflexões vigentes para a educação ambiental, inseridas no ensino de Geografia. Tais atividades pedagógicas são construídas em um viés crítico? O objetivo é investigar se a produção capitalista do espaço é considerada na compreensão dos processos de degradação sócio-ambiental em atividades pedagógicas desta temática. Adota-se a revisão bibliográfica do tema, por meio de abordagens teóricas amplas. Como método orientador, a crítica do materialismo histórico-dialético permeia e unifica as discussões da problemática ambiental, do ensino de Geografia, do papel dos docentes e do conceito essencial de análise: a produção do espaço capitalista. Portanto, a educação ambiental é discutida a partir de conceitos-chave do ensino geográfico, contrapondo-se práticas e propostas conservadoras e pouco elucidativas com alternativas didáticas possíveis de construção nos espaços pedagógicos. É essencial que as discussões realizadas se traduzam em práticas efetivas, a partir do enfoque pedagógico nos saberes cotidianos dos estudantes, complexificando-os para que, no retorno ao concreto, adquiram um caráter significativo na transformação sócio-ambiental. |
id |
UFU-6_90a92af5a4291037253c7d46b87d8c2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/46747 |
network_acronym_str |
UFU-6 |
network_name_str |
Sociedade & natureza (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Critique for environmental education in geography teaching: Theoretical approachesCrítica para Educação Ambiental no Ensino de Geografia: aproximações teóricasEducação ambiental críticaEnsino de GeografiaModo de produção capitalistaCritical environmental educationGeography TeachingCapitalist mode of productionEste estudo é movido por inquietações teórico-metodológicas acerca das práticas e reflexões vigentes para a educação ambiental, inseridas no ensino de Geografia. Tais atividades pedagógicas são construídas em um viés crítico? O objetivo é investigar se a produção capitalista do espaço é considerada na compreensão dos processos de degradação sócio-ambiental em atividades pedagógicas desta temática. Adota-se a revisão bibliográfica do tema, por meio de abordagens teóricas amplas. Como método orientador, a crítica do materialismo histórico-dialético permeia e unifica as discussões da problemática ambiental, do ensino de Geografia, do papel dos docentes e do conceito essencial de análise: a produção do espaço capitalista. Portanto, a educação ambiental é discutida a partir de conceitos-chave do ensino geográfico, contrapondo-se práticas e propostas conservadoras e pouco elucidativas com alternativas didáticas possíveis de construção nos espaços pedagógicos. É essencial que as discussões realizadas se traduzam em práticas efetivas, a partir do enfoque pedagógico nos saberes cotidianos dos estudantes, complexificando-os para que, no retorno ao concreto, adquiram um caráter significativo na transformação sócio-ambiental.Universidade Federal de Uberlândia2019-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/4674710.14393/SN-v31n1-2019-46747Sociedade & Natureza; Vol. 31 (2019)Sociedade & Natureza; v. 31 (2019)1982-45130103-1570reponame:Sociedade & natureza (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporenghttps://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/46747/26341https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/46747/26342Copyright (c) 2019 Guilherme Pereira Cocatoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCocato, Guilherme Pereira2019-10-22T14:07:49Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/46747Revistahttp://www.sociedadenatureza.ig.ufu.br/PUBhttps://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/oai||sociedade.natureza.ufu@gmail.com|| lucianamelo@ufu.br1982-45130103-1570opendoar:2019-10-22T14:07:49Sociedade & natureza (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Critique for environmental education in geography teaching: Theoretical approaches Crítica para Educação Ambiental no Ensino de Geografia: aproximações teóricas |
title |
Critique for environmental education in geography teaching: Theoretical approaches |
spellingShingle |
Critique for environmental education in geography teaching: Theoretical approaches Cocato, Guilherme Pereira Educação ambiental crítica Ensino de Geografia Modo de produção capitalista Critical environmental education Geography Teaching Capitalist mode of production |
title_short |
Critique for environmental education in geography teaching: Theoretical approaches |
title_full |
Critique for environmental education in geography teaching: Theoretical approaches |
title_fullStr |
Critique for environmental education in geography teaching: Theoretical approaches |
title_full_unstemmed |
Critique for environmental education in geography teaching: Theoretical approaches |
title_sort |
Critique for environmental education in geography teaching: Theoretical approaches |
author |
Cocato, Guilherme Pereira |
author_facet |
Cocato, Guilherme Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cocato, Guilherme Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental crítica Ensino de Geografia Modo de produção capitalista Critical environmental education Geography Teaching Capitalist mode of production |
topic |
Educação ambiental crítica Ensino de Geografia Modo de produção capitalista Critical environmental education Geography Teaching Capitalist mode of production |
description |
Este estudo é movido por inquietações teórico-metodológicas acerca das práticas e reflexões vigentes para a educação ambiental, inseridas no ensino de Geografia. Tais atividades pedagógicas são construídas em um viés crítico? O objetivo é investigar se a produção capitalista do espaço é considerada na compreensão dos processos de degradação sócio-ambiental em atividades pedagógicas desta temática. Adota-se a revisão bibliográfica do tema, por meio de abordagens teóricas amplas. Como método orientador, a crítica do materialismo histórico-dialético permeia e unifica as discussões da problemática ambiental, do ensino de Geografia, do papel dos docentes e do conceito essencial de análise: a produção do espaço capitalista. Portanto, a educação ambiental é discutida a partir de conceitos-chave do ensino geográfico, contrapondo-se práticas e propostas conservadoras e pouco elucidativas com alternativas didáticas possíveis de construção nos espaços pedagógicos. É essencial que as discussões realizadas se traduzam em práticas efetivas, a partir do enfoque pedagógico nos saberes cotidianos dos estudantes, complexificando-os para que, no retorno ao concreto, adquiram um caráter significativo na transformação sócio-ambiental. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/46747 10.14393/SN-v31n1-2019-46747 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/46747 |
identifier_str_mv |
10.14393/SN-v31n1-2019-46747 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/46747/26341 https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/46747/26342 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Guilherme Pereira Cocato info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Guilherme Pereira Cocato |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Sociedade & Natureza; Vol. 31 (2019) Sociedade & Natureza; v. 31 (2019) 1982-4513 0103-1570 reponame:Sociedade & natureza (Online) instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Sociedade & natureza (Online) |
collection |
Sociedade & natureza (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Sociedade & natureza (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sociedade.natureza.ufu@gmail.com|| lucianamelo@ufu.br |
_version_ |
1799943981182746624 |