Utilização da Técnica de Repetição Espaçada na aprendizagem da Anatomia Humana
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24384 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
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Utilização da Técnica de Repetição Espaçada na aprendizagem da Anatomia HumanaEducaçãoMemóriaAprendizagemGraduaçãoAnatomia macroscópicaFlashcardsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL::PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, MEMORIA E MOTIVACAOTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)A disciplina de Anatomia é uma ciência com conteúdo difícil de memorizar, principalmente pela quantidade e complexidade de sua terminologia. Dentre as técnicas que auxiliam a manter a informação aprendida por mais tempo ou evocá-la com facilidade, o sistema de repetição espaçada (SRE) tem se mostrado eficaz como método de revisão de conteúdo que potencializa a retenção da memória. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a utilização do SRE e compará-lo com a metodologia tradicional de ensino em Anatomia Humana sem revisão sistematizada. Participaram da pesquisa 28 alunos do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia. Durante 16 semanas, os estudantes tiveram aulas teóricas e práticas expositivas de Anatomia e fizeram revisões extraclasse individuais utilizando a técnica SRE com o apoio do programa Anki, empregando cartões de repetição espaçada. Para avaliar o método, foram analisados os cartões aprendidos, reaprendidos, revisados e estudados, e foram comparadas as notas parciais e final com uma turma que não utilizou o método. Os resultados demostraram que a média dos cartões aprendidos foi 39,41% dos cartões disponibilizados; 50% dos estudantes não reaprendeu nenhum cartão; 67,85% dos estudantes revisaram uma quantidade de cartões abaixo da média da turma; a média dos cartões estudados foi 41,07% dos cartões disponibilizados; a turma que utilizou o método SRE apresentou nota significativamente maior apenas em uma das notas parciais. Assim, pode-se concluir que a adesão ao método SRE foi insatisfatória e não forneceu evidências da sua eficiência na maximização da aprendizagem. Contudo, comparado a metodologia tradicional sem revisão sistematizada, se mostrou eficaz apenas a longo prazo.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPsicologiaSilva, Daniela Cristina de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/9219687810589247Rossini, Joaquim Carloshttp://lattes.cnpq.br/5140738433758718Bernardino Júnior, Robertohttp://lattes.cnpq.br/2336886418439603Chaves, Marcos Willyan de Araújo2019-02-20T14:46:57Z2019-02-20T14:46:57Z2018-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCHAVES, Marcos Willyan de Araújo. Utilização da Técnica de Repetição Espaçada na aprendizagem da Anatomia Humana. 2018. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Uiversidade Federal de Uberlânida, 2018https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24384porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2019-02-20T14:46:58Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/24384Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2019-02-20T14:46:58Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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