Interfaces da teoria da aprendizagem significativa e a formação de professores nas aulas de matemática nos primeiros anos do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Anderson Oramisio
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira, Guilherme Saramago de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29623
Resumo: This paper deals with the impacts and elements of David Ausubel's Theory of Meaningful Learning, and his contributions to mathematical learning in the early years of elementary school, understanding about aspects of pedagogical practice and improving the teaching-learning process. The research methodology used was bibliographic, with a study of works by national and international authors, such as: Moreira and Masini (2006), Ausubel (1973), Ausubel, Novak and Hanesian (1980), among others, which contribute to the reflections related to the teaching and meaningful learning of mathematics. We conclude that the study is important in the educational scope, addressing the acquisition of new meanings by the student, as well as factors and conditions necessary for learning to occur and, consequently, subsidizing their practice.
id UFU_1074c4b1b65b362eaecd172059afa590
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/29623
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Interfaces da teoria da aprendizagem significativa e a formação de professores nas aulas de matemática nos primeiros anos do ensino fundamentalInterfaces of meaningful learning theory and teacher training in mathematics classes in the early years of elementary schoolAprendizagem significativaFormação de professoresMatemáticaMeaningful learningTeacher trainingMathematicsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOMatemática (Ensino fundamental)Professores - FormaçãoAprendizagemThis paper deals with the impacts and elements of David Ausubel's Theory of Meaningful Learning, and his contributions to mathematical learning in the early years of elementary school, understanding about aspects of pedagogical practice and improving the teaching-learning process. The research methodology used was bibliographic, with a study of works by national and international authors, such as: Moreira and Masini (2006), Ausubel (1973), Ausubel, Novak and Hanesian (1980), among others, which contribute to the reflections related to the teaching and meaningful learning of mathematics. We conclude that the study is important in the educational scope, addressing the acquisition of new meanings by the student, as well as factors and conditions necessary for learning to occur and, consequently, subsidizing their practice.2Este trabalho versa sobre os impactos e elementos da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, e suas contribuições para a aprendizagem Matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental, a compreensão sobre aspectos da prática pedagógica e a melhoria no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia de pesquisa utilizada foi a bibliográfica, com estudo de obras de autores nacionais e internacionais, tais como: Moreira e Masini (2006), Ausubel (1973), Ausubel, Novak e Hanesian (1980), entre outros, que contribuem para as reflexões relacionadas ao ensino e à Aprendizagem Significativa da Matemática. Concluímos que o estudo é importante no âmbito educacional, abordando a aquisição de novos significados pelo aluno, bem como fatores e condições necessárias para que ocorra aprendizagem e, consequentemente, subsidiando sua prática.Universidade Federal de UberlândiaBrasilUberlândia2020-08-06T17:37:52Z2020-08-06T17:37:52Z20192019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSANTOS , Anderson Oramisio; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de. Interfaces da teoria da aprendizagem significativa e a formação de professores nas aulas de matemática nos primeiros anos do ensino fundamental. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA: 10 ANOS DO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UFU, 2., 2019. Uberlândia. Anais eletrônicos [...]. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Educação, Pedagogia a Distância, 2019. p. 5-19. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29623. Acesso em: 06 de agosto de 2020.2358-3617https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29623porAnais eletrônicosSeminário Nacional de Formação de Professores a Distância: 10 anos do curso de Pedagogia a Distância da UFUhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Anderson OramisioOliveira, Guilherme Saramago dereponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-06-01T18:33:46Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/29623Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-06-01T18:33:46Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Interfaces da teoria da aprendizagem significativa e a formação de professores nas aulas de matemática nos primeiros anos do ensino fundamental
Interfaces of meaningful learning theory and teacher training in mathematics classes in the early years of elementary school
title Interfaces da teoria da aprendizagem significativa e a formação de professores nas aulas de matemática nos primeiros anos do ensino fundamental
spellingShingle Interfaces da teoria da aprendizagem significativa e a formação de professores nas aulas de matemática nos primeiros anos do ensino fundamental
Santos, Anderson Oramisio
Aprendizagem significativa
Formação de professores
Matemática
Meaningful learning
Teacher training
Mathematics
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Matemática (Ensino fundamental)
Professores - Formação
Aprendizagem
title_short Interfaces da teoria da aprendizagem significativa e a formação de professores nas aulas de matemática nos primeiros anos do ensino fundamental
title_full Interfaces da teoria da aprendizagem significativa e a formação de professores nas aulas de matemática nos primeiros anos do ensino fundamental
title_fullStr Interfaces da teoria da aprendizagem significativa e a formação de professores nas aulas de matemática nos primeiros anos do ensino fundamental
title_full_unstemmed Interfaces da teoria da aprendizagem significativa e a formação de professores nas aulas de matemática nos primeiros anos do ensino fundamental
title_sort Interfaces da teoria da aprendizagem significativa e a formação de professores nas aulas de matemática nos primeiros anos do ensino fundamental
author Santos, Anderson Oramisio
author_facet Santos, Anderson Oramisio
Oliveira, Guilherme Saramago de
author_role author
author2 Oliveira, Guilherme Saramago de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Anderson Oramisio
Oliveira, Guilherme Saramago de
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem significativa
Formação de professores
Matemática
Meaningful learning
Teacher training
Mathematics
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Matemática (Ensino fundamental)
Professores - Formação
Aprendizagem
topic Aprendizagem significativa
Formação de professores
Matemática
Meaningful learning
Teacher training
Mathematics
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Matemática (Ensino fundamental)
Professores - Formação
Aprendizagem
description This paper deals with the impacts and elements of David Ausubel's Theory of Meaningful Learning, and his contributions to mathematical learning in the early years of elementary school, understanding about aspects of pedagogical practice and improving the teaching-learning process. The research methodology used was bibliographic, with a study of works by national and international authors, such as: Moreira and Masini (2006), Ausubel (1973), Ausubel, Novak and Hanesian (1980), among others, which contribute to the reflections related to the teaching and meaningful learning of mathematics. We conclude that the study is important in the educational scope, addressing the acquisition of new meanings by the student, as well as factors and conditions necessary for learning to occur and, consequently, subsidizing their practice.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019
2020-08-06T17:37:52Z
2020-08-06T17:37:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS , Anderson Oramisio; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de. Interfaces da teoria da aprendizagem significativa e a formação de professores nas aulas de matemática nos primeiros anos do ensino fundamental. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA: 10 ANOS DO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UFU, 2., 2019. Uberlândia. Anais eletrônicos [...]. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Educação, Pedagogia a Distância, 2019. p. 5-19. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29623. Acesso em: 06 de agosto de 2020.
2358-3617
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29623
identifier_str_mv SANTOS , Anderson Oramisio; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de. Interfaces da teoria da aprendizagem significativa e a formação de professores nas aulas de matemática nos primeiros anos do ensino fundamental. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA: 10 ANOS DO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UFU, 2., 2019. Uberlândia. Anais eletrônicos [...]. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Educação, Pedagogia a Distância, 2019. p. 5-19. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29623. Acesso em: 06 de agosto de 2020.
2358-3617
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29623
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Anais eletrônicos
Seminário Nacional de Formação de Professores a Distância: 10 anos do curso de Pedagogia a Distância da UFU
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711590306873344