Interfaces da teoria da aprendizagem significativa e a formação de professores nas aulas de matemática nos primeiros anos do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29623 |
Resumo: | This paper deals with the impacts and elements of David Ausubel's Theory of Meaningful Learning, and his contributions to mathematical learning in the early years of elementary school, understanding about aspects of pedagogical practice and improving the teaching-learning process. The research methodology used was bibliographic, with a study of works by national and international authors, such as: Moreira and Masini (2006), Ausubel (1973), Ausubel, Novak and Hanesian (1980), among others, which contribute to the reflections related to the teaching and meaningful learning of mathematics. We conclude that the study is important in the educational scope, addressing the acquisition of new meanings by the student, as well as factors and conditions necessary for learning to occur and, consequently, subsidizing their practice. |
id |
UFU_1074c4b1b65b362eaecd172059afa590 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/29623 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Interfaces da teoria da aprendizagem significativa e a formação de professores nas aulas de matemática nos primeiros anos do ensino fundamentalInterfaces of meaningful learning theory and teacher training in mathematics classes in the early years of elementary schoolAprendizagem significativaFormação de professoresMatemáticaMeaningful learningTeacher trainingMathematicsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOMatemática (Ensino fundamental)Professores - FormaçãoAprendizagemThis paper deals with the impacts and elements of David Ausubel's Theory of Meaningful Learning, and his contributions to mathematical learning in the early years of elementary school, understanding about aspects of pedagogical practice and improving the teaching-learning process. The research methodology used was bibliographic, with a study of works by national and international authors, such as: Moreira and Masini (2006), Ausubel (1973), Ausubel, Novak and Hanesian (1980), among others, which contribute to the reflections related to the teaching and meaningful learning of mathematics. We conclude that the study is important in the educational scope, addressing the acquisition of new meanings by the student, as well as factors and conditions necessary for learning to occur and, consequently, subsidizing their practice.2Este trabalho versa sobre os impactos e elementos da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, e suas contribuições para a aprendizagem Matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental, a compreensão sobre aspectos da prática pedagógica e a melhoria no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia de pesquisa utilizada foi a bibliográfica, com estudo de obras de autores nacionais e internacionais, tais como: Moreira e Masini (2006), Ausubel (1973), Ausubel, Novak e Hanesian (1980), entre outros, que contribuem para as reflexões relacionadas ao ensino e à Aprendizagem Significativa da Matemática. Concluímos que o estudo é importante no âmbito educacional, abordando a aquisição de novos significados pelo aluno, bem como fatores e condições necessárias para que ocorra aprendizagem e, consequentemente, subsidiando sua prática.Universidade Federal de UberlândiaBrasilUberlândia2020-08-06T17:37:52Z2020-08-06T17:37:52Z20192019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSANTOS , Anderson Oramisio; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de. Interfaces da teoria da aprendizagem significativa e a formação de professores nas aulas de matemática nos primeiros anos do ensino fundamental. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA: 10 ANOS DO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UFU, 2., 2019. Uberlândia. Anais eletrônicos [...]. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Educação, Pedagogia a Distância, 2019. p. 5-19. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29623. Acesso em: 06 de agosto de 2020.2358-3617https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29623porAnais eletrônicosSeminário Nacional de Formação de Professores a Distância: 10 anos do curso de Pedagogia a Distância da UFUhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Anderson OramisioOliveira, Guilherme Saramago dereponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-06-01T18:33:46Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/29623Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-06-01T18:33:46Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interfaces da teoria da aprendizagem significativa e a formação de professores nas aulas de matemática nos primeiros anos do ensino fundamental Interfaces of meaningful learning theory and teacher training in mathematics classes in the early years of elementary school |
title |
Interfaces da teoria da aprendizagem significativa e a formação de professores nas aulas de matemática nos primeiros anos do ensino fundamental |
spellingShingle |
Interfaces da teoria da aprendizagem significativa e a formação de professores nas aulas de matemática nos primeiros anos do ensino fundamental Santos, Anderson Oramisio Aprendizagem significativa Formação de professores Matemática Meaningful learning Teacher training Mathematics CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO Matemática (Ensino fundamental) Professores - Formação Aprendizagem |
title_short |
Interfaces da teoria da aprendizagem significativa e a formação de professores nas aulas de matemática nos primeiros anos do ensino fundamental |
title_full |
Interfaces da teoria da aprendizagem significativa e a formação de professores nas aulas de matemática nos primeiros anos do ensino fundamental |
title_fullStr |
Interfaces da teoria da aprendizagem significativa e a formação de professores nas aulas de matemática nos primeiros anos do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Interfaces da teoria da aprendizagem significativa e a formação de professores nas aulas de matemática nos primeiros anos do ensino fundamental |
title_sort |
Interfaces da teoria da aprendizagem significativa e a formação de professores nas aulas de matemática nos primeiros anos do ensino fundamental |
author |
Santos, Anderson Oramisio |
author_facet |
Santos, Anderson Oramisio Oliveira, Guilherme Saramago de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Guilherme Saramago de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Anderson Oramisio Oliveira, Guilherme Saramago de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem significativa Formação de professores Matemática Meaningful learning Teacher training Mathematics CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO Matemática (Ensino fundamental) Professores - Formação Aprendizagem |
topic |
Aprendizagem significativa Formação de professores Matemática Meaningful learning Teacher training Mathematics CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO Matemática (Ensino fundamental) Professores - Formação Aprendizagem |
description |
This paper deals with the impacts and elements of David Ausubel's Theory of Meaningful Learning, and his contributions to mathematical learning in the early years of elementary school, understanding about aspects of pedagogical practice and improving the teaching-learning process. The research methodology used was bibliographic, with a study of works by national and international authors, such as: Moreira and Masini (2006), Ausubel (1973), Ausubel, Novak and Hanesian (1980), among others, which contribute to the reflections related to the teaching and meaningful learning of mathematics. We conclude that the study is important in the educational scope, addressing the acquisition of new meanings by the student, as well as factors and conditions necessary for learning to occur and, consequently, subsidizing their practice. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019 2020-08-06T17:37:52Z 2020-08-06T17:37:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS , Anderson Oramisio; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de. Interfaces da teoria da aprendizagem significativa e a formação de professores nas aulas de matemática nos primeiros anos do ensino fundamental. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA: 10 ANOS DO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UFU, 2., 2019. Uberlândia. Anais eletrônicos [...]. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Educação, Pedagogia a Distância, 2019. p. 5-19. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29623. Acesso em: 06 de agosto de 2020. 2358-3617 https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29623 |
identifier_str_mv |
SANTOS , Anderson Oramisio; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de. Interfaces da teoria da aprendizagem significativa e a formação de professores nas aulas de matemática nos primeiros anos do ensino fundamental. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA: 10 ANOS DO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UFU, 2., 2019. Uberlândia. Anais eletrônicos [...]. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Educação, Pedagogia a Distância, 2019. p. 5-19. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29623. Acesso em: 06 de agosto de 2020. 2358-3617 |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29623 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Anais eletrônicos Seminário Nacional de Formação de Professores a Distância: 10 anos do curso de Pedagogia a Distância da UFU |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711590306873344 |