O uso do blog no ensino e aprendizagem da microbiologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Elisângela Jeronima Inácia Andrade
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17776
https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.507
Resumo: This work is educational product a blog that provides experiments with alternative materials in teaching and learning of microbiology as well as videos that discuss about the microbial world. This research is justified by the need for a "tool" where one can find experiments with alternative materials in microbiology content. The aim of this study is to provide a virtual space where teachers can find experiments with alternative materials. As for the methodology it is a mixed research, quantitative as to the form answered by teachers in order to trace the profile of teachers through the use of new technologies and qualitative compared to comments made by teachers in relation to experiments and videos. The research shows that teachers seek to improve towards new technologies, through the blog a sociocultural interaction was possible, since there was socialized communication between teachers on the use of experimental activities in the classroom as well as in relation to videos on the microbial world about the videos on the microbial world.
id UFU_2c16485fa510765e85637568ff2a89b6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/17776
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling O uso do blog no ensino e aprendizagem da microbiologiaCiência - Estudo e ensinoTecnologia educacionalBlogs - Formação de professoresTecnologias da informação e comunicaçãoBlogMicrobiologia e interações entre professoresInformation and communication technologieMicrobiology and interactionsAmong teachersCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRAThis work is educational product a blog that provides experiments with alternative materials in teaching and learning of microbiology as well as videos that discuss about the microbial world. This research is justified by the need for a "tool" where one can find experiments with alternative materials in microbiology content. The aim of this study is to provide a virtual space where teachers can find experiments with alternative materials. As for the methodology it is a mixed research, quantitative as to the form answered by teachers in order to trace the profile of teachers through the use of new technologies and qualitative compared to comments made by teachers in relation to experiments and videos. The research shows that teachers seek to improve towards new technologies, through the blog a sociocultural interaction was possible, since there was socialized communication between teachers on the use of experimental activities in the classroom as well as in relation to videos on the microbial world about the videos on the microbial world.Dissertação (Mestrado)Este trabalho tem como produto educativo um blog que disponibiliza experimentos com materiais alternativos no ensino e aprendizagem da Microbiologia, bem como vídeos que abordam sobre o mundo microbiano. A presente pesquisa tem como justificativa a necessidade de um “instrumento” onde se possa encontrar experimentos com materiais alternativos no conteúdo de microbiologia. O objetivo geral deste trabalho é fornecer aos professores um espaço virtual onde possam encontrar experimentos com materiais alternativos. Quanto à metodologia trata-se de uma pesquisa mista, quantitativa quanto ao formulário respondido pelos docentes, visando traçar o perfil dos docentes mediante à utilização das novas tecnologias e qualitativa ante aos comentários realizados pelos docentes em relação aos experimentos e vídeos. A pesquisa aponta que os docentes procuram se aperfeiçoar perante as novas tecnologias, através do blog foi possível uma interação sociocultural, uma vez que houve comunicação socializada entre os docentes quanto à utilização de atividades experimentais em sala de aula, bem como, em relação aos vídeos sobre o mundo microbiano.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)Longhini, Iara Maria Morahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790627D9Silva, Elisângela Jeronima Inácia Andrade2016-09-26T14:11:15Z2016-09-26T14:11:15Z2015-11-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Elisângela Jeronima Inácia Andrade. O uso do blog no ensino e aprendizagem da microbiologia. 2015. 61 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.507https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17776https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.507porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-07-22T01:55:31Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/17776Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-07-22T01:55:31Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do blog no ensino e aprendizagem da microbiologia
title O uso do blog no ensino e aprendizagem da microbiologia
spellingShingle O uso do blog no ensino e aprendizagem da microbiologia
Silva, Elisângela Jeronima Inácia Andrade
Ciência - Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Blogs - Formação de professores
Tecnologias da informação e comunicação
Blog
Microbiologia e interações entre professores
Information and communication technologie
Microbiology and interactions
Among teachers
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
title_short O uso do blog no ensino e aprendizagem da microbiologia
title_full O uso do blog no ensino e aprendizagem da microbiologia
title_fullStr O uso do blog no ensino e aprendizagem da microbiologia
title_full_unstemmed O uso do blog no ensino e aprendizagem da microbiologia
title_sort O uso do blog no ensino e aprendizagem da microbiologia
author Silva, Elisângela Jeronima Inácia Andrade
author_facet Silva, Elisângela Jeronima Inácia Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Longhini, Iara Maria Mora
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790627D9
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Elisângela Jeronima Inácia Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência - Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Blogs - Formação de professores
Tecnologias da informação e comunicação
Blog
Microbiologia e interações entre professores
Information and communication technologie
Microbiology and interactions
Among teachers
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
topic Ciência - Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Blogs - Formação de professores
Tecnologias da informação e comunicação
Blog
Microbiologia e interações entre professores
Information and communication technologie
Microbiology and interactions
Among teachers
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description This work is educational product a blog that provides experiments with alternative materials in teaching and learning of microbiology as well as videos that discuss about the microbial world. This research is justified by the need for a "tool" where one can find experiments with alternative materials in microbiology content. The aim of this study is to provide a virtual space where teachers can find experiments with alternative materials. As for the methodology it is a mixed research, quantitative as to the form answered by teachers in order to trace the profile of teachers through the use of new technologies and qualitative compared to comments made by teachers in relation to experiments and videos. The research shows that teachers seek to improve towards new technologies, through the blog a sociocultural interaction was possible, since there was socialized communication between teachers on the use of experimental activities in the classroom as well as in relation to videos on the microbial world about the videos on the microbial world.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-10
2016-09-26T14:11:15Z
2016-09-26T14:11:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Elisângela Jeronima Inácia Andrade. O uso do blog no ensino e aprendizagem da microbiologia. 2015. 61 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.507
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17776
https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.507
identifier_str_mv SILVA, Elisângela Jeronima Inácia Andrade. O uso do blog no ensino e aprendizagem da microbiologia. 2015. 61 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.507
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17776
https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.507
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569649112252416