Cena e presentificação: análise da presença cênica na obra "Maneries", da Cia Luis Garay

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Fernando César
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12309
https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.148
Resumo: This is a study of Maneries, a piece from Cia Luis Garay (Buenos Aires-Argentina) starting from the concept of Scenic Presence. We have started by conceptualize Scenic Presenc term as a reality representation starting from the ideia of body training as well as what are understood by the meaning construction of the piece. This study reflects and contextualizes Scenic Presence from Art Thinkers and verticalizes the theme beyond Presence Dispositives as such as the Triple Presence: Construction of Presence, Maitenence of Presence and Virtuality of Presence. Readers follow some interviews with the Cia Luis Garay and their performers where we can have valuable informations about their trajectory as a group of artists. Ending up with conclusion remarks remarks taking into account the main focus of this research.
id UFU_54a5b7d11d3e0c69ed95341544a30e80
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/12309
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Cena e presentificação: análise da presença cênica na obra "Maneries", da Cia Luis GarayManeriesPresença cênicaIdentidadeTempoCorporeidadePerformace (Arte)Arte cênicasManeriesScenic presenceIdentityTimeCorporeityCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESThis is a study of Maneries, a piece from Cia Luis Garay (Buenos Aires-Argentina) starting from the concept of Scenic Presence. We have started by conceptualize Scenic Presenc term as a reality representation starting from the ideia of body training as well as what are understood by the meaning construction of the piece. This study reflects and contextualizes Scenic Presence from Art Thinkers and verticalizes the theme beyond Presence Dispositives as such as the Triple Presence: Construction of Presence, Maitenence of Presence and Virtuality of Presence. Readers follow some interviews with the Cia Luis Garay and their performers where we can have valuable informations about their trajectory as a group of artists. Ending up with conclusion remarks remarks taking into account the main focus of this research.Mestre em ArtesEsta dissertação analisa a obra Maneries, da Cia Luis Garay, de Buenos Aires Argentina, a partir do conceito de Presença Cênica. Iniciamos por conceituar o termo Presença Cênica como representação da realidade, partindo da ideia do treinamento e daquilo que se quer dizer na performance. Traz para reflexão e contextualiza a Presença Cênica sob o olhar de alguns pensadores das artes e verticaliza o tema a partir dos Dispositivos da Presença, assim como do tripé da Presença: Construção da Presença, Manutenção da Presença e Virtualidade da Presença. Paralelo, acompanhamos entrevistas dadas, pela Cia Luis Garay, a este pesquisador e a partir dos testemunhos acompanhamos a trajetória do diretor e da perfomer Florencia Vecino. Por fim, são apresentadas as considerações finais, levando em conta o recorte da pesquisa.Universidade Federal de UberlândiaBRPrograma de Pós-graduação em ArtesLinguística, Letras e ArtesUFUArantes, Luiz Humberto Martinshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799949E7Aleixo, Fernando Manoelhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776974E2Almeida, Marcia Soares dePrado, Fernando César2016-06-22T18:31:26Z2012-12-272016-06-22T18:31:26Z2012-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfPRADO, Fernando César. Cena e presentificação: análise da presença cênica na obra "Maneries", da Cia Luis Garay. 2012. 102 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.148https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12309https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.148porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-10-24T17:04:16Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/12309Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-10-24T17:04:16Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Cena e presentificação: análise da presença cênica na obra "Maneries", da Cia Luis Garay
title Cena e presentificação: análise da presença cênica na obra "Maneries", da Cia Luis Garay
spellingShingle Cena e presentificação: análise da presença cênica na obra "Maneries", da Cia Luis Garay
Prado, Fernando César
Maneries
Presença cênica
Identidade
Tempo
Corporeidade
Performace (Arte)
Arte cênicas
Maneries
Scenic presence
Identity
Time
Corporeity
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
title_short Cena e presentificação: análise da presença cênica na obra "Maneries", da Cia Luis Garay
title_full Cena e presentificação: análise da presença cênica na obra "Maneries", da Cia Luis Garay
title_fullStr Cena e presentificação: análise da presença cênica na obra "Maneries", da Cia Luis Garay
title_full_unstemmed Cena e presentificação: análise da presença cênica na obra "Maneries", da Cia Luis Garay
title_sort Cena e presentificação: análise da presença cênica na obra "Maneries", da Cia Luis Garay
author Prado, Fernando César
author_facet Prado, Fernando César
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arantes, Luiz Humberto Martins
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799949E7
Aleixo, Fernando Manoel
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776974E2
Almeida, Marcia Soares de
dc.contributor.author.fl_str_mv Prado, Fernando César
dc.subject.por.fl_str_mv Maneries
Presença cênica
Identidade
Tempo
Corporeidade
Performace (Arte)
Arte cênicas
Maneries
Scenic presence
Identity
Time
Corporeity
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
topic Maneries
Presença cênica
Identidade
Tempo
Corporeidade
Performace (Arte)
Arte cênicas
Maneries
Scenic presence
Identity
Time
Corporeity
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
description This is a study of Maneries, a piece from Cia Luis Garay (Buenos Aires-Argentina) starting from the concept of Scenic Presence. We have started by conceptualize Scenic Presenc term as a reality representation starting from the ideia of body training as well as what are understood by the meaning construction of the piece. This study reflects and contextualizes Scenic Presence from Art Thinkers and verticalizes the theme beyond Presence Dispositives as such as the Triple Presence: Construction of Presence, Maitenence of Presence and Virtuality of Presence. Readers follow some interviews with the Cia Luis Garay and their performers where we can have valuable informations about their trajectory as a group of artists. Ending up with conclusion remarks remarks taking into account the main focus of this research.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-27
2012-03-02
2016-06-22T18:31:26Z
2016-06-22T18:31:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PRADO, Fernando César. Cena e presentificação: análise da presença cênica na obra "Maneries", da Cia Luis Garay. 2012. 102 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.148
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12309
https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.148
identifier_str_mv PRADO, Fernando César. Cena e presentificação: análise da presença cênica na obra "Maneries", da Cia Luis Garay. 2012. 102 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.148
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12309
https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
BR
Programa de Pós-graduação em Artes
Linguística, Letras e Artes
UFU
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
BR
Programa de Pós-graduação em Artes
Linguística, Letras e Artes
UFU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569635768074240