Improvisação em dança na educação básica: uma experiência pedagógica com estudantes do ensino fundamental (1º ao 5º ano)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, Rafael Gouveia
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31548
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.666
Resumo: Dance may afford a wide range of apprenticeship in the school environment. The students, through this language, when exploring the ludic aspect of pedagogical activities get in touch with experiences that instigate and allow the improvement of their creativity in order to achieve movement freedom, expression and the development of other dimensions of body´s subjectivities. The present text intents to reflect upon the experience developed during dance classes based on contemporary pedagogical approaches with students from 1st up to 5th grades of elementary school at Escola Municipal de Tempo Integral Dona Venância Magalhães Cotrim, from Rede Municipal de Ensino de Itumbiara (Goiás). On this process, theorical-methodological articulations are woven with authors that are thinking the presence of dance in the school, especially those who believe in improvisation as a creative and pedagogical resource. As an artist-teaching, I traverse and I am traversed by singular experiences that corroborate for knowledge production in classroom ground, in the inner space of basic education. At last, a pedagogical experience embraced by a sensitive and significant regard which is in contact with challenges and possibilities of thinking dance and artistic creation in the educational context is elucidate.
id UFU_58f17d2a165313a55312d36440bd179a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/31548
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Improvisação em dança na educação básica: uma experiência pedagógica com estudantes do ensino fundamental (1º ao 5º ano)Dance improvisation in basic education: a pedagogical experience with students of elementary school (1st up to 5th grades)DançaEducação básicaExperiência pedagógicaImprovisação em dançaDanceBasic educationPedagogical experienceDance improvisationCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESDança na educaçãoEnsino fundamentalImprovisação na dançaDance may afford a wide range of apprenticeship in the school environment. The students, through this language, when exploring the ludic aspect of pedagogical activities get in touch with experiences that instigate and allow the improvement of their creativity in order to achieve movement freedom, expression and the development of other dimensions of body´s subjectivities. The present text intents to reflect upon the experience developed during dance classes based on contemporary pedagogical approaches with students from 1st up to 5th grades of elementary school at Escola Municipal de Tempo Integral Dona Venância Magalhães Cotrim, from Rede Municipal de Ensino de Itumbiara (Goiás). On this process, theorical-methodological articulations are woven with authors that are thinking the presence of dance in the school, especially those who believe in improvisation as a creative and pedagogical resource. As an artist-teaching, I traverse and I am traversed by singular experiences that corroborate for knowledge production in classroom ground, in the inner space of basic education. At last, a pedagogical experience embraced by a sensitive and significant regard which is in contact with challenges and possibilities of thinking dance and artistic creation in the educational context is elucidate.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorDissertação (Mestrado)A dança pode proporcionar um vasto leque de aprendizagens no ambiente escolar. A criança precisa de experiências que permitam aprimorar sua criatividade e interpretação, atividades que explorem o aspecto lúdico, para alcançar a liberdade de movimento, expressão e o desenvolvimento de outras dimensões contidas no inconsciente. Pretende-se refletir sobre a experiência com o desenvolvimento de abordagens pedagógicas contemporâneas nas aulas de dança oferecidas na Escola Municipal de Tempo Integral Dona Venância Magalhães Cotrim, da Rede Municipal de Ensino de Itumbiara (Goiás) com alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. No presente processo, são tecidas articulações teórico-metodológicas com autores que vem pensando a dança na escola, especialmente aqueles que investem no estudo da improvisação como recurso criativo e pedagógico. Com esta proposição se colocam como artistas-docentes, atravessando e sendo atravessados em meio a experiências singulares e que corroboram na produção dos conhecimentos no chão da sala de aula, no interior da escola de educação básica. Por fim, elucida-se uma experiência pedagógica amparada pelo olhar sensível e atuante em contato com desafios e possibilidades de pensar a dança e produção artística atravessada por esta linguagem no contexto escolar.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)Costa, Daniel Santoshttp://lattes.cnpq.br/3266759891135746Silva, Patrícia Chavarelli Vilela dahttp://lattes.cnpq.br/2350535747951507Ramos, Jarbas Siqueirahttp://lattes.cnpq.br/8633520438663625Bueno, Rafael Gouveia2021-04-09T12:14:48Z2021-04-09T12:14:48Z2020-09-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBUENO, Rafael Gouveia. Improvisação em dança na educação básica: uma experiência pedagógica com estudantes do ensino fundamental (1º ao 5º ano). 2020. 46 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.666.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31548http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.666porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-04-10T06:16:12Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/31548Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-04-10T06:16:12Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Improvisação em dança na educação básica: uma experiência pedagógica com estudantes do ensino fundamental (1º ao 5º ano)
Dance improvisation in basic education: a pedagogical experience with students of elementary school (1st up to 5th grades)
title Improvisação em dança na educação básica: uma experiência pedagógica com estudantes do ensino fundamental (1º ao 5º ano)
spellingShingle Improvisação em dança na educação básica: uma experiência pedagógica com estudantes do ensino fundamental (1º ao 5º ano)
Bueno, Rafael Gouveia
Dança
Educação básica
Experiência pedagógica
Improvisação em dança
Dance
Basic education
Pedagogical experience
Dance improvisation
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Dança na educação
Ensino fundamental
Improvisação na dança
title_short Improvisação em dança na educação básica: uma experiência pedagógica com estudantes do ensino fundamental (1º ao 5º ano)
title_full Improvisação em dança na educação básica: uma experiência pedagógica com estudantes do ensino fundamental (1º ao 5º ano)
title_fullStr Improvisação em dança na educação básica: uma experiência pedagógica com estudantes do ensino fundamental (1º ao 5º ano)
title_full_unstemmed Improvisação em dança na educação básica: uma experiência pedagógica com estudantes do ensino fundamental (1º ao 5º ano)
title_sort Improvisação em dança na educação básica: uma experiência pedagógica com estudantes do ensino fundamental (1º ao 5º ano)
author Bueno, Rafael Gouveia
author_facet Bueno, Rafael Gouveia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Daniel Santos
http://lattes.cnpq.br/3266759891135746
Silva, Patrícia Chavarelli Vilela da
http://lattes.cnpq.br/2350535747951507
Ramos, Jarbas Siqueira
http://lattes.cnpq.br/8633520438663625
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno, Rafael Gouveia
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Educação básica
Experiência pedagógica
Improvisação em dança
Dance
Basic education
Pedagogical experience
Dance improvisation
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Dança na educação
Ensino fundamental
Improvisação na dança
topic Dança
Educação básica
Experiência pedagógica
Improvisação em dança
Dance
Basic education
Pedagogical experience
Dance improvisation
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Dança na educação
Ensino fundamental
Improvisação na dança
description Dance may afford a wide range of apprenticeship in the school environment. The students, through this language, when exploring the ludic aspect of pedagogical activities get in touch with experiences that instigate and allow the improvement of their creativity in order to achieve movement freedom, expression and the development of other dimensions of body´s subjectivities. The present text intents to reflect upon the experience developed during dance classes based on contemporary pedagogical approaches with students from 1st up to 5th grades of elementary school at Escola Municipal de Tempo Integral Dona Venância Magalhães Cotrim, from Rede Municipal de Ensino de Itumbiara (Goiás). On this process, theorical-methodological articulations are woven with authors that are thinking the presence of dance in the school, especially those who believe in improvisation as a creative and pedagogical resource. As an artist-teaching, I traverse and I am traversed by singular experiences that corroborate for knowledge production in classroom ground, in the inner space of basic education. At last, a pedagogical experience embraced by a sensitive and significant regard which is in contact with challenges and possibilities of thinking dance and artistic creation in the educational context is elucidate.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-25
2021-04-09T12:14:48Z
2021-04-09T12:14:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BUENO, Rafael Gouveia. Improvisação em dança na educação básica: uma experiência pedagógica com estudantes do ensino fundamental (1º ao 5º ano). 2020. 46 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.666.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31548
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.666
identifier_str_mv BUENO, Rafael Gouveia. Improvisação em dança na educação básica: uma experiência pedagógica com estudantes do ensino fundamental (1º ao 5º ano). 2020. 46 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.666.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31548
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.666
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569700869963776