As Percepções de Famílias de Crianças da Educação Infantil sobre o Ensino Remoto durante a Pandemia da Covid-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34692 |
Resumo: | CAPS - Centro de Atenção Psicosocial |
id |
UFU_5ba89eec3bec9d5238abd2b5808f2b9d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/34692 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
As Percepções de Famílias de Crianças da Educação Infantil sobre o Ensino Remoto durante a Pandemia da Covid-19FamíliasEducação infantilEnsino remotoPandemiaFamiliesPreschool educationRemote teachingPandemicCNPQ::CIENCIAS HUMANASCAPS - Centro de Atenção PsicosocialCBMM - Companhia Brasileira de Metalurgia e MineraçãoCBP&D/Café - Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do CaféCEFET/GO - Centro Federal de Educação Tecnológica de GoiásCEMIG - Companhia Energética de Minas GeraisCENAPAD - Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho em São PauloCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoCoencil ConstruçõesCSIRO - Tropical Ecosystems Research CentreDerly J. G. RodriguesDuratexEletrobras - Centrais Elétricas Brasileiras S.A.Embraco - Empresa Brasileira de CompressoresEmbrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa AgropecuáriaEuropean Union ProgrammeFAPEAL - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de AlagoasFAPEAM - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do AmazonasFAPEG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de GoiásFAPEMA - Fundação de Amparo a Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do MaranhãoFAPEMAT - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Mato GrossoFAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas GeraisFAPERGS - Fundação de Amparo a Pesquisa no Estado do Rio Grande do SulFAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de JaneiroFAPESB - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da BahiaFAPESP - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São PauloFATEC - Fundação de Amparo a Ciência e TecnologiaFAU - Fundação de Apoio UniversitárioFinep - Financiadora de Estudos e ProjetosFMB - Fundação Manoel de BarrosFNS - Fundo Nacional de Saúde - Ministério da SaúdeFPM - Faculdade Patos de MinasFUNCAP - Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e TecnológicoFundação LemannGCUB - Grupo Coimbra de Universidades BrasileirasHolcim BrasilIFG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de GoiásIFM - Instituto Fábrica do MilênioIFMT - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato GrossoIFNMG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas GeraisINEO - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Eletrônica OrgânicaINCT-Hympar Sudeste - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Hymenoptera Parasitoides da Região Sudeste BrasileiraINCT-MACC - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Medicina Assistida por Computação CientíficaINCT-EIE - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia De Estruturas Inteligentes em EngenhariaINCT - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de NanobiofarmacêuticaINCT - Instituto Nacional de Ciência e TecnologiaIMMP - Instituto Multidiciplinar de Materiais PoliméricosIpea - Instituto de Pesquisa Econômica AplicadaIQUFU - Instituto de Química da Universidade Federal de UberlândiaMCTESTP - Ministério da Ciência e Tecnologia de MoçambiqueMinistério da Ciência e Tecnologia e InovaçãoN-Biofar - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Nano-BiofarmacêuticaNanobraxNational Science FoundationNSF - National Science FoundationOEA - Organização das Nações AmericanasPetrobrás - Petróleo Brasileiro S.APetropasy Tecnologia em PoliuretanosPrefeitura Municipal de ItuiutabaRede FitocerradoRNP - Rede Nacional de Ensino e PesquisaRQMG - Rede Mineira de QuímicaSEE/SP - Secretaria da Educação do Estado de São PauloSES-MT - Secretaria de Estado de Saúde de Mato GrossoUEG - Universidade Estadual de GoiásUEMS - Universidade Estadual do Mato Grosso do SulUESB - Universidade Estadual do Sudoeste da BahiaUF - Universidade da FlóridaUFAC - Universidade Federal do AcreUFMS - Universidade Federal do Mato Grosso do SulUFU - Universidade Federal de UberlândiaUNEC - Centro Universitário de CaratingaUNEMAT - Universidade do Estado de Mato GrossoUNIARAXÁ - Centro Universitário do Planalto de AraxáUNIFRAN - Universidade de FrancaUnimontes - Universidade Estadual de Montes ClarosUNIPAC - Universidade Presidente Antônio CarlosUNIPAM - Centro Universitário de Patos de MinasUSIMINAS - Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S/AVALE S. A.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Sabe-se que as crianças para se desenvolverem na Educação Infantil precisam aprender por meio dos vínculos que estabelecem e na interação com as pessoas. Assim, escola e família precisam atuar em parceria visando favorecerem o desenvolvimento integral destas. Mas, em razão da pandemia da Covid-19, com o isolamento social e o ensino remoto, as famílias foram ainda mais demandadas em sua participação junto ao processo de aprendizagem de seus filhos. Neste contexto, esta pesquisa se propôs a identificar a percepção das famílias de crianças da educação infantil sobre o ensino remoto durante a pandemia e suas implicações para os processos de desenvolvimento e aprendizagem destas. Utilizando-se da abordagem qualitativa e da Abordagem Histórico Cultural, foram realizadas três entrevistas com famílias de crianças da educação infantil da cidade de Uberlândia/MG. Os resultados apontaram que as famílias foram impactadas de maneiras diferentes pelo ensino remoto mas, de forma geral, elas não perceberam dificuldades das crianças em realizarem as atividades propostas. Afirmaram que os possíveis prejuízos que tiveram se referiram à socialização por não poderem interagir com outras crianças e estarem no contexto escolar. Observa-se que houve comprometimento das famílias em auxiliar as crianças em suas atividades, buscando novos conhecimentos e formas de ensinar, bem como compromisso da escola em colaborar com as famílias em suas dificuldades. Dessa forma, acredita-se que o ensino remoto modificou o processo de aprendizagem das crianças, mas com a parceria família-escola foi possível que elas vivenciassem esse período sem comprometer significativamente seu desenvolvimento integral.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPsicologiaSilva, Cirlei Evangelistahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=93268BC5CA2FDB1F9B9D478E6D3A2F0A.buscatextual_65Vieira, Nágilla Regina Saraivahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8191385T1&tokenCaptchar=03AGdBq25I0JwPWyfh33ZsOoNFfjovUBh7x5gzHcoB8wgsa0vUdE25HWsqHzBcZxFCxgZrm_YdMfjoPAusNALtlNBidp9zxXn0IVzBZ-XeJbvOI0q3FsZC1U2OpmauloyQ_mmKg1bVhlDY7fB4LcM_1NR2nrLIPxyLU8Z2VPZ8NUYcMq2iNn3sCkAej7IwMKwP2pyN1oIJS9HO_uFACmKkYVOXKEXFR0kAU50ROYUGFrdRjPwJo_YDUSbUjfykjVLT_yS3BZvSmvnHWvSI_De_BQMeMFG_yOflynrODhoifZayM3AT63Zyd-vexku7YzhlHNHRgsfeZLfOxwWFVgRVBy64zhY89SGn5SKTVxugr6KT59n3R0uHX-IxOBojguRWMVwojZ9CIqT9ff4tpT-m0GrHrZUSYXklG0KaeFMhHW4EXDzIvctp-Lc6XPu6Gwnp_MGNUiayub1-8rAe10Ce33hpjoOQ0SMlRwAssis, Fernanda Bernardes dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4745363P7&tokenCaptchar=03AGdBq26vSJi_76GZdVP3gRMjHnZmb1FoIINydTS-pJlovYN6a1D7y6dbkTWKGigZySDzle9jYkDbXT0n9Rkq1ryJYjQVl0a_OUrZPhD43mjuetPlUbRJIAyrv9mAVLvavZtb2g9mbdGEuyFDt2uWirX4yTXMCa5dVKYqxpwDsRmpiZXXTraVbYl61DB7j7lMtePQCAU5D_63xcfDhGHMyMO2RPaF5lCA8NR4XN-2iCFGBanV4hsGZzCTc0IarLypE-5-B0m_hBmBrZ64hNQbd8uSCjzYFvWb3VxKVlnZRyw50VcwFBaPeeXpgrJRD24-gbrMEmAkO5kP0C0lmf-3afvtoVOlMXxJKaqnYR5O97odSU6u0CqVcC72V908G4RG0BdDlfLI6rBOJ1f1XRhcfIjGVH4_XQUmp36cp2myTU3OLEw6YdODmJzdg2X6yLdHINzfKQi8q_Lqx5v5Yaon_tpQllVgm-J2jASantos, Amanda Caixeta dos2022-04-12T13:18:42Z2022-04-12T13:18:42Z2022-03-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTOS, Amanda Caixeta. As percepções de famílias de crianças da Educação Infantil sobre o ensino remoto durante a pandemia da Covid-19. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34692porAttribution-NoDerivs 3.0 United Stateshttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-04-13T06:15:50Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/34692Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-04-13T06:15:50Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As Percepções de Famílias de Crianças da Educação Infantil sobre o Ensino Remoto durante a Pandemia da Covid-19 |
title |
As Percepções de Famílias de Crianças da Educação Infantil sobre o Ensino Remoto durante a Pandemia da Covid-19 |
spellingShingle |
As Percepções de Famílias de Crianças da Educação Infantil sobre o Ensino Remoto durante a Pandemia da Covid-19 Santos, Amanda Caixeta dos Famílias Educação infantil Ensino remoto Pandemia Families Preschool education Remote teaching Pandemic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
title_short |
As Percepções de Famílias de Crianças da Educação Infantil sobre o Ensino Remoto durante a Pandemia da Covid-19 |
title_full |
As Percepções de Famílias de Crianças da Educação Infantil sobre o Ensino Remoto durante a Pandemia da Covid-19 |
title_fullStr |
As Percepções de Famílias de Crianças da Educação Infantil sobre o Ensino Remoto durante a Pandemia da Covid-19 |
title_full_unstemmed |
As Percepções de Famílias de Crianças da Educação Infantil sobre o Ensino Remoto durante a Pandemia da Covid-19 |
title_sort |
As Percepções de Famílias de Crianças da Educação Infantil sobre o Ensino Remoto durante a Pandemia da Covid-19 |
author |
Santos, Amanda Caixeta dos |
author_facet |
Santos, Amanda Caixeta dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Cirlei Evangelista http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=93268BC5CA2FDB1F9B9D478E6D3A2F0A.buscatextual_65 Vieira, Nágilla Regina Saraiva http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8191385T1&tokenCaptchar=03AGdBq25I0JwPWyfh33ZsOoNFfjovUBh7x5gzHcoB8wgsa0vUdE25HWsqHzBcZxFCxgZrm_YdMfjoPAusNALtlNBidp9zxXn0IVzBZ-XeJbvOI0q3FsZC1U2OpmauloyQ_mmKg1bVhlDY7fB4LcM_1NR2nrLIPxyLU8Z2VPZ8NUYcMq2iNn3sCkAej7IwMKwP2pyN1oIJS9HO_uFACmKkYVOXKEXFR0kAU50ROYUGFrdRjPwJo_YDUSbUjfykjVLT_yS3BZvSmvnHWvSI_De_BQMeMFG_yOflynrODhoifZayM3AT63Zyd-vexku7YzhlHNHRgsfeZLfOxwWFVgRVBy64zhY89SGn5SKTVxugr6KT59n3R0uHX-IxOBojguRWMVwojZ9CIqT9ff4tpT-m0GrHrZUSYXklG0KaeFMhHW4EXDzIvctp-Lc6XPu6Gwnp_MGNUiayub1-8rAe10Ce33hpjoOQ0SMlRw Assis, Fernanda Bernardes de http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4745363P7&tokenCaptchar=03AGdBq26vSJi_76GZdVP3gRMjHnZmb1FoIINydTS-pJlovYN6a1D7y6dbkTWKGigZySDzle9jYkDbXT0n9Rkq1ryJYjQVl0a_OUrZPhD43mjuetPlUbRJIAyrv9mAVLvavZtb2g9mbdGEuyFDt2uWirX4yTXMCa5dVKYqxpwDsRmpiZXXTraVbYl61DB7j7lMtePQCAU5D_63xcfDhGHMyMO2RPaF5lCA8NR4XN-2iCFGBanV4hsGZzCTc0IarLypE-5-B0m_hBmBrZ64hNQbd8uSCjzYFvWb3VxKVlnZRyw50VcwFBaPeeXpgrJRD24-gbrMEmAkO5kP0C0lmf-3afvtoVOlMXxJKaqnYR5O97odSU6u0CqVcC72V908G4RG0BdDlfLI6rBOJ1f1XRhcfIjGVH4_XQUmp36cp2myTU3OLEw6YdODmJzdg2X6yLdHINzfKQi8q_Lqx5v5Yaon_tpQllVgm-J2jA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Amanda Caixeta dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Famílias Educação infantil Ensino remoto Pandemia Families Preschool education Remote teaching Pandemic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
topic |
Famílias Educação infantil Ensino remoto Pandemia Families Preschool education Remote teaching Pandemic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
description |
CAPS - Centro de Atenção Psicosocial |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-12T13:18:42Z 2022-04-12T13:18:42Z 2022-03-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Amanda Caixeta. As percepções de famílias de crianças da Educação Infantil sobre o ensino remoto durante a pandemia da Covid-19. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34692 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Amanda Caixeta. As percepções de famílias de crianças da Educação Infantil sobre o ensino remoto durante a pandemia da Covid-19. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34692 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1805569681088577536 |