Residência pedagógica: implicações na formação do licenciando em Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Beatriz de Souza Lima
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35023
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
id UFU_6c8d0887b6c34bb73876d65531ee0bb4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/35023
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Residência pedagógica: implicações na formação do licenciando em MatemáticaPedagogical residency: implications for the formation of undergraduate students in MathematicsFormação inicialResidência pedagógicaSaberes docentesFormação docenteIndução docenteCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRATrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Esta pesquisa refere-se ao Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Matemática – Licenciatura, do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A questão norteadora desta investigação foi: Quais são as contribuições do programa de Residência Pedagógica – Subprojeto Multidisciplinar – na formação dos alunos das Licenciaturas de Matemática e Química do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no período de agosto de 2018 a janeiro de 2020, referente à chamada do Edital CAPES n.º 06/2018? Nessa perspectiva, nosso objetivo geral consistiu em analisar as ações desenvolvidas, de cunho científico e metodológico, do programa de Residência Pedagógica do subprojeto multidisciplinar. Para contemplar o objetivo geral, desenvolvemos os seguintes objetivos específicos: (a) compreender as concepções do programa Residência Pedagógica; (b) conhecer a proposta do projeto institucional da Residência Pedagógica da UFU; (c) conhecer os relatórios finais individual referente aos residentes vinculados à licenciatura de Matemática do ICENP que participaram do Subprojeto Multidisciplinar, Núcleo Matemática e Química, no período de participação do Subprojeto; (d) interpretar e descrever as concepções do Edital CAPES n.º 06/2018; e (e) revisar os pressupostos teóricos referente às concepções da formação inicial docente. Para atingir esses objetivos e responder à questão norteadora, foi utilizada a metodologia qualitativa de análise documental, com destaque no estudo de dados das atividades propostas aos participantes do programa por meio dos relatórios. Na análise dos dados apresentados nos relatórios, percebeu-se a importância de investir em políticas públicas na formação inicial dos futuros docentes, pois, por intermédio dela, os participantes da pesquisa puderam agregar em sua formação saberes docentes que possibilitaram novas percepções e abordagens metodológicas que complementam os saberes adquiridos na formação inicial e respondem com qualidade às necessidades da atualidade, fazendo com que esses futuros docentes iniciem suas atividades profissionais tendo noção da sua profissão.2022-05-09Universidade Federal de UberlândiaBrasilMatemáticaMarim, Vlademirhttp://lattes.cnpq.br/8618346653372477Pires, Rogério Fernandohttp://lattes.cnpq.br/2795801064535157Souza, Leandro de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/5133010305349485Garcia, Beatriz de Souza Lima2022-05-10T15:21:14Z2022-05-10T15:21:14Z2022-05-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGARCIA, Beatriz de Souza Lima. Residência pedagógica: implicações na formação do licenciando em Matemática. 2022. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35023porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-05-11T06:13:18Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/35023Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-05-11T06:13:18Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Residência pedagógica: implicações na formação do licenciando em Matemática
Pedagogical residency: implications for the formation of undergraduate students in Mathematics
title Residência pedagógica: implicações na formação do licenciando em Matemática
spellingShingle Residência pedagógica: implicações na formação do licenciando em Matemática
Garcia, Beatriz de Souza Lima
Formação inicial
Residência pedagógica
Saberes docentes
Formação docente
Indução docente
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
title_short Residência pedagógica: implicações na formação do licenciando em Matemática
title_full Residência pedagógica: implicações na formação do licenciando em Matemática
title_fullStr Residência pedagógica: implicações na formação do licenciando em Matemática
title_full_unstemmed Residência pedagógica: implicações na formação do licenciando em Matemática
title_sort Residência pedagógica: implicações na formação do licenciando em Matemática
author Garcia, Beatriz de Souza Lima
author_facet Garcia, Beatriz de Souza Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marim, Vlademir
http://lattes.cnpq.br/8618346653372477
Pires, Rogério Fernando
http://lattes.cnpq.br/2795801064535157
Souza, Leandro de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/5133010305349485
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Beatriz de Souza Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial
Residência pedagógica
Saberes docentes
Formação docente
Indução docente
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
topic Formação inicial
Residência pedagógica
Saberes docentes
Formação docente
Indução docente
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-10T15:21:14Z
2022-05-10T15:21:14Z
2022-05-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GARCIA, Beatriz de Souza Lima. Residência pedagógica: implicações na formação do licenciando em Matemática. 2022. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35023
identifier_str_mv GARCIA, Beatriz de Souza Lima. Residência pedagógica: implicações na formação do licenciando em Matemática. 2022. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569621252636672