Relicário de Afetos: caminhos para um processo artístico pedagógico na Escola Estadual do Parque São Jorge
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35146 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5550 |
Resumo: | This work proposes the preparation and application of pedagogical procedures and processes within the classroom, in the second year classes of high school at the State School of Parque São Jorge. It is a set of pedagogical practices, flexible, based on the Curve of Experience of Pedagogy Griô and that, systematized within the possibilities of formal education, follow a path that develops an emotional preparation in the awareness of oneself, of the other, of individual memories in a collective, belonging and artistic creation. The research started with the hypothesis of the existence of a supposed collective culture. The field research indicated, at the beginning of the work, that this idea was not supported in the context of the investigation. We then followed a path of exploration and sharing of the memories, knowledge, affectivity and identity of the students, placing them as assets and creators. This process culminates in artistic expressions that arise from the survey of a recurring theme for each room and from there artistic productions are carried out on the themes of each class (2ºA Sono. 2ºB Guerra. 2ºC Fuga. 2ºD Avós, Café. 2ºE A Goiabeira de onde eu vim.), like memories and public relations. |
id |
UFU_7a818f6f790408f23a31f5b1e9371e33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/35146 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Relicário de Afetos: caminhos para um processo artístico pedagógico na Escola Estadual do Parque São JorgeReliquary of Affections: Pathways to a pedagogical art process at the State School of Parque São JorgeMemóriaPráticas PedagógicasCriação em ArtesMemoryPedagogicol PraticesCreation in artsCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESArtes - estudo e ensinoEducação artística (Ensino médio)MemóriaCriação na arteThis work proposes the preparation and application of pedagogical procedures and processes within the classroom, in the second year classes of high school at the State School of Parque São Jorge. It is a set of pedagogical practices, flexible, based on the Curve of Experience of Pedagogy Griô and that, systematized within the possibilities of formal education, follow a path that develops an emotional preparation in the awareness of oneself, of the other, of individual memories in a collective, belonging and artistic creation. The research started with the hypothesis of the existence of a supposed collective culture. The field research indicated, at the beginning of the work, that this idea was not supported in the context of the investigation. We then followed a path of exploration and sharing of the memories, knowledge, affectivity and identity of the students, placing them as assets and creators. This process culminates in artistic expressions that arise from the survey of a recurring theme for each room and from there artistic productions are carried out on the themes of each class (2ºA Sono. 2ºB Guerra. 2ºC Fuga. 2ºD Avós, Café. 2ºE A Goiabeira de onde eu vim.), like memories and public relations.Dissertação (Mestrado)Este trabalho tem como proposta, a elaboração e aplicação de procedimentos e processos pedagógicos dentro da sala de aula, nas turmas de segundo ano do ensino médio da Escola Estadual do Parque São Jorge. Trata-se de um conjunto de práticas pedagógicas, flexíveis, embasadas na Curva de Vivência da Pedagogia Griô e que, sistematizadas dentro das possibilidades da educação formal, percorrem um caminho que busca desenvolver a preparação emocional na consciência de si, do outro, das memórias individuais em um coletivo, do pertencimento e da criação artística. A pesquisa teve início com a hipótese da existência de uma suposta cultura coletiva. A pesquisa de campo indicou, já no início do trabalho, que esta ideia não se sustentava no contexto da investigação. Seguimos, então, um caminho de exploração e compartilhamento das memórias, dos saberes, da afetividade e da identidade dos alunos colocando-os como sujeitos ativos e criadores. Esse processo culmina em expressões artísticas que surgem do levantamento de um tema recorrente para cada sala e a partir dali são realizadas produções artísticas sobre os temas de cada turma (2ºA Sono. 2ºB Guerra. 2ºC Fuga. 2ºD Avós, Café. 2ºE A Goiabeira de onde venho.), as memórias e as relações estabelecidas.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)Meira, Renata Bittencourthttp://lattes.cnpq.br/7920012076289535Bezelga, Isabelhttp://lattes.cnpq.br/2428972708922464Ramos, Jarbas Siqueirahttp://lattes.cnpq.br/8633520438663625Botelho, Ana Paula Pereira2022-06-10T18:16:44Z2022-06-10T18:16:44Z2021-01-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBOTELHO, Ana Paula Pereira. Relicário de Afetos: caminhos para um processo artístico pedagógico na Escola Estadual do Parque São Jorge. 2021. 56 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5550https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35146http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5550porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United Stateshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-06-11T06:18:55Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/35146Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-06-11T06:18:55Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relicário de Afetos: caminhos para um processo artístico pedagógico na Escola Estadual do Parque São Jorge Reliquary of Affections: Pathways to a pedagogical art process at the State School of Parque São Jorge |
title |
Relicário de Afetos: caminhos para um processo artístico pedagógico na Escola Estadual do Parque São Jorge |
spellingShingle |
Relicário de Afetos: caminhos para um processo artístico pedagógico na Escola Estadual do Parque São Jorge Botelho, Ana Paula Pereira Memória Práticas Pedagógicas Criação em Artes Memory Pedagogicol Pratices Creation in arts CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Artes - estudo e ensino Educação artística (Ensino médio) Memória Criação na arte |
title_short |
Relicário de Afetos: caminhos para um processo artístico pedagógico na Escola Estadual do Parque São Jorge |
title_full |
Relicário de Afetos: caminhos para um processo artístico pedagógico na Escola Estadual do Parque São Jorge |
title_fullStr |
Relicário de Afetos: caminhos para um processo artístico pedagógico na Escola Estadual do Parque São Jorge |
title_full_unstemmed |
Relicário de Afetos: caminhos para um processo artístico pedagógico na Escola Estadual do Parque São Jorge |
title_sort |
Relicário de Afetos: caminhos para um processo artístico pedagógico na Escola Estadual do Parque São Jorge |
author |
Botelho, Ana Paula Pereira |
author_facet |
Botelho, Ana Paula Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Meira, Renata Bittencourt http://lattes.cnpq.br/7920012076289535 Bezelga, Isabel http://lattes.cnpq.br/2428972708922464 Ramos, Jarbas Siqueira http://lattes.cnpq.br/8633520438663625 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Botelho, Ana Paula Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Memória Práticas Pedagógicas Criação em Artes Memory Pedagogicol Pratices Creation in arts CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Artes - estudo e ensino Educação artística (Ensino médio) Memória Criação na arte |
topic |
Memória Práticas Pedagógicas Criação em Artes Memory Pedagogicol Pratices Creation in arts CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Artes - estudo e ensino Educação artística (Ensino médio) Memória Criação na arte |
description |
This work proposes the preparation and application of pedagogical procedures and processes within the classroom, in the second year classes of high school at the State School of Parque São Jorge. It is a set of pedagogical practices, flexible, based on the Curve of Experience of Pedagogy Griô and that, systematized within the possibilities of formal education, follow a path that develops an emotional preparation in the awareness of oneself, of the other, of individual memories in a collective, belonging and artistic creation. The research started with the hypothesis of the existence of a supposed collective culture. The field research indicated, at the beginning of the work, that this idea was not supported in the context of the investigation. We then followed a path of exploration and sharing of the memories, knowledge, affectivity and identity of the students, placing them as assets and creators. This process culminates in artistic expressions that arise from the survey of a recurring theme for each room and from there artistic productions are carried out on the themes of each class (2ºA Sono. 2ºB Guerra. 2ºC Fuga. 2ºD Avós, Café. 2ºE A Goiabeira de onde eu vim.), like memories and public relations. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-30 2022-06-10T18:16:44Z 2022-06-10T18:16:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BOTELHO, Ana Paula Pereira. Relicário de Afetos: caminhos para um processo artístico pedagógico na Escola Estadual do Parque São Jorge. 2021. 56 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5550 https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35146 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5550 |
identifier_str_mv |
BOTELHO, Ana Paula Pereira. Relicário de Afetos: caminhos para um processo artístico pedagógico na Escola Estadual do Parque São Jorge. 2021. 56 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5550 |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35146 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5550 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1805569665013907456 |