Relicário de Afetos: caminhos para um processo artístico pedagógico na Escola Estadual do Parque São Jorge

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Botelho, Ana Paula Pereira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35146
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5550
Resumo: This work proposes the preparation and application of pedagogical procedures and processes within the classroom, in the second year classes of high school at the State School of Parque São Jorge. It is a set of pedagogical practices, flexible, based on the Curve of Experience of Pedagogy Griô and that, systematized within the possibilities of formal education, follow a path that develops an emotional preparation in the awareness of oneself, of the other, of individual memories in a collective, belonging and artistic creation. The research started with the hypothesis of the existence of a supposed collective culture. The field research indicated, at the beginning of the work, that this idea was not supported in the context of the investigation. We then followed a path of exploration and sharing of the memories, knowledge, affectivity and identity of the students, placing them as assets and creators. This process culminates in artistic expressions that arise from the survey of a recurring theme for each room and from there artistic productions are carried out on the themes of each class (2ºA Sono. 2ºB Guerra. 2ºC Fuga. 2ºD Avós, Café. 2ºE A Goiabeira de onde eu vim.), like memories and public relations.
id UFU_7a818f6f790408f23a31f5b1e9371e33
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/35146
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Relicário de Afetos: caminhos para um processo artístico pedagógico na Escola Estadual do Parque São JorgeReliquary of Affections: Pathways to a pedagogical art process at the State School of Parque São JorgeMemóriaPráticas PedagógicasCriação em ArtesMemoryPedagogicol PraticesCreation in artsCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESArtes - estudo e ensinoEducação artística (Ensino médio)MemóriaCriação na arteThis work proposes the preparation and application of pedagogical procedures and processes within the classroom, in the second year classes of high school at the State School of Parque São Jorge. It is a set of pedagogical practices, flexible, based on the Curve of Experience of Pedagogy Griô and that, systematized within the possibilities of formal education, follow a path that develops an emotional preparation in the awareness of oneself, of the other, of individual memories in a collective, belonging and artistic creation. The research started with the hypothesis of the existence of a supposed collective culture. The field research indicated, at the beginning of the work, that this idea was not supported in the context of the investigation. We then followed a path of exploration and sharing of the memories, knowledge, affectivity and identity of the students, placing them as assets and creators. This process culminates in artistic expressions that arise from the survey of a recurring theme for each room and from there artistic productions are carried out on the themes of each class (2ºA Sono. 2ºB Guerra. 2ºC Fuga. 2ºD Avós, Café. 2ºE A Goiabeira de onde eu vim.), like memories and public relations.Dissertação (Mestrado)Este trabalho tem como proposta, a elaboração e aplicação de procedimentos e processos pedagógicos dentro da sala de aula, nas turmas de segundo ano do ensino médio da Escola Estadual do Parque São Jorge. Trata-se de um conjunto de práticas pedagógicas, flexíveis, embasadas na Curva de Vivência da Pedagogia Griô e que, sistematizadas dentro das possibilidades da educação formal, percorrem um caminho que busca desenvolver a preparação emocional na consciência de si, do outro, das memórias individuais em um coletivo, do pertencimento e da criação artística. A pesquisa teve início com a hipótese da existência de uma suposta cultura coletiva. A pesquisa de campo indicou, já no início do trabalho, que esta ideia não se sustentava no contexto da investigação. Seguimos, então, um caminho de exploração e compartilhamento das memórias, dos saberes, da afetividade e da identidade dos alunos colocando-os como sujeitos ativos e criadores. Esse processo culmina em expressões artísticas que surgem do levantamento de um tema recorrente para cada sala e a partir dali são realizadas produções artísticas sobre os temas de cada turma (2ºA Sono. 2ºB Guerra. 2ºC Fuga. 2ºD Avós, Café. 2ºE A Goiabeira de onde venho.), as memórias e as relações estabelecidas.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)Meira, Renata Bittencourthttp://lattes.cnpq.br/7920012076289535Bezelga, Isabelhttp://lattes.cnpq.br/2428972708922464Ramos, Jarbas Siqueirahttp://lattes.cnpq.br/8633520438663625Botelho, Ana Paula Pereira2022-06-10T18:16:44Z2022-06-10T18:16:44Z2021-01-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBOTELHO, Ana Paula Pereira. Relicário de Afetos: caminhos para um processo artístico pedagógico na Escola Estadual do Parque São Jorge. 2021. 56 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5550https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35146http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5550porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United Stateshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-06-11T06:18:55Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/35146Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-06-11T06:18:55Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Relicário de Afetos: caminhos para um processo artístico pedagógico na Escola Estadual do Parque São Jorge
Reliquary of Affections: Pathways to a pedagogical art process at the State School of Parque São Jorge
title Relicário de Afetos: caminhos para um processo artístico pedagógico na Escola Estadual do Parque São Jorge
spellingShingle Relicário de Afetos: caminhos para um processo artístico pedagógico na Escola Estadual do Parque São Jorge
Botelho, Ana Paula Pereira
Memória
Práticas Pedagógicas
Criação em Artes
Memory
Pedagogicol Pratices
Creation in arts
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Artes - estudo e ensino
Educação artística (Ensino médio)
Memória
Criação na arte
title_short Relicário de Afetos: caminhos para um processo artístico pedagógico na Escola Estadual do Parque São Jorge
title_full Relicário de Afetos: caminhos para um processo artístico pedagógico na Escola Estadual do Parque São Jorge
title_fullStr Relicário de Afetos: caminhos para um processo artístico pedagógico na Escola Estadual do Parque São Jorge
title_full_unstemmed Relicário de Afetos: caminhos para um processo artístico pedagógico na Escola Estadual do Parque São Jorge
title_sort Relicário de Afetos: caminhos para um processo artístico pedagógico na Escola Estadual do Parque São Jorge
author Botelho, Ana Paula Pereira
author_facet Botelho, Ana Paula Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Meira, Renata Bittencourt
http://lattes.cnpq.br/7920012076289535
Bezelga, Isabel
http://lattes.cnpq.br/2428972708922464
Ramos, Jarbas Siqueira
http://lattes.cnpq.br/8633520438663625
dc.contributor.author.fl_str_mv Botelho, Ana Paula Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Memória
Práticas Pedagógicas
Criação em Artes
Memory
Pedagogicol Pratices
Creation in arts
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Artes - estudo e ensino
Educação artística (Ensino médio)
Memória
Criação na arte
topic Memória
Práticas Pedagógicas
Criação em Artes
Memory
Pedagogicol Pratices
Creation in arts
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Artes - estudo e ensino
Educação artística (Ensino médio)
Memória
Criação na arte
description This work proposes the preparation and application of pedagogical procedures and processes within the classroom, in the second year classes of high school at the State School of Parque São Jorge. It is a set of pedagogical practices, flexible, based on the Curve of Experience of Pedagogy Griô and that, systematized within the possibilities of formal education, follow a path that develops an emotional preparation in the awareness of oneself, of the other, of individual memories in a collective, belonging and artistic creation. The research started with the hypothesis of the existence of a supposed collective culture. The field research indicated, at the beginning of the work, that this idea was not supported in the context of the investigation. We then followed a path of exploration and sharing of the memories, knowledge, affectivity and identity of the students, placing them as assets and creators. This process culminates in artistic expressions that arise from the survey of a recurring theme for each room and from there artistic productions are carried out on the themes of each class (2ºA Sono. 2ºB Guerra. 2ºC Fuga. 2ºD Avós, Café. 2ºE A Goiabeira de onde eu vim.), like memories and public relations.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-30
2022-06-10T18:16:44Z
2022-06-10T18:16:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BOTELHO, Ana Paula Pereira. Relicário de Afetos: caminhos para um processo artístico pedagógico na Escola Estadual do Parque São Jorge. 2021. 56 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5550
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35146
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5550
identifier_str_mv BOTELHO, Ana Paula Pereira. Relicário de Afetos: caminhos para um processo artístico pedagógico na Escola Estadual do Parque São Jorge. 2021. 56 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5550
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35146
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569665013907456