A prática nossa de todo dia: Uma discussão sobre a interdisciplinaridade no ensino de contabilidade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Emily Segal
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23822
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
id UFU_b7492339852b2f90059fdf1208943879
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/23822
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling A prática nossa de todo dia: Uma discussão sobre a interdisciplinaridade no ensino de contabilidade.InterdisciplinaridadePráticas interdisciplinaresCiências ContábeisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Buscou-se, neste estudo descritivo com abordagem qualitativa, identificar ações e atitudes docentes com características interdisciplinares que tenham sido implementadas no curso de Ciências Contábeis em um campus fora de sede da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Para coleta de dados realizou-se entrevista semiestruturada e análise documental no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e currículos lattes dos docentes, sendo que para a discussão em profundidade das informações e evidências usou-se a técnica de Análise de Conteúdo, a partir da construção de três categorias: (i) Mutualidade, reciprocidade e interdependência das disciplinas; (ii) Aproximação entre teoria e prática; e (iii) Atitude interdisciplinar. Em relação à primeira categoria de análise, constatou-se que para os oito docentes, participantes desta investigação, a interdisciplinaridade é praticada em sala de aula, visto que os mesmos afirmaram relacionar e agrupar os conteúdos das diferentes disciplinas de uma mesma área do conhecimento ou não, repassando-os de uma disciplina para outras, caracterizando, dessa forma, a reciprocidade na troca de informações. Quanto à exemplificação da aproximação da teoria e prática, apenas três docentes apontaram situações onde ela ocorre, seja mediante a abstração, simulando a teoria por meio de exercícios, seja por meio de visitas técnicas onde um processo produtivo, por exemplo, é observado. Todavia, constatou-se dificuldades quanto a aliar teoria e prática. Sobre a atitude interdisciplinar alguns docentes afirmam ter dificuldade de trabalhar de forma interdisciplinar devido “à falta de tempo”, mas os demais identificaram essa atitude, citando como atitudes interdisciplinares a ação de integrar os conteúdos de suas disciplinas com outras quando usam exemplos em suas discussões. Foi relatado pelos docentes que o curso realiza atividades interdisciplinares principalmente com intuito de integrar as disciplinas e aproximar teoria e prática. Com relação às práticas interdisciplinares implementadas no curso, os docentes não souberam relatar se e como essas atividades são previstas no PPC.Universidade Federal de UberlândiaBrasilCiências ContábeisSilva, Marli Auxiliadora dahttp://lattes.cnpq.br/6389622020342036Andrade, Emily Segal2019-01-14T19:07:42Z2019-01-14T19:07:42Z2018-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfANDRADE, Emily Segal. A prática nossa de todo dia: uma discussão sobre a interdisciplinaridade no ensino de contabilidade. 2018. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2018.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23822porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2019-01-14T19:08:34Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/23822Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2019-01-14T19:08:34Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática nossa de todo dia: Uma discussão sobre a interdisciplinaridade no ensino de contabilidade.
title A prática nossa de todo dia: Uma discussão sobre a interdisciplinaridade no ensino de contabilidade.
spellingShingle A prática nossa de todo dia: Uma discussão sobre a interdisciplinaridade no ensino de contabilidade.
Andrade, Emily Segal
Interdisciplinaridade
Práticas interdisciplinares
Ciências Contábeis
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
title_short A prática nossa de todo dia: Uma discussão sobre a interdisciplinaridade no ensino de contabilidade.
title_full A prática nossa de todo dia: Uma discussão sobre a interdisciplinaridade no ensino de contabilidade.
title_fullStr A prática nossa de todo dia: Uma discussão sobre a interdisciplinaridade no ensino de contabilidade.
title_full_unstemmed A prática nossa de todo dia: Uma discussão sobre a interdisciplinaridade no ensino de contabilidade.
title_sort A prática nossa de todo dia: Uma discussão sobre a interdisciplinaridade no ensino de contabilidade.
author Andrade, Emily Segal
author_facet Andrade, Emily Segal
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Marli Auxiliadora da
http://lattes.cnpq.br/6389622020342036
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Emily Segal
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade
Práticas interdisciplinares
Ciências Contábeis
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
topic Interdisciplinaridade
Práticas interdisciplinares
Ciências Contábeis
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
description Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-21
2019-01-14T19:07:42Z
2019-01-14T19:07:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANDRADE, Emily Segal. A prática nossa de todo dia: uma discussão sobre a interdisciplinaridade no ensino de contabilidade. 2018. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2018.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23822
identifier_str_mv ANDRADE, Emily Segal. A prática nossa de todo dia: uma discussão sobre a interdisciplinaridade no ensino de contabilidade. 2018. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2018.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23822
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Contábeis
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Contábeis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569596930916352