Reverberando afetos e potencializando processos criativos pelo compartilhamento de emoções em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tizzo, Ana Luiza Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26687
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.997
Resumo: We live in a liquid society, everything is fluid, including our social relations. Through the cajón, a methodology of sharing emotions in the classroom, this work sought to create loopholes in the midst of this liquidity. A meeting was held with students of the discipline of Sciences and Media, of the course of Biological Sciences of the Federal University of Uberlândia, where through narrative research we observed the statements and dialogued with Bakhtin, Bauman and Spinoza. From the narratives, we conclude that in an environment where empathy and otherness materialize, we create an environment of respect, free of stereotypes and with less judgment. By assuming this position before a society where everything is changed, we act responsibly, living a life without an alibi. We become free, and in freedom we are powers. Creative powers.
id UFU_c79f8671fff5cf61bf5106120004e80c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/26687
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Reverberando afetos e potencializando processos criativos pelo compartilhamento de emoções em sala de aulaReverberating affects and empowering creative processes by sharing emotions in the classroomEmpatiaEducaçãoAlteridadeEmpathyCriaçãoOthernessEmoçõesCreationEmotionsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOWe live in a liquid society, everything is fluid, including our social relations. Through the cajón, a methodology of sharing emotions in the classroom, this work sought to create loopholes in the midst of this liquidity. A meeting was held with students of the discipline of Sciences and Media, of the course of Biological Sciences of the Federal University of Uberlândia, where through narrative research we observed the statements and dialogued with Bakhtin, Bauman and Spinoza. From the narratives, we conclude that in an environment where empathy and otherness materialize, we create an environment of respect, free of stereotypes and with less judgment. By assuming this position before a society where everything is changed, we act responsibly, living a life without an alibi. We become free, and in freedom we are powers. Creative powers.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorDissertação (Mestrado)Vivemos em uma sociedade líquida, tudo é fluido, inclusive nossas relações sociais. Por meio do cajón, uma metodologia de compartilhamento de emoções em sala de aula, esse trabalho buscou criar brechas em meio a essa liquidez. Foi realizado um encontro com alunos da disciplina de Ciências e Mídias, do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia, onde por meio da pesquisa narrativa observamos os depoimentos e dialogamos com Bakhtin, Bauman e Spinoza. A partir das narrativas, concluímos que em um ambiente onde a empatia e alteridade se materializam, criamos um ambiente de respeito, livres de estereótipos e com menos julgamentos. Ao assumir esse posicionamento perante uma sociedade onde tudo se troca, passamos a agir com responsabilidade, vivendo uma vida sem álibis. Nos tornamos livres, e na liberdade somos potências. Potências de criação.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em EducaçãoCarvalho, Daniela Francohttp://lattes.cnpq.br/8974289881139128Guimarães, Leandro Belinasohttp://lattes.cnpq.br/7140550688991603Coimbra, Camila Limahttp://lattes.cnpq.br/113374154231492Tizzo, Ana Luiza Santos2019-08-14T17:39:27Z2019-08-14T17:39:27Z2019-04-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTIZZO, Ana Luiza Santos. Reverberando afetos e potencializando processos criativos pelo compartilhamento de emoções em sala de aula. 2019. 87 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.997 .https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26687http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.997porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2019-08-15T06:06:17Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/26687Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2019-08-15T06:06:17Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Reverberando afetos e potencializando processos criativos pelo compartilhamento de emoções em sala de aula
Reverberating affects and empowering creative processes by sharing emotions in the classroom
title Reverberando afetos e potencializando processos criativos pelo compartilhamento de emoções em sala de aula
spellingShingle Reverberando afetos e potencializando processos criativos pelo compartilhamento de emoções em sala de aula
Tizzo, Ana Luiza Santos
Empatia
Educação
Alteridade
Empathy
Criação
Otherness
Emoções
Creation
Emotions
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Reverberando afetos e potencializando processos criativos pelo compartilhamento de emoções em sala de aula
title_full Reverberando afetos e potencializando processos criativos pelo compartilhamento de emoções em sala de aula
title_fullStr Reverberando afetos e potencializando processos criativos pelo compartilhamento de emoções em sala de aula
title_full_unstemmed Reverberando afetos e potencializando processos criativos pelo compartilhamento de emoções em sala de aula
title_sort Reverberando afetos e potencializando processos criativos pelo compartilhamento de emoções em sala de aula
author Tizzo, Ana Luiza Santos
author_facet Tizzo, Ana Luiza Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Daniela Franco
http://lattes.cnpq.br/8974289881139128
Guimarães, Leandro Belinaso
http://lattes.cnpq.br/7140550688991603
Coimbra, Camila Lima
http://lattes.cnpq.br/113374154231492
dc.contributor.author.fl_str_mv Tizzo, Ana Luiza Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Empatia
Educação
Alteridade
Empathy
Criação
Otherness
Emoções
Creation
Emotions
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Empatia
Educação
Alteridade
Empathy
Criação
Otherness
Emoções
Creation
Emotions
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description We live in a liquid society, everything is fluid, including our social relations. Through the cajón, a methodology of sharing emotions in the classroom, this work sought to create loopholes in the midst of this liquidity. A meeting was held with students of the discipline of Sciences and Media, of the course of Biological Sciences of the Federal University of Uberlândia, where through narrative research we observed the statements and dialogued with Bakhtin, Bauman and Spinoza. From the narratives, we conclude that in an environment where empathy and otherness materialize, we create an environment of respect, free of stereotypes and with less judgment. By assuming this position before a society where everything is changed, we act responsibly, living a life without an alibi. We become free, and in freedom we are powers. Creative powers.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-14T17:39:27Z
2019-08-14T17:39:27Z
2019-04-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TIZZO, Ana Luiza Santos. Reverberando afetos e potencializando processos criativos pelo compartilhamento de emoções em sala de aula. 2019. 87 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.997 .
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26687
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.997
identifier_str_mv TIZZO, Ana Luiza Santos. Reverberando afetos e potencializando processos criativos pelo compartilhamento de emoções em sala de aula. 2019. 87 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.997 .
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26687
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.997
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569701525323776