Reverberando afetos e potencializando processos criativos pelo compartilhamento de emoções em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26687 http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.997 |
Resumo: | We live in a liquid society, everything is fluid, including our social relations. Through the cajón, a methodology of sharing emotions in the classroom, this work sought to create loopholes in the midst of this liquidity. A meeting was held with students of the discipline of Sciences and Media, of the course of Biological Sciences of the Federal University of Uberlândia, where through narrative research we observed the statements and dialogued with Bakhtin, Bauman and Spinoza. From the narratives, we conclude that in an environment where empathy and otherness materialize, we create an environment of respect, free of stereotypes and with less judgment. By assuming this position before a society where everything is changed, we act responsibly, living a life without an alibi. We become free, and in freedom we are powers. Creative powers. |
id |
UFU_c79f8671fff5cf61bf5106120004e80c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/26687 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Reverberando afetos e potencializando processos criativos pelo compartilhamento de emoções em sala de aulaReverberating affects and empowering creative processes by sharing emotions in the classroomEmpatiaEducaçãoAlteridadeEmpathyCriaçãoOthernessEmoçõesCreationEmotionsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOWe live in a liquid society, everything is fluid, including our social relations. Through the cajón, a methodology of sharing emotions in the classroom, this work sought to create loopholes in the midst of this liquidity. A meeting was held with students of the discipline of Sciences and Media, of the course of Biological Sciences of the Federal University of Uberlândia, where through narrative research we observed the statements and dialogued with Bakhtin, Bauman and Spinoza. From the narratives, we conclude that in an environment where empathy and otherness materialize, we create an environment of respect, free of stereotypes and with less judgment. By assuming this position before a society where everything is changed, we act responsibly, living a life without an alibi. We become free, and in freedom we are powers. Creative powers.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorDissertação (Mestrado)Vivemos em uma sociedade líquida, tudo é fluido, inclusive nossas relações sociais. Por meio do cajón, uma metodologia de compartilhamento de emoções em sala de aula, esse trabalho buscou criar brechas em meio a essa liquidez. Foi realizado um encontro com alunos da disciplina de Ciências e Mídias, do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia, onde por meio da pesquisa narrativa observamos os depoimentos e dialogamos com Bakhtin, Bauman e Spinoza. A partir das narrativas, concluímos que em um ambiente onde a empatia e alteridade se materializam, criamos um ambiente de respeito, livres de estereótipos e com menos julgamentos. Ao assumir esse posicionamento perante uma sociedade onde tudo se troca, passamos a agir com responsabilidade, vivendo uma vida sem álibis. Nos tornamos livres, e na liberdade somos potências. Potências de criação.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em EducaçãoCarvalho, Daniela Francohttp://lattes.cnpq.br/8974289881139128Guimarães, Leandro Belinasohttp://lattes.cnpq.br/7140550688991603Coimbra, Camila Limahttp://lattes.cnpq.br/113374154231492Tizzo, Ana Luiza Santos2019-08-14T17:39:27Z2019-08-14T17:39:27Z2019-04-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTIZZO, Ana Luiza Santos. Reverberando afetos e potencializando processos criativos pelo compartilhamento de emoções em sala de aula. 2019. 87 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.997 .https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26687http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.997porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2019-08-15T06:06:17Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/26687Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2019-08-15T06:06:17Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reverberando afetos e potencializando processos criativos pelo compartilhamento de emoções em sala de aula Reverberating affects and empowering creative processes by sharing emotions in the classroom |
title |
Reverberando afetos e potencializando processos criativos pelo compartilhamento de emoções em sala de aula |
spellingShingle |
Reverberando afetos e potencializando processos criativos pelo compartilhamento de emoções em sala de aula Tizzo, Ana Luiza Santos Empatia Educação Alteridade Empathy Criação Otherness Emoções Creation Emotions CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Reverberando afetos e potencializando processos criativos pelo compartilhamento de emoções em sala de aula |
title_full |
Reverberando afetos e potencializando processos criativos pelo compartilhamento de emoções em sala de aula |
title_fullStr |
Reverberando afetos e potencializando processos criativos pelo compartilhamento de emoções em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Reverberando afetos e potencializando processos criativos pelo compartilhamento de emoções em sala de aula |
title_sort |
Reverberando afetos e potencializando processos criativos pelo compartilhamento de emoções em sala de aula |
author |
Tizzo, Ana Luiza Santos |
author_facet |
Tizzo, Ana Luiza Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Daniela Franco http://lattes.cnpq.br/8974289881139128 Guimarães, Leandro Belinaso http://lattes.cnpq.br/7140550688991603 Coimbra, Camila Lima http://lattes.cnpq.br/113374154231492 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tizzo, Ana Luiza Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empatia Educação Alteridade Empathy Criação Otherness Emoções Creation Emotions CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Empatia Educação Alteridade Empathy Criação Otherness Emoções Creation Emotions CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
We live in a liquid society, everything is fluid, including our social relations. Through the cajón, a methodology of sharing emotions in the classroom, this work sought to create loopholes in the midst of this liquidity. A meeting was held with students of the discipline of Sciences and Media, of the course of Biological Sciences of the Federal University of Uberlândia, where through narrative research we observed the statements and dialogued with Bakhtin, Bauman and Spinoza. From the narratives, we conclude that in an environment where empathy and otherness materialize, we create an environment of respect, free of stereotypes and with less judgment. By assuming this position before a society where everything is changed, we act responsibly, living a life without an alibi. We become free, and in freedom we are powers. Creative powers. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-14T17:39:27Z 2019-08-14T17:39:27Z 2019-04-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
TIZZO, Ana Luiza Santos. Reverberando afetos e potencializando processos criativos pelo compartilhamento de emoções em sala de aula. 2019. 87 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.997 . https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26687 http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.997 |
identifier_str_mv |
TIZZO, Ana Luiza Santos. Reverberando afetos e potencializando processos criativos pelo compartilhamento de emoções em sala de aula. 2019. 87 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.997 . |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26687 http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.997 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Programa de Pós-graduação em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Programa de Pós-graduação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1805569701525323776 |