A produção de conhecimento sobre autismo e inclusão do 8º Congresso Brasileiro de Educação Especial de 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Emerson Vieira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28406
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
id UFU_deba95aadde5954e08c5a46a830a5adc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/28406
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling A produção de conhecimento sobre autismo e inclusão do 8º Congresso Brasileiro de Educação Especial de 2018The production of knowledge about autism and inclusion of the 8th Brazilian Special Education Congress of 2018Educação especialAutismoCNPQ::CIENCIAS DA SAUDETrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Esta é uma pesquisa do tipo documental com características de análise da produção científica. O objetivo geral deste estudo foi analisar as publicações do 8º Congresso Brasileiro de Educação Especial de 2018, no formato de relato de experiência, que tratam sobre autismo e inclusão. Mais especificamente, identificamos os objetivos e principais resultados destes trabalhos e a partir destes dados, analisamos e elaboramos as nossas considerações finais. Parte dos resultados nos mostram que dos 9 relatos de experiências sobre autismo e inclusão, os trabalhos foram agrupados em 4 subtemas, onde verificamos que as preocupações perpassam pelos mesmos caminhos das outras deficiências, as dificuldades são as mesmas, por exemplo: considerar as necessidades individuais nos planejamentos, mas não esquecer da realidade coletiva para o processo de inclusão;há caminhos possíveis para a inclusão e escolarização do autista, para isto é importante potenciar suas habilidades acadêmicas, de vida diária, de comunicação e interação social, fazendo a mediação na perspectiva histórico cultural; realizar o diagnóstico precoce, considerar os direitos, ações coletivas, e que haja mudanças atitudinais nas famílias, ambiente educacional e social; e, para que tenham conquistas progressivas do aluno é importante a continuidade das interlocuções e formação de professores e profissional de apoio; o trabalho colaborativo teve um resultado positivo nas atividades em conjunto dos profissionais da saúde e educação favorecendo o processo de inclusão; o profissional de apoio é necessário na escola e que sua formação deve ser especializada na intervenção com o aluno autista; aponta também para considerar a importância do ensino colaborativo, considerar as necessidades no currículo da criança com TEA o ensino de comportamentos pré-requisito para outros, e o papel da formação de professores de um modo geral e por fim que incluir ainda não é fato resolvido. Considerando que num evento como este, que trabalha com as diferenças que são muitas como as outras deficiência que são no mínimo sete, pessoas com vulnerabilidade social, problemas de aprendizagem, excluídos sociais, comunidade indígena, negros dentre outros ter 10% de trabalhos em autismo pode-se considerar que houve uma certa representatividade de produção.Universidade Federal de UberlândiaBrasilEducação FísicaBertoni, Sôniahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4261658J9Cury, Daniel Gonçalveshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4267288E7Miranda, Rita de Cássia Fernandeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762079J9Lima, Emerson Vieira2020-01-20T20:22:40Z2020-01-20T20:22:40Z2019-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLIMA, Emerson Vieira. A produção de conhecimento sobre autismo e inclusão do 8º Congresso Brasileiro de Educação Especial de 2018. 2019. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28406porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2020-01-21T06:11:25Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/28406Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-01-21T06:11:25Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A produção de conhecimento sobre autismo e inclusão do 8º Congresso Brasileiro de Educação Especial de 2018
The production of knowledge about autism and inclusion of the 8th Brazilian Special Education Congress of 2018
title A produção de conhecimento sobre autismo e inclusão do 8º Congresso Brasileiro de Educação Especial de 2018
spellingShingle A produção de conhecimento sobre autismo e inclusão do 8º Congresso Brasileiro de Educação Especial de 2018
Lima, Emerson Vieira
Educação especial
Autismo
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
title_short A produção de conhecimento sobre autismo e inclusão do 8º Congresso Brasileiro de Educação Especial de 2018
title_full A produção de conhecimento sobre autismo e inclusão do 8º Congresso Brasileiro de Educação Especial de 2018
title_fullStr A produção de conhecimento sobre autismo e inclusão do 8º Congresso Brasileiro de Educação Especial de 2018
title_full_unstemmed A produção de conhecimento sobre autismo e inclusão do 8º Congresso Brasileiro de Educação Especial de 2018
title_sort A produção de conhecimento sobre autismo e inclusão do 8º Congresso Brasileiro de Educação Especial de 2018
author Lima, Emerson Vieira
author_facet Lima, Emerson Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bertoni, Sônia
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4261658J9
Cury, Daniel Gonçalves
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4267288E7
Miranda, Rita de Cássia Fernandes
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762079J9
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Emerson Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Autismo
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
topic Educação especial
Autismo
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
description Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-19
2020-01-20T20:22:40Z
2020-01-20T20:22:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Emerson Vieira. A produção de conhecimento sobre autismo e inclusão do 8º Congresso Brasileiro de Educação Especial de 2018. 2019. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28406
identifier_str_mv LIMA, Emerson Vieira. A produção de conhecimento sobre autismo e inclusão do 8º Congresso Brasileiro de Educação Especial de 2018. 2019. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Educação Física
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Educação Física
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569693254156288