Cursinhos Pré-vestibulares Populares e sua contribuição no papel de formação docente no Município de Uberlândia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Hugo Sanchez de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33071
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
id UFU_e4aa9e26b3be8eadb83375b6d4289635
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/33071
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Cursinhos Pré-vestibulares Populares e sua contribuição no papel de formação docente no Município de UberlândiaCursinhos popularesEducação popularFormação de professoresPré-vestibularesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Este texto objetiva um recorte acerca da formação inicial de professores de biologia que atuam em Cursinhos Populares e buscam vivenciar experiências que agreguem em seus currículos e retribuam aos mesmos espaços que ajudaram ao acesso à Universidade. Estes espaços denominados Cursinhos Populares, apresentam características de uma educação democrática que buscam a democratização do ensino, rompendo as barreiras de um movimento social excludente a camadas sociais excluídas. Para a realização da pesquisa foi feito um levantamento biblioFigura sobre o Cursinho Popular em que atuei no Município de Uberlândia e enviado um questionário para professores de biologia atuantes nestes espaços educacionais. O questionário foi feito e enviado pela plataforma Google Forms, onde os professores convidados consentiram com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, disponível no próprio questionário. A análise das informações levantadas foi feita sob a perspectiva da bibliografia levantada de maneira discursiva, obtendo-se ao todo 10 respostas de professores que atuam em Cursinhos Populares no Município de Uberlândia. Dos professores que atuam nestes espaços, todos cursam ou cursaram Ciências Biológicas, tendo 4 professores ainda em formação na graduação dispostos entre o 3º período e 6º período, 6 professores já formados onde 2 são da pós-graduação. Os desafios enfrentados pelos docentes são relatados de maneira discursiva e visto uma alta necessidade de organização em relação ao tempo distribuído frente ao planejamento dos mesmos, onde foi visto por 4 (40%) professores apresentam dificuldades em seguir o cronograma de planejamento. Pautadas as experiências e desafios trilhados nesta jornada que os terceiros espaços disponibilizam, entende-se as competências e habilidades que são necessárias para desenvolver nesta caminhada formativa. Com a realização da pesquisa foi possível notar a motivação e perspectiva frente a ação docente nestes terceiros espaços.2021-10-29Universidade Federal de UberlândiaBrasilCiências BiológicasOliveira, Renata Carmo dehttp://lattes.cnpq.br/9200145359223388Oliveira, João Carlos dehttp://lattes.cnpq.br/8306771766190744Pereira, Francielle Amânciohttp://lattes.cnpq.br/4781430799596686Sousa, Hugo Sanchez de2021-11-03T19:47:39Z2021-11-03T19:47:39Z2021-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOUSA, Hugo Sanchez de. Cursinhos Pré-vestibulares Populares e sua contribuição no papel de formação docente no Município de Uberlândia. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33071porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United Stateshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-11-04T06:20:10Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/33071Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-11-04T06:20:10Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Cursinhos Pré-vestibulares Populares e sua contribuição no papel de formação docente no Município de Uberlândia
title Cursinhos Pré-vestibulares Populares e sua contribuição no papel de formação docente no Município de Uberlândia
spellingShingle Cursinhos Pré-vestibulares Populares e sua contribuição no papel de formação docente no Município de Uberlândia
Sousa, Hugo Sanchez de
Cursinhos populares
Educação popular
Formação de professores
Pré-vestibulares
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Cursinhos Pré-vestibulares Populares e sua contribuição no papel de formação docente no Município de Uberlândia
title_full Cursinhos Pré-vestibulares Populares e sua contribuição no papel de formação docente no Município de Uberlândia
title_fullStr Cursinhos Pré-vestibulares Populares e sua contribuição no papel de formação docente no Município de Uberlândia
title_full_unstemmed Cursinhos Pré-vestibulares Populares e sua contribuição no papel de formação docente no Município de Uberlândia
title_sort Cursinhos Pré-vestibulares Populares e sua contribuição no papel de formação docente no Município de Uberlândia
author Sousa, Hugo Sanchez de
author_facet Sousa, Hugo Sanchez de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Renata Carmo de
http://lattes.cnpq.br/9200145359223388
Oliveira, João Carlos de
http://lattes.cnpq.br/8306771766190744
Pereira, Francielle Amâncio
http://lattes.cnpq.br/4781430799596686
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Hugo Sanchez de
dc.subject.por.fl_str_mv Cursinhos populares
Educação popular
Formação de professores
Pré-vestibulares
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Cursinhos populares
Educação popular
Formação de professores
Pré-vestibulares
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-03T19:47:39Z
2021-11-03T19:47:39Z
2021-10-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Hugo Sanchez de. Cursinhos Pré-vestibulares Populares e sua contribuição no papel de formação docente no Município de Uberlândia. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33071
identifier_str_mv SOUSA, Hugo Sanchez de. Cursinhos Pré-vestibulares Populares e sua contribuição no papel de formação docente no Município de Uberlândia. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Biológicas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Biológicas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569582925086720