Estudo do comportamento compulsivo de compra de universitários durante a pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Letícia Marcelina
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37327
Resumo: In consumer buying behavior, cultural, financial, social and psychological factors have the power to interfere with the positioning of goods acquisition. Given this importance, the present work sought through the themes: Compulsive Behavior, Compulsive Buying Behavior (ONIOMANIA) and Consumerism to reach the objective of verifying whether university students presented a compulsive buying profile, in the pandemic period. The methods used for this analysis were Survey, with a quantitative approach, and non-probabilistic convenience sampling. The questionnaires were applied online to 72 students of Business Administration, Production Engineering and Accounting courses. The Richmond Compulsive Buying Scale was also used to measure the students' level of compulsion. However, the results found in this research using the aforementioned methods were not enough to state that university students have a compulsive buying profile. Even if, in some cases, traits inherent to oniomania have been presented.
id UFU_f6ad36ce431893bbb2e0f7ed046ef41c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/37327
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Estudo do comportamento compulsivo de compra de universitários durante a pandemiaComportamentoConsumismoOniomaniaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASIn consumer buying behavior, cultural, financial, social and psychological factors have the power to interfere with the positioning of goods acquisition. Given this importance, the present work sought through the themes: Compulsive Behavior, Compulsive Buying Behavior (ONIOMANIA) and Consumerism to reach the objective of verifying whether university students presented a compulsive buying profile, in the pandemic period. The methods used for this analysis were Survey, with a quantitative approach, and non-probabilistic convenience sampling. The questionnaires were applied online to 72 students of Business Administration, Production Engineering and Accounting courses. The Richmond Compulsive Buying Scale was also used to measure the students' level of compulsion. However, the results found in this research using the aforementioned methods were not enough to state that university students have a compulsive buying profile. Even if, in some cases, traits inherent to oniomania have been presented.Pesquisa sem auxílio de agências de fomentoTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)No comportamento de compra do consumidor os fatores culturais, financeiros, sociais e psicológicos possuem o poder de interferir no posicionamento de aquisição de mercadorias. Dada a esta importância, o presente trabalho buscou através dos temas: Comportamento Compulsivo, Comportamento Compulsivo de Compra (ONIOMANIA) e Consumismo alcançar o objetivo de verificar se os universitários apresentaram perfil compulsivo de compra, no período de pandemia. Os métodos utilizados para esta análise foram Survey, com abordagem quantitativa, a uma amostragem não probabilística por conveniência (convenience). Os questionários foram aplicados no formato online a 72 alunos dos cursos de Administração, Engenharia de Produção e Ciências Contábeis. Também foi utilizado a escala de Richmond (Richmond Compulsive Buying Scale) a fim de medir o nível de compulsão dos estudantes. Porém, os resultados encontrados nesta pesquisa com a utilização dos métodos anteriores citados, não foram suficientes para afirmar que os universitários possuem perfil compulsivo de compra. Mesmo, que em alguns casos tenham sido apresentados traços inerentes a oniomania.Universidade Federal de UberlândiaBrasilAdministraçãoPrado, Rejane Alexandrina Domingues Pereira dohttp://lattes.cnpq.br/3932595497052980Freire, Denilson Aparecida Leitehttp://lattes.cnpq.br/0178588623724812Silva, Jussara Goularthttp://lattes.cnpq.br/2105942822043040Alves, Letícia Marcelina2023-02-27T14:35:31Z2023-02-27T14:35:31Z2022-08-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfALVES,Letícia Marcelina. Estudo do comportamento compulsivo de compra de universitários durante a pandemia. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) -- Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2023.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37327porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2023-12-11T18:03:36Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/37327Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2023-12-11T18:03:36Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo do comportamento compulsivo de compra de universitários durante a pandemia
title Estudo do comportamento compulsivo de compra de universitários durante a pandemia
spellingShingle Estudo do comportamento compulsivo de compra de universitários durante a pandemia
Alves, Letícia Marcelina
Comportamento
Consumismo
Oniomania
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short Estudo do comportamento compulsivo de compra de universitários durante a pandemia
title_full Estudo do comportamento compulsivo de compra de universitários durante a pandemia
title_fullStr Estudo do comportamento compulsivo de compra de universitários durante a pandemia
title_full_unstemmed Estudo do comportamento compulsivo de compra de universitários durante a pandemia
title_sort Estudo do comportamento compulsivo de compra de universitários durante a pandemia
author Alves, Letícia Marcelina
author_facet Alves, Letícia Marcelina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Prado, Rejane Alexandrina Domingues Pereira do
http://lattes.cnpq.br/3932595497052980
Freire, Denilson Aparecida Leite
http://lattes.cnpq.br/0178588623724812
Silva, Jussara Goulart
http://lattes.cnpq.br/2105942822043040
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Letícia Marcelina
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento
Consumismo
Oniomania
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic Comportamento
Consumismo
Oniomania
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description In consumer buying behavior, cultural, financial, social and psychological factors have the power to interfere with the positioning of goods acquisition. Given this importance, the present work sought through the themes: Compulsive Behavior, Compulsive Buying Behavior (ONIOMANIA) and Consumerism to reach the objective of verifying whether university students presented a compulsive buying profile, in the pandemic period. The methods used for this analysis were Survey, with a quantitative approach, and non-probabilistic convenience sampling. The questionnaires were applied online to 72 students of Business Administration, Production Engineering and Accounting courses. The Richmond Compulsive Buying Scale was also used to measure the students' level of compulsion. However, the results found in this research using the aforementioned methods were not enough to state that university students have a compulsive buying profile. Even if, in some cases, traits inherent to oniomania have been presented.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-18
2023-02-27T14:35:31Z
2023-02-27T14:35:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES,Letícia Marcelina. Estudo do comportamento compulsivo de compra de universitários durante a pandemia. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) -- Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2023.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37327
identifier_str_mv ALVES,Letícia Marcelina. Estudo do comportamento compulsivo de compra de universitários durante a pandemia. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) -- Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2023.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Administração
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569698935341056