VIBRAÇÕES DE CORPO INTEIRO E DE MÃO-BRAÇO EM VEÍCULOS FORA DE ESTRADA UTILIZADOS EM COMPETIÇÕES ACADÊMICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Fábio Celso
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Villibor, Geice Paula, Khoury Junior, Joseph Kalil, Lima, Éder Harisson Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Engenharia na Agricultura
Texto Completo: https://periodicos.ufv.br/reveng/article/view/576
Resumo: Veículos fora-de-estrada, tipo baja, são projetados para locomoção em terrenos irregulares com diversos obstáculos, para tracionar cargas com efciência, além disso são compactos e fáceis de operar. Tais veículos possuem ampla utilização na agricultura, construção, transporte e operações militares. Veículos baja proveem ao piloto altos níveis de vibrações mecânicas. Objetivou-se com o presente trabalho determinar vibrações de corpo inteiro e vibrações de mão-braço no piloto do veículo fora de estrada desenvolvido pela equipe UFVbaja. Os níveis de vibrações incidentes no piloto foram medidos em três diferentes condições de terreno e velocidades de deslocamento. Foi determinada a aceleração média quadrática e exposição diária a vibrações no assento e no sistema mão-braço do piloto. Para a vibração de corpo inteiro, também foi obtida a dose diária de vibração. Os valores foram confrontados com a norma ISO 2631-1. Os níveis de aceleração, normalizado para 8 horas de trabalho, excederam os limites de alerta em todas as condições de trabalho. Para o veículo baja operando em solo arado, as acelerações verticais e transversais excederam o nível limite de exposição. Em geral, os níveis de aceleração incidentes no piloto foram considerados altos, o que reforça a necessidade de projetos de sistemas de suspensão, direção e assentos que efetivamente reduzam as vibrações transmitidas ao corpo e sistema mão-braço do piloto.
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