POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES EM ESTAGIO PROBATÓRIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Rosimeri da Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Trindade, Izoni Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REVES - Revista Relações Sociais
Texto Completo: https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3135
Resumo: O artigo trata do olhar docente sobre formação continuada vinculada ao processo de EstágioProbatório, tendo como referência o Programa de Formação de Profissionais da EducaçãoPública (PFPEP) instalado na rede estadual de ensino amazonense. O estudo se ampara nametodologia qualitativa tendo por base a observação de entrevistas desenvolvidas em 5 escolassediadas num dos municípios do Estado do Amazonas. A investigação apresenta como eixo oconjunto de legislação Estadual e Federal, as prerrogativas do Conselho Nacional de Educação,o Programa de Formação Continuada em curso e finalmente a percepção do professorado.Conclui-se que embora tal Política tenha como ponto de partida a ideologia da melhoria dequalidade do ensino por meio do monitoramento e formação dos profissionais da educação, hálimites em ralação ao curso de formação continuada em pauta bem como às condições objetivasde funcionamento das escolas públicas como um todo.
id UFV-8_0ea26bc7e7a63947787c4f294abde942
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufv.br:article/3135
network_acronym_str UFV-8
network_name_str REVES - Revista Relações Sociais
repository_id_str
spelling POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES EM ESTAGIO PROBATÓRIOPolíticas PúblicasFormação de professoresestágio probatório.O artigo trata do olhar docente sobre formação continuada vinculada ao processo de EstágioProbatório, tendo como referência o Programa de Formação de Profissionais da EducaçãoPública (PFPEP) instalado na rede estadual de ensino amazonense. O estudo se ampara nametodologia qualitativa tendo por base a observação de entrevistas desenvolvidas em 5 escolassediadas num dos municípios do Estado do Amazonas. A investigação apresenta como eixo oconjunto de legislação Estadual e Federal, as prerrogativas do Conselho Nacional de Educação,o Programa de Formação Continuada em curso e finalmente a percepção do professorado.Conclui-se que embora tal Política tenha como ponto de partida a ideologia da melhoria dequalidade do ensino por meio do monitoramento e formação dos profissionais da educação, hálimites em ralação ao curso de formação continuada em pauta bem como às condições objetivasde funcionamento das escolas públicas como um todo.Universidade Federal de Viçosa - UFV2018-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufv.br/reves/article/view/313510.18540/revesvl1iss1pp0101-0110REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 No. 1 (2018); 0101-0110REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 Núm. 1 (2018); 0101-0110REVES - Revista Relações Sociais; v. 1 n. 1 (2018); 0101-01102595-4490reponame:REVES - Revista Relações Sociaisinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3135/1493Pereira, Rosimeri da SilvaTrindade, Izoni Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-06T18:41:14Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/3135Revistahttps://periodicos.ufv.br/reves/PUBhttps://periodicos.ufv.br/reves/oaireves.journal@ufv.br||2595-44902595-4490opendoar:2018-12-06T18:41:14REVES - Revista Relações Sociais - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.none.fl_str_mv POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES EM ESTAGIO PROBATÓRIO
title POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES EM ESTAGIO PROBATÓRIO
spellingShingle POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES EM ESTAGIO PROBATÓRIO
Pereira, Rosimeri da Silva
Políticas Públicas
Formação de professores
estágio probatório.
title_short POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES EM ESTAGIO PROBATÓRIO
title_full POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES EM ESTAGIO PROBATÓRIO
title_fullStr POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES EM ESTAGIO PROBATÓRIO
title_full_unstemmed POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES EM ESTAGIO PROBATÓRIO
title_sort POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES EM ESTAGIO PROBATÓRIO
author Pereira, Rosimeri da Silva
author_facet Pereira, Rosimeri da Silva
Trindade, Izoni Souza
author_role author
author2 Trindade, Izoni Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Rosimeri da Silva
Trindade, Izoni Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas Públicas
Formação de professores
estágio probatório.
topic Políticas Públicas
Formação de professores
estágio probatório.
description O artigo trata do olhar docente sobre formação continuada vinculada ao processo de EstágioProbatório, tendo como referência o Programa de Formação de Profissionais da EducaçãoPública (PFPEP) instalado na rede estadual de ensino amazonense. O estudo se ampara nametodologia qualitativa tendo por base a observação de entrevistas desenvolvidas em 5 escolassediadas num dos municípios do Estado do Amazonas. A investigação apresenta como eixo oconjunto de legislação Estadual e Federal, as prerrogativas do Conselho Nacional de Educação,o Programa de Formação Continuada em curso e finalmente a percepção do professorado.Conclui-se que embora tal Política tenha como ponto de partida a ideologia da melhoria dequalidade do ensino por meio do monitoramento e formação dos profissionais da educação, hálimites em ralação ao curso de formação continuada em pauta bem como às condições objetivasde funcionamento das escolas públicas como um todo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3135
10.18540/revesvl1iss1pp0101-0110
url https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3135
identifier_str_mv 10.18540/revesvl1iss1pp0101-0110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3135/1493
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa - UFV
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa - UFV
dc.source.none.fl_str_mv REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 No. 1 (2018); 0101-0110
REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 Núm. 1 (2018); 0101-0110
REVES - Revista Relações Sociais; v. 1 n. 1 (2018); 0101-0110
2595-4490
reponame:REVES - Revista Relações Sociais
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str REVES - Revista Relações Sociais
collection REVES - Revista Relações Sociais
repository.name.fl_str_mv REVES - Revista Relações Sociais - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv reves.journal@ufv.br||
_version_ 1792207365856034816