Pol?ticas p?blicas de inclus?o: acessibilidade e uso de tecnologia assistiva no sistema de bibliotecas do CEFET-MG
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFVJM |
Texto Completo: | http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/2762 |
Resumo: | A pol?tica de inclus?o foi inserida no contexto educacional a partir das reformas educacionais de 1990. No Brasil, embora a matr?cula de alunos(as) com necessidades educacionais especiais (NEEs) nas classes comuns do ensino regular estivesse prevista desde a Constitui??o (1988), o governo federal passou a optar por essa pol?tica somente em 2003. J? em 2016, o n?mero de alunos(as) com NEEs nas classes comuns do ensino regular ultrapassou consideravelmente os n?meros das classes e institui??es especiais. Devido a essa mudan?a, sentimos a necessidade de investigar os desdobramentos pr?ticos das pol?ticas de inclus?o para essas pessoas, em uma institui??o de ensino t?cnico e superior do pa?s. Sendo assim, objetivou-se, por meio deste estudo, analisar as condi??es de acessibilidade e o uso de Tecnologia Assistiva no Sistema de Bibliotecas (SIBI) do Centro Federal de Educa??o Tecnol?gica de Minas Gerais (CEFET-MG), e a rela??o destas para autonomia e inclus?o de alunos(as) com necessidades educacionais especiais. Para a realiza??o desta pesquisa, utilizamos o estudo de caso, consistindo de uma pesquisa emp?rica de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de observa??o nos espa?os de duas bibliotecas do SIBI, question?rios para os bibliotec?rios(as) coordenadores de cada biblioteca do SIBI e entrevistas semiestruturadas com dois alunos(as) e um ex-aluno(a) com necessidades educacionais especiais do CEFET-MG. O estudo mostrou aspectos positivos da pol?tica de inclus?o, como o recebimento do p?blico da educa??o especial, o acesso parcial ? acessibilidade e tecnologia assistiva e o acolhimento pela maior parte da comunidade acad?mica. No entanto, percebemos a necessidade do desenvolvimento dessa pol?tica em rela??o ao N?cleo de Atendimento ?s Pessoas com Necessidades Educacionais Espec?ficas (NAPNE), a capacita??o de servidores, a comunica??o e informa??o sobre essas pessoas na institui??o analisada e uma melhora na acessibilidade e na disposi??o de tecnologia assistiva. Ficou evidente a rela??o entre a presen?a de acessibilidade e tecnologia assistiva no SIBI e a autonomia e inclus?o de alunos(as) com NEEs, visto que a aus?ncia dessas acarreta impedimento na democratiza??o do acesso a informa??o para esses alunos(as). |
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Santos, K?tia Gon?alves dosCarvalho, Keila Auxiliadora deCouto, Regina C?lia doSilva, Isabel Cristina Leite daUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Carvalho, Keila Auxiliadora de2022-02-11T13:48:58Z2022-02-11T13:48:58Z20192018-11-09SANTOS, K?tia Gon?alves dos. Pol?ticas p?blicas de inclus?o: acessibilidade e uso de tecnologia assistiva no sistema de bibliotecas do CEFET-MG. 2019. 128 p. Disserta??o (Mestrado Profissional em Educa??o) ? Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2018.http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/2762A pol?tica de inclus?o foi inserida no contexto educacional a partir das reformas educacionais de 1990. No Brasil, embora a matr?cula de alunos(as) com necessidades educacionais especiais (NEEs) nas classes comuns do ensino regular estivesse prevista desde a Constitui??o (1988), o governo federal passou a optar por essa pol?tica somente em 2003. J? em 2016, o n?mero de alunos(as) com NEEs nas classes comuns do ensino regular ultrapassou consideravelmente os n?meros das classes e institui??es especiais. Devido a essa mudan?a, sentimos a necessidade de investigar os desdobramentos pr?ticos das pol?ticas de inclus?o para essas pessoas, em uma institui??o de ensino t?cnico e superior do pa?s. Sendo assim, objetivou-se, por meio deste estudo, analisar as condi??es de acessibilidade e o uso de Tecnologia Assistiva no Sistema de Bibliotecas (SIBI) do Centro Federal de Educa??o Tecnol?gica de Minas Gerais (CEFET-MG), e a rela??o destas para autonomia e inclus?o de alunos(as) com necessidades educacionais especiais. Para a realiza??o desta pesquisa, utilizamos o estudo de caso, consistindo de uma pesquisa emp?rica de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de observa??o nos espa?os de duas bibliotecas do SIBI, question?rios para os bibliotec?rios(as) coordenadores de cada biblioteca do SIBI e entrevistas semiestruturadas com dois alunos(as) e um ex-aluno(a) com necessidades educacionais especiais do CEFET-MG. O estudo mostrou aspectos positivos da pol?tica de inclus?o, como o recebimento do p?blico da educa??o especial, o acesso parcial ? acessibilidade e tecnologia assistiva e o acolhimento pela maior parte da comunidade acad?mica. No entanto, percebemos a necessidade do desenvolvimento dessa pol?tica em rela??o ao N?cleo de Atendimento ?s Pessoas com Necessidades Educacionais Espec?ficas (NAPNE), a capacita??o de servidores, a comunica??o e informa??o sobre essas pessoas na institui??o analisada e uma melhora na acessibilidade e na disposi??o de tecnologia assistiva. 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Because of this change, we felt the need to investigate the practical implications of inclusion policies for these people in a higher education institution in the country. Therefore, the purpose of this study was to analyze the accessibility conditions and the use of Assistive Technology in the Library System (SIBI) of the Federal Center for Technological Education of Minas Gerais (CEFET-MG), and their relation to autonomy and inclusion of students with special educational needs. To carry out this research, we used the case study, consisting of an empirical research with a qualitative approach. The data were collected by means of observation in the spaces of two SIBI libraries, questionnaires for the librarians (heads) of each SIBI library and semi-structured interviews with two students and a former student with needs educational facilities of CEFET-MG. The study showed positive aspects of inclusion policy, such as the public's reception of special education, partial access to accessibility and assistive technology, and the acceptance by most of the academic community. However, we perceive the need for the development of this policy in relation to the Nucleus of Assistance to People with Specific Educational Needs (NAPNE), the training of employees, the communication and information about these people in the analyzed institution and an improvement in the accessibility and disposition of assistive technology. The relationship between: the presence of accessibility and assistive technology in SIBI was evident, and the autonomy and inclusion of students with NEEs. Since the absence of these, it impedes the democratization of access to information for these students.porUFVJMA concess?o da licen?a deste item refere-se ao ? termo de autoriza??o impresso assinado pelo autor, assim como na licen?a Creative Commons, com as seguintes condi??es: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publica??o, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus reposit?rios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei n? 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permiss?es assinaladas, para fins de leitura, impress?o e/ou download, a t?tulo de divulga??o da produ??o cient?fica brasileira, e preserva??o, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessPol?ticas p?blicas de inclus?o: acessibilidade e uso de tecnologia assistiva no sistema de bibliotecas do CEFET-MGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPol?ticas p?blicas de inclus?oAcessibilidadeTecnologia assistivaPessoas com necessidades educacionais especiaisPublic inclusion policiesAccessibilityAssistive technologyPeople with special educational needsreponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTEXTkatia_goncalves_santos.pdf.txtkatia_goncalves_santos.pdf.txtExtracted texttext/plain237566http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/2762/6/katia_goncalves_santos.pdf.txt92ae810a250402eb5c42dabd286ae13bMD56LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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