A diferença como conteúdo curricular: análise a partir de um estudo do caso em uma escola de ensino médio
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFVJM |
Texto Completo: | https://acervo.ufvjm.edu.br/items/52791e34-eef5-4f35-bccd-e64cd316ba73 |
Resumo: | Este trabalho visa trazer considerações acerca do tratamento da questão da diferença no currículo da escola. Para isso foram aplicados questionários aos professores e discentes e realizada a análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Brasiliano Braz na cidade de São Francisco-MG. A fundamentação teórica deste estudo consistiu em leituras no campo do currículo como Lopes (2014); Macedo (2014) e Silva (2014); cultura e a sua relação com a educação (CANDAU, 2011; VEIGA-NETO, 2003) e identidade e diferença (BHABHA, 2014; HALL, 2006; SILVA, 2014). Foram analisados, também, documentos oficiais instituintes de políticas nacionais voltadas para educação básica como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN - Lei nº 9.394/96). Como resultado da análise qualitativa dos dados da pesquisa empírica constatou-se que o currículo é um espaço de fronteira cultural em que sujeitos diferentes interagem. Ao se questionar sobre como o trabalho pedagógico da escola aborda a questão da diferença, os resultados evidenciam que a diferença é entendida a partir de marcadores identitários específicos e que grande parte dos estudantes presenciou algum tipo de discriminação ou preconceito relacionado às diferenças étnico-raciais. Quando houve questionamento em relação à necessidade e expectativa quanto à abordagem da diferença no contexto escolar, a sexualidade foi a que obteve maior número de citações. Em relação aos professores o tema violência é preponderante, revelando ser esta uma preocupação no ambiente escolar. Quanto ao termo diferença este se apresenta predominantemente associado à cultura e à necessidade de tratamentos igualitários das identidades pessoais. |
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Gares, Gilberto da SilvaBraga, Denise da SilvaCouto, Regina Célia doSobreira, Ricardo da SilvaUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Braga, Denise da Silva2018-07-18T13:26:00Z2018-07-18T13:26:00Z20172017-11-07GARES, Gilberto da Silva. A diferença como conteúdo curricular: análise a partir de um estudo do caso em uma escola de ensino médio. 2017. 98 p. Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2017.https://acervo.ufvjm.edu.br/items/52791e34-eef5-4f35-bccd-e64cd316ba73Este trabalho visa trazer considerações acerca do tratamento da questão da diferença no currículo da escola. Para isso foram aplicados questionários aos professores e discentes e realizada a análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Brasiliano Braz na cidade de São Francisco-MG. A fundamentação teórica deste estudo consistiu em leituras no campo do currículo como Lopes (2014); Macedo (2014) e Silva (2014); cultura e a sua relação com a educação (CANDAU, 2011; VEIGA-NETO, 2003) e identidade e diferença (BHABHA, 2014; HALL, 2006; SILVA, 2014). Foram analisados, também, documentos oficiais instituintes de políticas nacionais voltadas para educação básica como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN - Lei nº 9.394/96). Como resultado da análise qualitativa dos dados da pesquisa empírica constatou-se que o currículo é um espaço de fronteira cultural em que sujeitos diferentes interagem. Ao se questionar sobre como o trabalho pedagógico da escola aborda a questão da diferença, os resultados evidenciam que a diferença é entendida a partir de marcadores identitários específicos e que grande parte dos estudantes presenciou algum tipo de discriminação ou preconceito relacionado às diferenças étnico-raciais. Quando houve questionamento em relação à necessidade e expectativa quanto à abordagem da diferença no contexto escolar, a sexualidade foi a que obteve maior número de citações. Em relação aos professores o tema violência é preponderante, revelando ser esta uma preocupação no ambiente escolar. Quanto ao termo diferença este se apresenta predominantemente associado à cultura e à necessidade de tratamentos igualitários das identidades pessoais.Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2017.This work aimed to bring considerations about the treatment of the difference question in school curriculum. For this, questionnaires were applied to teachers and students and it was performed the analysis of the State School Brasiliano Braz Pedagogico Political Project in São Francisco city-MG. The theoretical basis of this study was readings in the Curriculum field such as Lopes (2014); Macedo (2014) e Silva (2014); culture and its relation to education (CANDAU, 2011; VEIGA-NETO, 2003) and identity and difference (BHABHA, 2014; HALL, 2006; SILVA, 2014). It was also analysed official documents of national policies focused on basic education, such as the Law on Guidelines and Bases of National Education (LDBEN - Law No. 9.394 / 96). As this qualitative data analysis result of empirical research was found that the curriculum is a cultural frontier space in which different subjects interact between themselves. When questioning how the school pedagogical work addresses the question of difference, the results show that the difference is understood from specific identity markers and that most of the students witnessed some kind of discrimination or prejudice related to ethno-racial differences. When there was questioning about the necessity and expectation addressed to the approach of difference in school context, sexuality was the one that obtained the highest number of citations. In relation to teachers, the concern about violence is preponderant, revealing that this is a concern in the school environment. As for the term difference, this is predominantly associated with culture and the need for equal treatment of personal identities.porUFVJMA concessão da licença deste item refere-se ao à termo de autorização impresso assinado pelo autor, assim como na licença Creative Commons, com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus repositórios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, e preservação, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessA diferença como conteúdo curricular: análise a partir de um estudo do caso em uma escola de ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCurrículoDiferença e diversidadeIdentidadeCurriculumDifference and diversityIdentityreponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTHUMBNAILgilberto_silva_gares.pdf.jpggilberto_silva_gares.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2499https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/51697a12-1f57-4bd0-af0a-0542903ddbc6/download4a6cb3a548a54b90d574f1447b132970MD57falseAnonymousREADORIGINALgilberto_silva_gares.pdfgilberto_silva_gares.pdfapplication/pdf1477894https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/1c8dbfd1-da26-4281-ab92-572c03c8676d/download7d9f63dbaa52fa179779ed391e7df432MD51trueAnonymousREADCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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