Identidade racial negra nas políticas de currículo: tensões e desafios no processo de elaboração do Plano Municipal de Educação de Diamantina/MG
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFVJM |
Texto Completo: | https://acervo.ufvjm.edu.br/items/87059490-becc-4f5e-b188-bc908273586a |
Resumo: | A questão central desta pesquisa é investigar como a identidade racial negra foi incorporada no processo de elaboração do Plano Municipal de Educação de Diamantina/MG. Indicamos uma abordagem metodológica mista, sendo predominantemente qualitativa, mas, também quantitativa, integrada como estratégia de pesquisa complementar. Propomos um arranjo de análise desenvolvido em três etapas, sendo revisão bibliográfica, coleta de dados e preparação do material e, inferência e apresentação dos resultados. Para composição da amostra utilizamos dois instrumentos, coleta documental e entrevista, sendo que dos documentos que integram o corpus do trabalho nas duas versões da meta 22 – Projeto de Lei nº 08/2015 e Lei nº 3.880/2015 – concentraram nosso maior interesse, sendo a parte dos documentos onde foi abordado o tema da identidade racial negra. As entrevistas foram direcionadas à representantes de dois segmentos que participaram da elaboração do Plano, os dirigentes municipais e grupo de discussão. Efetuamos a análise dos dados de acordo com o método de análise de conteúdo descrito por Bardin (2010). O texto da dissertação foi dividido em quatro seções: Metodologia; Dialética das raças: por uma identidade racial negra; Planejamento e Plano Educacional: políticas de currículo; Análise da elaboração do Plano Municipal de Educação de Diamantina/MG: a identidade racial negra em questão. Os resultados indicaram que o pós-colonialismo, determinante nas “[...] relações de poder e formas de conhecimento que colocam o sujeito imperial europeu na sua posição atual de privilégio [...]” (SILVA, 2014, p.127), como fenômeno presente em todas as instâncias sociais, reproduz no campo das políticas de planejamento curricular, formas de discriminação e exclusão da identidade racial negra, evidência que julgamos importante para a interpretação do campo político curricular brasileiro. |
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Meira, Vanderson ElyCouto, Regina Célia doAnadon, Simone BarretoBraga, Denise da SilvaUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Couto, Regina Célia do2018-05-04T16:24:18Z2018-05-04T16:24:18Z20172017-11-06MEIRA, Vanderson Ely. Identidade racial negra nas políticas de currículo: tensões e desafios no processo de elaboração do Plano Municipal de Educação de Diamantina/MG.. 2017. 149 p. Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2017.https://acervo.ufvjm.edu.br/items/87059490-becc-4f5e-b188-bc908273586aA questão central desta pesquisa é investigar como a identidade racial negra foi incorporada no processo de elaboração do Plano Municipal de Educação de Diamantina/MG. Indicamos uma abordagem metodológica mista, sendo predominantemente qualitativa, mas, também quantitativa, integrada como estratégia de pesquisa complementar. Propomos um arranjo de análise desenvolvido em três etapas, sendo revisão bibliográfica, coleta de dados e preparação do material e, inferência e apresentação dos resultados. Para composição da amostra utilizamos dois instrumentos, coleta documental e entrevista, sendo que dos documentos que integram o corpus do trabalho nas duas versões da meta 22 – Projeto de Lei nº 08/2015 e Lei nº 3.880/2015 – concentraram nosso maior interesse, sendo a parte dos documentos onde foi abordado o tema da identidade racial negra. As entrevistas foram direcionadas à representantes de dois segmentos que participaram da elaboração do Plano, os dirigentes municipais e grupo de discussão. Efetuamos a análise dos dados de acordo com o método de análise de conteúdo descrito por Bardin (2010). O texto da dissertação foi dividido em quatro seções: Metodologia; Dialética das raças: por uma identidade racial negra; Planejamento e Plano Educacional: políticas de currículo; Análise da elaboração do Plano Municipal de Educação de Diamantina/MG: a identidade racial negra em questão. Os resultados indicaram que o pós-colonialismo, determinante nas “[...] relações de poder e formas de conhecimento que colocam o sujeito imperial europeu na sua posição atual de privilégio [...]” (SILVA, 2014, p.127), como fenômeno presente em todas as instâncias sociais, reproduz no campo das políticas de planejamento curricular, formas de discriminação e exclusão da identidade racial negra, evidência que julgamos importante para a interpretação do campo político curricular brasileiro.Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2017.The central question of this research is to investigate how the black racial identity was incorporated in the process of elaboration of the Municipal Plan of Education of Diamantina/MG. We indicate a mixed methodological approach, being predominantly qualitative, but also quantitative, integrated as a complementary research strategy. We propose an analysis arrangement developed in three stages, being bibliographical review, data collection and preparation of the material, and inference and presentation of the results. For the composition of the sample we used two instruments, documentary collection and interview, and the documents that integrate the corpus of the work in the two versions of goal 22 – Bill nº 08/2015 and Law nº 3.880/2015 – focused our greatest interest, being the part of the documents where the subject of the black racial identity was approached. The interviews were directed to the representatives of two segments that participated in the elaboration of the Plan, the municipal leaders and the discussion group. We performed the data analysis according to the content analysis method described by Bardin (2010). The text of the dissertation was divided into four sections: Methodology; Dialectic of races: by a black racial identity; Planning and Educational Plan:curriculum policies; Analysis of the elaboration of the Municipal Plan of Education of Diamantina/MG: the black racial identity in question. The results indicated that postcolonialism, which is a determining factor in the "[...] power relations and forms of knowledge that place the European imperial subject in its current position of privilege [...]" (SILVA, 2014, p. 127), as a phenomenon present in all social instances, reproduces in the field of curricular planning policies, forms of discrimination and exclusion of black racial identity, evidence which we deem important for the interpretation of the Brazilian curricular political field.porUFVJMA concessão da licença deste item refere-se ao à termo de autorização impresso assinado pelo autor, assim como na licença Creative Commons, com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus repositórios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, e preservação, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessIdentidade racial negra nas políticas de currículo: tensões e desafios no processo de elaboração do Plano Municipal de Educação de Diamantina/MGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisIdentidade racial negraPolíticas de currículoPlano Municipal de EducaçãoBlack racial identityCurriculum policiesMunicipal Plan of Educationreponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTHUMBNAILvanderson_ely_meira.pdf.jpgvanderson_ely_meira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2519https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/b1ab51c1-0783-4240-af92-cb4bde22885a/downloada5d184627569762674d3178b743cfed7MD57falseAnonymousREADORIGINALvanderson_ely_meira.pdfvanderson_ely_meira.pdfapplication/pdf1355580https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/97a218d8-78e5-4b54-91af-835ce12a5423/downloadf344746e769375a843c59673a52e6122MD51trueAnonymousREADCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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