“E se eu juntar este com aquele?!” A pesquisa com crianças e os encontros com a arte contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Camila Bettim
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: da Cunha, Susana Rangel Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1247
Resumo: “E Se Eu Juntar Este Com Aquele?!” A Pesquisa Com Crianças e os Encontros com a Arte Contemporânea, reflete sobre as relações que podem ser estabelecidas entre as crianças e a arte contemporânea, a partir dos pressupostos teóricos da Sociologia da Infância (Sarmento, Tomás, Ferreira) e dos Estudos Sobre Arte Contemporânea (Rey, Archer, Figueirôa). Investigou, a partir de uma pesquisa realizada com um grupo de crianças de uma escola pública de Ensino Fundamental na cidade de Porto Alegre; como se estabelece o contato e a conversa entre os pequenos e a arte contemporânea. A pergunta: “como as crianças se relacionam com as possibilidades que a arte contemporânea suscita?” Constitui-se como a coluna vertebral deste artigo. E neste sentido, no intuito de aproximar as crianças, e desta forma, tornar o estudo e os processos da pesquisa mais íntimo às mesmas, este, constituiu-se a partir de mosaico metodológico que contou com ações propositivas que objetivaram ampliar a percepção das crianças na relação com materiais e objetos do seu cotidiano que na experimentação ganharam outros sentidos e nomes. Assim, artistas como: Marcel Duchamp, Joseph Kosuth, Nelson Leirner, Lia Menna Barreto e Sandro Ka, serviram como elementos importantíssimos para pensar a metodologia de pesquisa com as crianças. Destacamos que neste estudo, compreende-se que as crianças, assim, como a arte contemporânea, são constituídas de muitas linguagens e expressividades, perceber estas complexas e instigantes maneiras de expressão requer que tenhamos um olhar novo e oxigenado frente ao que consideramos como arte contemporânea e o próprio conceito de crianças. Neste sentido, deslocar posições e desestabilizar posturas frente a tais concepções torna-se imprescindível. Assim, aproximamos as crianças e arte contemporânea, tomando-as a partir de suas pluralidades e especificidades e hibridismos. As crianças e a arte contemporânea experimentam e vivem a recriação junto ao simbólico e ao concreto; percebem-se outras em suas relações com o mundo e com seus pares. O estudo destaca a potência existente no encontro entre as crianças e a arte contemporânea, principalmente no que se refere à proximidade e receptividade dos pequenos com as possibilidades que a arte convida. Além disto, a pesquisa demonstra através dos processos de criação das crianças como estes são encharcados de significados e relações externas ao contexto escolar, que emergem em suas experimentações, assim como os afetos e enfrentamentos que se estabelecem na exploração, ressignificação e apropriação dos materiais e materialidades.
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