O estágio não obrigatório no contexto da formação inicial do Pedagogo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leandro de Paiva, Maria Cristina
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Costa, Leide Dayana Pereira de Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2388
Resumo: Este artigo se propõe a desvelar o estágio não obrigatório, em contraponto ao estágio obrigatório e à regulamentação legal que o ampara, no sentido de apontar o cenário complexo em que está se efetivando nas políticas públicas para o atendimento às crianças da educação infantil. Busca-se, ainda, analisar de que maneira o estágio não obrigatório se faz presente no âmbito das pesquisas que são realizadas na área da educação no Brasil. Compreende-se, que em sendo o estágio não obrigatório uma das possibilidades de percurso formativo inicial docente, esse se configura enquanto uma das vias de ingresso à prática de muitos professores, embora se verifique uma insipiente discussão dessa temática, seja na legislação vigente, seja no campo das pesquisas em educação. Expande-se um campo de trabalho à margem das mínimas condições necessárias à almejada profissionalização docente e à qualidade social referenciada na educação das crianças pequenas. 
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