Apreender o real com as pedagogias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camozzato, Viviane Castro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1514
Resumo: O objetivo deste artigo é problematizar as relações entre representação e pedagogia. Para tanto, considera-se que uma “vontade de representação” atravessa e faz a pedagogia funcionar. Num primeiro momento, apresenta-se o funcionamento dessa representação através do procedimento de buscar apreender um real a ser traduzido. Num segundo momento, argumenta-se o quanto tem ocorrido uma ampliação e pluralização de pedagogias a fim de indicar que há, concomitantemente a associações na pedagogia, um processo fecundo de dissociações que são condição para que a mesma se revitalize, fortaleça e se expanda ao procurar dar conta da totalidade como um todo. Atravessa essas discussões, enfim, a necessidade de um olhar inquiridor nas tentativas de apreender porções do real. A análise é realizada a partir de comentários de obras pedagógicas, especificamente Introdução à Pedagogia, de Lorenzo Luzuriaga (1961), Pedagogia, de Émile Planchard (1962), e Escola e Democracia, de Dermeval Saviani (2001).Palavras-chave: pedagogia; pedagogias; representação; olhar. 
id ULBRA-1_5821d118ebb147464d51bd2cd0191cb7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1514
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling Apreender o real com as pedagogiasO objetivo deste artigo é problematizar as relações entre representação e pedagogia. Para tanto, considera-se que uma “vontade de representação” atravessa e faz a pedagogia funcionar. Num primeiro momento, apresenta-se o funcionamento dessa representação através do procedimento de buscar apreender um real a ser traduzido. Num segundo momento, argumenta-se o quanto tem ocorrido uma ampliação e pluralização de pedagogias a fim de indicar que há, concomitantemente a associações na pedagogia, um processo fecundo de dissociações que são condição para que a mesma se revitalize, fortaleça e se expanda ao procurar dar conta da totalidade como um todo. Atravessa essas discussões, enfim, a necessidade de um olhar inquiridor nas tentativas de apreender porções do real. A análise é realizada a partir de comentários de obras pedagógicas, especificamente Introdução à Pedagogia, de Lorenzo Luzuriaga (1961), Pedagogia, de Émile Planchard (1962), e Escola e Democracia, de Dermeval Saviani (2001).Palavras-chave: pedagogia; pedagogias; representação; olhar. Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Camozzato, Viviane Castro2015-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1514TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 17, n. 34 (2015): Dossiê: Mapeando as Pedagogias2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1514/1138info:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-18T11:34:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1514Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2015-09-18T11:34:13Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv Apreender o real com as pedagogias
title Apreender o real com as pedagogias
spellingShingle Apreender o real com as pedagogias
Camozzato, Viviane Castro
title_short Apreender o real com as pedagogias
title_full Apreender o real com as pedagogias
title_fullStr Apreender o real com as pedagogias
title_full_unstemmed Apreender o real com as pedagogias
title_sort Apreender o real com as pedagogias
author Camozzato, Viviane Castro
author_facet Camozzato, Viviane Castro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Camozzato, Viviane Castro
description O objetivo deste artigo é problematizar as relações entre representação e pedagogia. Para tanto, considera-se que uma “vontade de representação” atravessa e faz a pedagogia funcionar. Num primeiro momento, apresenta-se o funcionamento dessa representação através do procedimento de buscar apreender um real a ser traduzido. Num segundo momento, argumenta-se o quanto tem ocorrido uma ampliação e pluralização de pedagogias a fim de indicar que há, concomitantemente a associações na pedagogia, um processo fecundo de dissociações que são condição para que a mesma se revitalize, fortaleça e se expanda ao procurar dar conta da totalidade como um todo. Atravessa essas discussões, enfim, a necessidade de um olhar inquiridor nas tentativas de apreender porções do real. A análise é realizada a partir de comentários de obras pedagógicas, especificamente Introdução à Pedagogia, de Lorenzo Luzuriaga (1961), Pedagogia, de Émile Planchard (1962), e Escola e Democracia, de Dermeval Saviani (2001).Palavras-chave: pedagogia; pedagogias; representação; olhar. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-16
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1514
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1514/1138
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 17, n. 34 (2015): Dossiê: Mapeando as Pedagogias
2358-0801
1518-4919
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211083132141568