Apreender o real com as pedagogias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1514 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é problematizar as relações entre representação e pedagogia. Para tanto, considera-se que uma “vontade de representação” atravessa e faz a pedagogia funcionar. Num primeiro momento, apresenta-se o funcionamento dessa representação através do procedimento de buscar apreender um real a ser traduzido. Num segundo momento, argumenta-se o quanto tem ocorrido uma ampliação e pluralização de pedagogias a fim de indicar que há, concomitantemente a associações na pedagogia, um processo fecundo de dissociações que são condição para que a mesma se revitalize, fortaleça e se expanda ao procurar dar conta da totalidade como um todo. Atravessa essas discussões, enfim, a necessidade de um olhar inquiridor nas tentativas de apreender porções do real. A análise é realizada a partir de comentários de obras pedagógicas, especificamente Introdução à Pedagogia, de Lorenzo Luzuriaga (1961), Pedagogia, de Émile Planchard (1962), e Escola e Democracia, de Dermeval Saviani (2001).Palavras-chave: pedagogia; pedagogias; representação; olhar. |
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Apreender o real com as pedagogiasO objetivo deste artigo é problematizar as relações entre representação e pedagogia. Para tanto, considera-se que uma “vontade de representação” atravessa e faz a pedagogia funcionar. Num primeiro momento, apresenta-se o funcionamento dessa representação através do procedimento de buscar apreender um real a ser traduzido. Num segundo momento, argumenta-se o quanto tem ocorrido uma ampliação e pluralização de pedagogias a fim de indicar que há, concomitantemente a associações na pedagogia, um processo fecundo de dissociações que são condição para que a mesma se revitalize, fortaleça e se expanda ao procurar dar conta da totalidade como um todo. Atravessa essas discussões, enfim, a necessidade de um olhar inquiridor nas tentativas de apreender porções do real. A análise é realizada a partir de comentários de obras pedagógicas, especificamente Introdução à Pedagogia, de Lorenzo Luzuriaga (1961), Pedagogia, de Émile Planchard (1962), e Escola e Democracia, de Dermeval Saviani (2001).Palavras-chave: pedagogia; pedagogias; representação; olhar. Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Camozzato, Viviane Castro2015-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1514TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 17, n. 34 (2015): Dossiê: Mapeando as Pedagogias2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1514/1138info:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-18T11:34:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1514Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2015-09-18T11:34:13Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
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