Base Nacional Comum Curricular e Educação Infantil: limites e possibilidades de atuações da rede pública municipal de Santa Maria/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Daiane Lanes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sarturi, Rosane Carneiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5443
Resumo: Este artigo tem como objetivo: Compreender os processos de atuação da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil na rede municipal pública de Santa Maria/RS. A metodologia empregada foi um estudo qualitativo e para interpretação dos dados buscou-se embasamento nos estudos Orlandi (2015) na utilização de análise de discurso (AD), a base discursiva deste trabalho constituiu-se da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e das entrevistas com as gestoras da Secretaria Municipal de Educação. O aporte teórico baseia-se nos estudos de Ball (2016), Barbosa (2016), Fochi (2015). A partir da pesquisa delineou-se alguns limites presentes no discurso da BNCC e propiciou-se pensar nas (im)possibilidades do discurso de implementação no município estudado.
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