Projeto Autonomia Carioca: parceria público-privada no Ensino Fundamental do município do Rio de Janeiro (2010-2015)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ávila, Elaine Rodrigues de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Gonzalez, Wania Regina Coutinho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2974
Resumo: O texto trata do Projeto Autonomia Carioca, resultante de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Roberto Marinho, destinado a aceleração de estudos para alunos em atraso escolar no ensino fundamental das escolas públicas municipais do Rio de Janeiro, com o uso da Metodologia Telessala. O artigo foi desenvolvido a partir da análise dos documentos oficiais e de entrevistas semiestruturadas realizadas com docentes atuantes no projeto. À luz de autores como José Carlos Libâneo Maria da Gloria Gohn e Stephen Ball, concluímos que o projeto atendeu a uma lógica gerencialista e, ao mesmo tempo, proporcionou uma educação formal não convencional a esses estudantes.   
id ULBRA-1_b8a18b930485e28b8af7ecc4812cbc5b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2974
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling Projeto Autonomia Carioca: parceria público-privada no Ensino Fundamental do município do Rio de Janeiro (2010-2015)O texto trata do Projeto Autonomia Carioca, resultante de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Roberto Marinho, destinado a aceleração de estudos para alunos em atraso escolar no ensino fundamental das escolas públicas municipais do Rio de Janeiro, com o uso da Metodologia Telessala. O artigo foi desenvolvido a partir da análise dos documentos oficiais e de entrevistas semiestruturadas realizadas com docentes atuantes no projeto. À luz de autores como José Carlos Libâneo Maria da Gloria Gohn e Stephen Ball, concluímos que o projeto atendeu a uma lógica gerencialista e, ao mesmo tempo, proporcionou uma educação formal não convencional a esses estudantes.   Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Ávila, Elaine Rodrigues deGonzalez, Wania Regina Coutinho2017-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/297410.17648/textura-2358-0801-19-41-2974TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 19, n. 41 (2017)2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2974/2431Direitos autorais 2017 TEXTURA - ULBRAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-22T18:33:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2974Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2017-08-22T18:33:16Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto Autonomia Carioca: parceria público-privada no Ensino Fundamental do município do Rio de Janeiro (2010-2015)
title Projeto Autonomia Carioca: parceria público-privada no Ensino Fundamental do município do Rio de Janeiro (2010-2015)
spellingShingle Projeto Autonomia Carioca: parceria público-privada no Ensino Fundamental do município do Rio de Janeiro (2010-2015)
Ávila, Elaine Rodrigues de
title_short Projeto Autonomia Carioca: parceria público-privada no Ensino Fundamental do município do Rio de Janeiro (2010-2015)
title_full Projeto Autonomia Carioca: parceria público-privada no Ensino Fundamental do município do Rio de Janeiro (2010-2015)
title_fullStr Projeto Autonomia Carioca: parceria público-privada no Ensino Fundamental do município do Rio de Janeiro (2010-2015)
title_full_unstemmed Projeto Autonomia Carioca: parceria público-privada no Ensino Fundamental do município do Rio de Janeiro (2010-2015)
title_sort Projeto Autonomia Carioca: parceria público-privada no Ensino Fundamental do município do Rio de Janeiro (2010-2015)
author Ávila, Elaine Rodrigues de
author_facet Ávila, Elaine Rodrigues de
Gonzalez, Wania Regina Coutinho
author_role author
author2 Gonzalez, Wania Regina Coutinho
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ávila, Elaine Rodrigues de
Gonzalez, Wania Regina Coutinho
description O texto trata do Projeto Autonomia Carioca, resultante de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Roberto Marinho, destinado a aceleração de estudos para alunos em atraso escolar no ensino fundamental das escolas públicas municipais do Rio de Janeiro, com o uso da Metodologia Telessala. O artigo foi desenvolvido a partir da análise dos documentos oficiais e de entrevistas semiestruturadas realizadas com docentes atuantes no projeto. À luz de autores como José Carlos Libâneo Maria da Gloria Gohn e Stephen Ball, concluímos que o projeto atendeu a uma lógica gerencialista e, ao mesmo tempo, proporcionou uma educação formal não convencional a esses estudantes.   
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-22
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2974
10.17648/textura-2358-0801-19-41-2974
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2974
identifier_str_mv 10.17648/textura-2358-0801-19-41-2974
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2974/2431
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 TEXTURA - ULBRA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 TEXTURA - ULBRA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 19, n. 41 (2017)
2358-0801
1518-4919
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211083769675776