A temática ambiental na educação científica segundo as políticas curriculares oficiais brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Marlécio
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3379
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar a abordagem da temática ambiental indicada para o ensino de Ciências pelas políticas curriculares oficiais do Brasil. Situa a reformulação curricular nacional implementada na década de 1990 no contexto das políticas públicas educacionais, associando-as à orientação neoliberal das reformas implementadas na contemporaneidade brasileira. Identifica e discute as concepções de Meio Ambiente e Educação Ambiental contidas em diferentes documentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais, explicitando como tais parâmetros entendem a inserção da temática ambiental no currículo e ensino de Ciências. Analisa a relação estabelecida entre Educação Ambiental e ensino de Ciências segundo os referidos parâmetros, concluindo pela simplificação, antropocentrismo e utilitarismo na abordagem da temática ambiental no ensino de Ciências e pela fragmentação dos conteúdos dessa disciplina escolar.
id UNB - 28_cc570c86025d7412ac42bb07a2ceefd0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3379
network_acronym_str UNB - 28
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling A temática ambiental na educação científica segundo as políticas curriculares oficiais brasileirasParâmetros curriculares nacionais;Ensino de ciências;Meio AmbienteEste artigo tem como objetivo analisar a abordagem da temática ambiental indicada para o ensino de Ciências pelas políticas curriculares oficiais do Brasil. Situa a reformulação curricular nacional implementada na década de 1990 no contexto das políticas públicas educacionais, associando-as à orientação neoliberal das reformas implementadas na contemporaneidade brasileira. Identifica e discute as concepções de Meio Ambiente e Educação Ambiental contidas em diferentes documentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais, explicitando como tais parâmetros entendem a inserção da temática ambiental no currículo e ensino de Ciências. Analisa a relação estabelecida entre Educação Ambiental e ensino de Ciências segundo os referidos parâmetros, concluindo pela simplificação, antropocentrismo e utilitarismo na abordagem da temática ambiental no ensino de Ciências e pela fragmentação dos conteúdos dessa disciplina escolar.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2008-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/337910.26512/lc.v13i25.3379Linhas Críticas; Vol. 13 No. 25 (2007); 219-234Linhas Críticas; Vol. 13 Núm. 25 (2007); 219-234Linhas Crí­ticas; v. 13 n. 25 (2007); 219-2341981-04311516-489610.26512/lc.v13i25reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3379/3063Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Marlécio2022-09-09T16:04:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3379Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T16:04:19Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A temática ambiental na educação científica segundo as políticas curriculares oficiais brasileiras
title A temática ambiental na educação científica segundo as políticas curriculares oficiais brasileiras
spellingShingle A temática ambiental na educação científica segundo as políticas curriculares oficiais brasileiras
Cunha, Marlécio
Parâmetros curriculares nacionais;
Ensino de ciências;
Meio Ambiente
title_short A temática ambiental na educação científica segundo as políticas curriculares oficiais brasileiras
title_full A temática ambiental na educação científica segundo as políticas curriculares oficiais brasileiras
title_fullStr A temática ambiental na educação científica segundo as políticas curriculares oficiais brasileiras
title_full_unstemmed A temática ambiental na educação científica segundo as políticas curriculares oficiais brasileiras
title_sort A temática ambiental na educação científica segundo as políticas curriculares oficiais brasileiras
author Cunha, Marlécio
author_facet Cunha, Marlécio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Marlécio
dc.subject.por.fl_str_mv Parâmetros curriculares nacionais;
Ensino de ciências;
Meio Ambiente
topic Parâmetros curriculares nacionais;
Ensino de ciências;
Meio Ambiente
description Este artigo tem como objetivo analisar a abordagem da temática ambiental indicada para o ensino de Ciências pelas políticas curriculares oficiais do Brasil. Situa a reformulação curricular nacional implementada na década de 1990 no contexto das políticas públicas educacionais, associando-as à orientação neoliberal das reformas implementadas na contemporaneidade brasileira. Identifica e discute as concepções de Meio Ambiente e Educação Ambiental contidas em diferentes documentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais, explicitando como tais parâmetros entendem a inserção da temática ambiental no currículo e ensino de Ciências. Analisa a relação estabelecida entre Educação Ambiental e ensino de Ciências segundo os referidos parâmetros, concluindo pela simplificação, antropocentrismo e utilitarismo na abordagem da temática ambiental no ensino de Ciências e pela fragmentação dos conteúdos dessa disciplina escolar.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3379
10.26512/lc.v13i25.3379
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3379
identifier_str_mv 10.26512/lc.v13i25.3379
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3379/3063
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 13 No. 25 (2007); 219-234
Linhas Críticas; Vol. 13 Núm. 25 (2007); 219-234
Linhas Crí­ticas; v. 13 n. 25 (2007); 219-234
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v13i25
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br||
_version_ 1797053650447630336