Indigenous school education in Roraima: teacher training and specific and differentiated schools
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/39863 |
Resumo: | Pierlangela Nascimento da Cunha, indígena, Wapixana, da Comunidade da Barata localizada no município de Alto Alegre no Estado de Roraima (RR). Professora desde 1996, possui Licenciatura Intercultural com habilitação em Ciências Sociais pelo Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). |
id |
UNB - 28_ecb6d1c9a48491caeaecd84d06a675f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39863 |
network_acronym_str |
UNB - 28 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Indigenous school education in Roraima: teacher training and specific and differentiated schoolsEducación escolar indígena en Roraima: formación docente y escuelas específicas y diferenciadasEducação escolar indígena em Roraima: formação docente e escolas específicas e diferenciadasEducação escolar indígena. Formação de professores indígenas. Prática Pedagógica.Educación escolar indígena. Formación de maestros indígenas. Práctica pedagógica.Indigenous school education. Training of indigenous teachers. Pedagogical Practice.Pierlangela Nascimento da Cunha, indígena, Wapixana, da Comunidade da Barata localizada no município de Alto Alegre no Estado de Roraima (RR). Professora desde 1996, possui Licenciatura Intercultural com habilitação em Ciências Sociais pelo Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2021-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfaudio/mpegtext/xmlhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3986310.26512/lc27202139863Linhas Críticas; Vol. 27 (2021): Revista Linhas Críticas v. 27 (jan-dez); e39863Linhas Críticas; Vol. 27 (2021): Revista Linhas Críticas v. 27 (ene-dic); e39863Linhas Críticas; v. 27 (2021): Revista Linhas Críticas v. 27 (jan-dez); e398631981-04311516-489610.26512/lc.v27.2021reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/39863/31267https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/39863/31283https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/39863/32662Copyright (c) 2021 Sâmmya Faria Adona Leite, Marcia Maria Fernandes de Oliveira, Luana Priscila Wunschhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAdona Leite, Sâmmya FariaFernandes de Oliveira, Marcia MariaWunsch, Luana Priscila2022-10-20T17:26:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39863Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-10-20T17:26:38Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Indigenous school education in Roraima: teacher training and specific and differentiated schools Educación escolar indígena en Roraima: formación docente y escuelas específicas y diferenciadas Educação escolar indígena em Roraima: formação docente e escolas específicas e diferenciadas |
title |
Indigenous school education in Roraima: teacher training and specific and differentiated schools |
spellingShingle |
Indigenous school education in Roraima: teacher training and specific and differentiated schools Adona Leite, Sâmmya Faria Educação escolar indígena. Formação de professores indígenas. Prática Pedagógica. Educación escolar indígena. Formación de maestros indígenas. Práctica pedagógica. Indigenous school education. Training of indigenous teachers. Pedagogical Practice. |
title_short |
Indigenous school education in Roraima: teacher training and specific and differentiated schools |
title_full |
Indigenous school education in Roraima: teacher training and specific and differentiated schools |
title_fullStr |
Indigenous school education in Roraima: teacher training and specific and differentiated schools |
title_full_unstemmed |
Indigenous school education in Roraima: teacher training and specific and differentiated schools |
title_sort |
Indigenous school education in Roraima: teacher training and specific and differentiated schools |
author |
Adona Leite, Sâmmya Faria |
author_facet |
Adona Leite, Sâmmya Faria Fernandes de Oliveira, Marcia Maria Wunsch, Luana Priscila |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes de Oliveira, Marcia Maria Wunsch, Luana Priscila |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Adona Leite, Sâmmya Faria Fernandes de Oliveira, Marcia Maria Wunsch, Luana Priscila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação escolar indígena. Formação de professores indígenas. Prática Pedagógica. Educación escolar indígena. Formación de maestros indígenas. Práctica pedagógica. Indigenous school education. Training of indigenous teachers. Pedagogical Practice. |
topic |
Educação escolar indígena. Formação de professores indígenas. Prática Pedagógica. Educación escolar indígena. Formación de maestros indígenas. Práctica pedagógica. Indigenous school education. Training of indigenous teachers. Pedagogical Practice. |
description |
Pierlangela Nascimento da Cunha, indígena, Wapixana, da Comunidade da Barata localizada no município de Alto Alegre no Estado de Roraima (RR). Professora desde 1996, possui Licenciatura Intercultural com habilitação em Ciências Sociais pelo Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/39863 10.26512/lc27202139863 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/39863 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc27202139863 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/39863/31267 https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/39863/31283 https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/39863/32662 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf audio/mpeg text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 27 (2021): Revista Linhas Críticas v. 27 (jan-dez); e39863 Linhas Críticas; Vol. 27 (2021): Revista Linhas Críticas v. 27 (ene-dic); e39863 Linhas Críticas; v. 27 (2021): Revista Linhas Críticas v. 27 (jan-dez); e39863 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v27.2021 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br|| |
_version_ |
1797053654435364864 |