Reflexões sobre o lançar de dados na sala de aula: considerações sobre o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro moderno para o ensino de História e suas possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardes, Mateus Pinho
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: História, Histórias
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/19293
Resumo: Este trabalho versa sobre a viabilidade do uso de jogos de tabuleiro no ensino de História. Para tal, baseando-se na análise de alguns jogos de tabuleiro comerciais e em experiências com jogos no ensino de História, apresenta-se o percurso metodológico o qual resultou na produção autoral de um jogo de tabuleiro moderno sobre a Greve Geral de 1917 de São Paulo. A proposta aqui defendida é que os jogos de tabuleiro ”“ especialmente a vertente usualmente denominada “jogos de tabuleiro modernos” ”“ são os mais versáteis de serem utilizados no ambiente escolar, além de poderem ser desenvolvidos ”“ tal qual este ”“ por professores de História, sem formação técnica na área do desenvolvimento de jogos. A reflexão sobre problemas no processo criativo e de elaboração do jogo ”“ bem como alguns apontamentos e sugestões ”“ também são abordados, como ponto para o debate sobre esta modalidade que é possibilidade narrativa e de ensino-aprendizagem a um só tempo.
id UNB-13_54be62a23ee7a46ab6f6a2a4b61230ba
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19293
network_acronym_str UNB-13
network_name_str História, Histórias
repository_id_str
spelling Reflexões sobre o lançar de dados na sala de aula: considerações sobre o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro moderno para o ensino de História e suas possibilidadesEnsino de HistóriaHistóriaJogosEste trabalho versa sobre a viabilidade do uso de jogos de tabuleiro no ensino de História. Para tal, baseando-se na análise de alguns jogos de tabuleiro comerciais e em experiências com jogos no ensino de História, apresenta-se o percurso metodológico o qual resultou na produção autoral de um jogo de tabuleiro moderno sobre a Greve Geral de 1917 de São Paulo. A proposta aqui defendida é que os jogos de tabuleiro ”“ especialmente a vertente usualmente denominada “jogos de tabuleiro modernos” ”“ são os mais versáteis de serem utilizados no ambiente escolar, além de poderem ser desenvolvidos ”“ tal qual este ”“ por professores de História, sem formação técnica na área do desenvolvimento de jogos. A reflexão sobre problemas no processo criativo e de elaboração do jogo ”“ bem como alguns apontamentos e sugestões ”“ também são abordados, como ponto para o debate sobre esta modalidade que é possibilidade narrativa e de ensino-aprendizagem a um só tempo.Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB)2019-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/1929310.26512/hh.v7i13.19293história, histórias; Vol. 7 Núm. 13 (2019): O lúdico e a História: caminhos de pesquisa e ensino (jan-jun); 56-77História, histórias; v. 7 n. 13 (2019): O lúdico e a História: caminhos de pesquisa e ensino (jan-jun); 56-772318-172910.26512/hh.v7i13reponame:História, Históriasinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/19293/21423Copyright (c) 2019 História, históriasinfo:eu-repo/semantics/openAccessBernardes, Mateus Pinho2019-10-06T21:13:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19293Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/hhPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/oaihistoriahistorias1@gmail.com||editorchefe.tempo@gmail.com||portaldeperiodicos@bce.unb.br2318-17292318-1729opendoar:2019-10-06T21:13:30História, Histórias - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre o lançar de dados na sala de aula: considerações sobre o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro moderno para o ensino de História e suas possibilidades
title Reflexões sobre o lançar de dados na sala de aula: considerações sobre o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro moderno para o ensino de História e suas possibilidades
spellingShingle Reflexões sobre o lançar de dados na sala de aula: considerações sobre o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro moderno para o ensino de História e suas possibilidades
Bernardes, Mateus Pinho
Ensino de História
História
Jogos
title_short Reflexões sobre o lançar de dados na sala de aula: considerações sobre o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro moderno para o ensino de História e suas possibilidades
title_full Reflexões sobre o lançar de dados na sala de aula: considerações sobre o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro moderno para o ensino de História e suas possibilidades
title_fullStr Reflexões sobre o lançar de dados na sala de aula: considerações sobre o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro moderno para o ensino de História e suas possibilidades
title_full_unstemmed Reflexões sobre o lançar de dados na sala de aula: considerações sobre o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro moderno para o ensino de História e suas possibilidades
title_sort Reflexões sobre o lançar de dados na sala de aula: considerações sobre o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro moderno para o ensino de História e suas possibilidades
author Bernardes, Mateus Pinho
author_facet Bernardes, Mateus Pinho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardes, Mateus Pinho
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
História
Jogos
topic Ensino de História
História
Jogos
description Este trabalho versa sobre a viabilidade do uso de jogos de tabuleiro no ensino de História. Para tal, baseando-se na análise de alguns jogos de tabuleiro comerciais e em experiências com jogos no ensino de História, apresenta-se o percurso metodológico o qual resultou na produção autoral de um jogo de tabuleiro moderno sobre a Greve Geral de 1917 de São Paulo. A proposta aqui defendida é que os jogos de tabuleiro ”“ especialmente a vertente usualmente denominada “jogos de tabuleiro modernos” ”“ são os mais versáteis de serem utilizados no ambiente escolar, além de poderem ser desenvolvidos ”“ tal qual este ”“ por professores de História, sem formação técnica na área do desenvolvimento de jogos. A reflexão sobre problemas no processo criativo e de elaboração do jogo ”“ bem como alguns apontamentos e sugestões ”“ também são abordados, como ponto para o debate sobre esta modalidade que é possibilidade narrativa e de ensino-aprendizagem a um só tempo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/19293
10.26512/hh.v7i13.19293
url https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/19293
identifier_str_mv 10.26512/hh.v7i13.19293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/19293/21423
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 História, histórias
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 História, histórias
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB)
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB)
dc.source.none.fl_str_mv história, histórias; Vol. 7 Núm. 13 (2019): O lúdico e a História: caminhos de pesquisa e ensino (jan-jun); 56-77
História, histórias; v. 7 n. 13 (2019): O lúdico e a História: caminhos de pesquisa e ensino (jan-jun); 56-77
2318-1729
10.26512/hh.v7i13
reponame:História, Histórias
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str História, Histórias
collection História, Histórias
repository.name.fl_str_mv História, Histórias - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv historiahistorias1@gmail.com||editorchefe.tempo@gmail.com||portaldeperiodicos@bce.unb.br
_version_ 1798319859680935936