Critérios de qualidade para o livro didático de história nos Estados Unidos (1984-2014)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Itamar
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: História, Histórias
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10800
Resumo: Este artigo explora a ideia de “bom livro didático de história” nos Estados Unidos da América ”“ EUA, mediante o exame dos critérios de avaliação, produzidos por oito instituições, de caráter público e privado, entre os anos 1984 e 2014. Conclui-se que uma verdadeira vulgata foi instituída nos últimos 30 anos em torno de exigências relativas aos saberes teóricos e práticos a ensinar, ao alinhamento aos currículos estaduais, ao emprego do método crítico, difusão dos direitos humanos, e aplicação de design útil. Apesar da vulgata, os especialistas afirmam que os livros de história copiam uns aos outros e estão distantes de alguns consensos produzidos pela historiografia acadêmica.
id UNB-13_88949db9a8539722c05b1ace176e06d4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10800
network_acronym_str UNB-13
network_name_str História, Histórias
repository_id_str
spelling Critérios de qualidade para o livro didático de história nos Estados Unidos (1984-2014)Livro Didático de HistóriaAvaliaçãoCritério de qualidadeEste artigo explora a ideia de “bom livro didático de história” nos Estados Unidos da América ”“ EUA, mediante o exame dos critérios de avaliação, produzidos por oito instituições, de caráter público e privado, entre os anos 1984 e 2014. Conclui-se que uma verdadeira vulgata foi instituída nos últimos 30 anos em torno de exigências relativas aos saberes teóricos e práticos a ensinar, ao alinhamento aos currículos estaduais, ao emprego do método crítico, difusão dos direitos humanos, e aplicação de design útil. Apesar da vulgata, os especialistas afirmam que os livros de história copiam uns aos outros e estão distantes de alguns consensos produzidos pela historiografia acadêmica.Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB)2014-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/1080010.26512/hh.v2i3.10800história, histórias; Vol. 2 Núm. 3 (2014): Las elites coloniales americanas y la administración del estado: nuevas miradas sobre la articulación política (jan-jun); 155História, histórias; v. 2 n. 3 (2014): Las elites coloniales americanas y la administración del estado: nuevas miradas sobre la articulación política (jan-jun); 1552318-1729reponame:História, Históriasinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10800/9485Copyright (c) 2016 História, históriasinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Itamar2019-10-06T21:26:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10800Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/hhPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/oaihistoriahistorias1@gmail.com||editorchefe.tempo@gmail.com||portaldeperiodicos@bce.unb.br2318-17292318-1729opendoar:2019-10-06T21:26:40História, Histórias - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Critérios de qualidade para o livro didático de história nos Estados Unidos (1984-2014)
title Critérios de qualidade para o livro didático de história nos Estados Unidos (1984-2014)
spellingShingle Critérios de qualidade para o livro didático de história nos Estados Unidos (1984-2014)
Freitas, Itamar
Livro Didático de História
Avaliação
Critério de qualidade
title_short Critérios de qualidade para o livro didático de história nos Estados Unidos (1984-2014)
title_full Critérios de qualidade para o livro didático de história nos Estados Unidos (1984-2014)
title_fullStr Critérios de qualidade para o livro didático de história nos Estados Unidos (1984-2014)
title_full_unstemmed Critérios de qualidade para o livro didático de história nos Estados Unidos (1984-2014)
title_sort Critérios de qualidade para o livro didático de história nos Estados Unidos (1984-2014)
author Freitas, Itamar
author_facet Freitas, Itamar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Itamar
dc.subject.por.fl_str_mv Livro Didático de História
Avaliação
Critério de qualidade
topic Livro Didático de História
Avaliação
Critério de qualidade
description Este artigo explora a ideia de “bom livro didático de história” nos Estados Unidos da América ”“ EUA, mediante o exame dos critérios de avaliação, produzidos por oito instituições, de caráter público e privado, entre os anos 1984 e 2014. Conclui-se que uma verdadeira vulgata foi instituída nos últimos 30 anos em torno de exigências relativas aos saberes teóricos e práticos a ensinar, ao alinhamento aos currículos estaduais, ao emprego do método crítico, difusão dos direitos humanos, e aplicação de design útil. Apesar da vulgata, os especialistas afirmam que os livros de história copiam uns aos outros e estão distantes de alguns consensos produzidos pela historiografia acadêmica.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10800
10.26512/hh.v2i3.10800
url https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10800
identifier_str_mv 10.26512/hh.v2i3.10800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10800/9485
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 História, histórias
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 História, histórias
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB)
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB)
dc.source.none.fl_str_mv história, histórias; Vol. 2 Núm. 3 (2014): Las elites coloniales americanas y la administración del estado: nuevas miradas sobre la articulación política (jan-jun); 155
História, histórias; v. 2 n. 3 (2014): Las elites coloniales americanas y la administración del estado: nuevas miradas sobre la articulación política (jan-jun); 155
2318-1729
reponame:História, Histórias
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str História, Histórias
collection História, Histórias
repository.name.fl_str_mv História, Histórias - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv historiahistorias1@gmail.com||editorchefe.tempo@gmail.com||portaldeperiodicos@bce.unb.br
_version_ 1798319859019284480