Ensino de História, espaços e cultura política bandeirante:: José Scarameli e a escrita de livros escolares de História para crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Magno Francisco de Jesus
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: História, Histórias
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10986
Resumo: Este artigo tem como escopo a discussão sobre a escrita da história para crianças no Brasil, a partir da experiência de José Scarameli. Intelectual defensor dos ideais do movimento escolanovista, entre 1926 e 1934, José Scarameli produziu um número significativo de livros escolares de História e de Moral e Cívica. Neste artigo, nos propomos a discutir como tais livros expressaram as estratégias de difusão de uma cultura política bandeirante e a construção de representações acerca dos estados brasileiros com um protagonismo paulista.
id UNB-13_9f25ca3ba51f0971e006d94133948a6a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10986
network_acronym_str UNB-13
network_name_str História, Histórias
repository_id_str
spelling Ensino de História, espaços e cultura política bandeirante:: José Scarameli e a escrita de livros escolares de História para criançasLivros escolaresEscrita da históriaEnsino de históriaCultura política bandeiranteEste artigo tem como escopo a discussão sobre a escrita da história para crianças no Brasil, a partir da experiência de José Scarameli. Intelectual defensor dos ideais do movimento escolanovista, entre 1926 e 1934, José Scarameli produziu um número significativo de livros escolares de História e de Moral e Cívica. Neste artigo, nos propomos a discutir como tais livros expressaram as estratégias de difusão de uma cultura política bandeirante e a construção de representações acerca dos estados brasileiros com um protagonismo paulista.Este artigo tem como escopo a discussão sobre a escrita da história para crianças no Brasil, a partir da experiência de José Scarameli. Intelectual defensor dos ideais do movimento escolanovista, entre 1926 e 1934, José Scarameli produziu um número significativo de livros escolares de História e de Moral e Cívica. Neste artigo, nos propomos a discutir como tais livros expressaram as estratégias de difusão de uma cultura política bandeirante e a construção de representações acerca dos estados brasileiros com um protagonismo paulista.Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB)2017-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/1098610.26512/hh.v5i9.10986história, histórias; Vol. 5 Núm. 9 (2017): História e Ensino de História: a produção de saberes na formação e na prática docente (jan-jun); 104-125História, histórias; v. 5 n. 9 (2017): História e Ensino de História: a produção de saberes na formação e na prática docente (jan-jun); 104-1252318-1729reponame:História, Históriasinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10986/9670Copyright (c) 2017 História, históriasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Magno Francisco de Jesus2019-10-06T21:17:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10986Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/hhPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/hh/oaihistoriahistorias1@gmail.com||editorchefe.tempo@gmail.com||portaldeperiodicos@bce.unb.br2318-17292318-1729opendoar:2019-10-06T21:17:46História, Histórias - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de História, espaços e cultura política bandeirante:: José Scarameli e a escrita de livros escolares de História para crianças
title Ensino de História, espaços e cultura política bandeirante:: José Scarameli e a escrita de livros escolares de História para crianças
spellingShingle Ensino de História, espaços e cultura política bandeirante:: José Scarameli e a escrita de livros escolares de História para crianças
Santos, Magno Francisco de Jesus
Livros escolares
Escrita da história
Ensino de história
Cultura política bandeirante
title_short Ensino de História, espaços e cultura política bandeirante:: José Scarameli e a escrita de livros escolares de História para crianças
title_full Ensino de História, espaços e cultura política bandeirante:: José Scarameli e a escrita de livros escolares de História para crianças
title_fullStr Ensino de História, espaços e cultura política bandeirante:: José Scarameli e a escrita de livros escolares de História para crianças
title_full_unstemmed Ensino de História, espaços e cultura política bandeirante:: José Scarameli e a escrita de livros escolares de História para crianças
title_sort Ensino de História, espaços e cultura política bandeirante:: José Scarameli e a escrita de livros escolares de História para crianças
author Santos, Magno Francisco de Jesus
author_facet Santos, Magno Francisco de Jesus
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Magno Francisco de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Livros escolares
Escrita da história
Ensino de história
Cultura política bandeirante
topic Livros escolares
Escrita da história
Ensino de história
Cultura política bandeirante
description Este artigo tem como escopo a discussão sobre a escrita da história para crianças no Brasil, a partir da experiência de José Scarameli. Intelectual defensor dos ideais do movimento escolanovista, entre 1926 e 1934, José Scarameli produziu um número significativo de livros escolares de História e de Moral e Cívica. Neste artigo, nos propomos a discutir como tais livros expressaram as estratégias de difusão de uma cultura política bandeirante e a construção de representações acerca dos estados brasileiros com um protagonismo paulista.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10986
10.26512/hh.v5i9.10986
url https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10986
identifier_str_mv 10.26512/hh.v5i9.10986
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10986/9670
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 História, histórias
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 História, histórias
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB)
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB)
dc.source.none.fl_str_mv história, histórias; Vol. 5 Núm. 9 (2017): História e Ensino de História: a produção de saberes na formação e na prática docente (jan-jun); 104-125
História, histórias; v. 5 n. 9 (2017): História e Ensino de História: a produção de saberes na formação e na prática docente (jan-jun); 104-125
2318-1729
reponame:História, Histórias
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str História, Histórias
collection História, Histórias
repository.name.fl_str_mv História, Histórias - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv historiahistorias1@gmail.com||editorchefe.tempo@gmail.com||portaldeperiodicos@bce.unb.br
_version_ 1798319859442909184