ESTIMATIVA DE RAZÃO DE MASSAS IDEAL DE AMORTECEDOR DE MASSA SINTONIZADA PARA CONTROLE DE VIBRAÇÕES EM ESTRUTURAS
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21631 |
Resumo: | Devido ao crescimento das cidades e o desenvolvimento de novos materiais de engenharia, estão cada vez mais sendo construídas estruturas leves e esbeltas de múltiplos pavimentos, as quais são mais suscetíveis a efeitos dinâmicos causados por eventos sísmicos ou vento. Para controlar e reduzir as amplitudes de vibração destas estruturas destaca-se a instalação de amortecedor de massa sintonizado (AMS). Neste contexto, este trabalho tem como objetivo, através de simulação numérica, avaliar o comportamento dinâmico de um prédio de 9 pavimentos submetido à excitação sísmica, antes e após a instalação de um AMS. Para tanto, é desenvolvida uma rotina computacional em Matlab com a utilização do método de Newmark para a determinação das respostas dinâmicas da estrutura em termos de deslocamento e aceleração. O sinal de excitação sísmica utilizado é o referente ao registro de aceleração do solo ocorrido em 1940, sob o Imperial Valley, no sudeste da Califórnia, denominado El Centro. Primeiramente a estrutura é analisada apenas com seu amortecimento próprio para fins comparativos e de referência. Em seguida faz-se o dimensionamento do AMS com diferentes relações de massas (AMS - Estrutura) e determinam-se as novas respostas dinâmicas da estrutura, visando à redução dos deslocamentos com uma menor relação custo/benefício. |
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ESTIMATIVA DE RAZÃO DE MASSAS IDEAL DE AMORTECEDOR DE MASSA SINTONIZADA PARA CONTROLE DE VIBRAÇÕES EM ESTRUTURASDinâmica estrutural. Controle de vibrações. Amortecedor de massa sintonizada (AMS). Método de Newmark.Devido ao crescimento das cidades e o desenvolvimento de novos materiais de engenharia, estão cada vez mais sendo construídas estruturas leves e esbeltas de múltiplos pavimentos, as quais são mais suscetíveis a efeitos dinâmicos causados por eventos sísmicos ou vento. Para controlar e reduzir as amplitudes de vibração destas estruturas destaca-se a instalação de amortecedor de massa sintonizado (AMS). Neste contexto, este trabalho tem como objetivo, através de simulação numérica, avaliar o comportamento dinâmico de um prédio de 9 pavimentos submetido à excitação sísmica, antes e após a instalação de um AMS. Para tanto, é desenvolvida uma rotina computacional em Matlab com a utilização do método de Newmark para a determinação das respostas dinâmicas da estrutura em termos de deslocamento e aceleração. O sinal de excitação sísmica utilizado é o referente ao registro de aceleração do solo ocorrido em 1940, sob o Imperial Valley, no sudeste da Califórnia, denominado El Centro. Primeiramente a estrutura é analisada apenas com seu amortecimento próprio para fins comparativos e de referência. Em seguida faz-se o dimensionamento do AMS com diferentes relações de massas (AMS - Estrutura) e determinam-se as novas respostas dinâmicas da estrutura, visando à redução dos deslocamentos com uma menor relação custo/benefício.Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia2017-01-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/2163110.26512/ripe.v2i13.21631Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 2 No. 13 (2016): VIBRATION CONTROL; 1-12Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 2 n. 13 (2016): VIBRATION CONTROL; 1-122447-6102reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenhariainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21631/19944Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPEinfo:eu-repo/semantics/openAccessRossato, Luciara V.Miguel, Letícia F. F.Miguel, Leandro F. F.2019-06-16T02:01:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21631Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/ripePUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/oaianflor@unb.br2447-61022447-6102opendoar:2019-06-16T02:01:42Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - Universidade de Brasília (UnB)false |
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