ESTUDO DE TRELIÇAS PLANAS E ESPACIAIS UTILIZANDO A LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PYTHON E O SOFTWARE VTK
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/14448 |
Resumo: | Resumo. Cada vez mais se tem construído ferramentas computacionais voltadas para o ensino/aprendizagem de análise de estruturas e, variadas são as opções de linguagens de programação e softwares para computação gráfica (inclusive tipo código aberto) utilizados com esta finalidade. Este trabalho tem por objetivo estudar o comportamento de treliças 2D e 3D no âmbito linear-elástico mediante a construção de um código desenvolvido com a linguagem de programação Python e o pacote numérico NumPy. A formulação dos elementos de barra é descrita. Exemplos extraídos de literaturas conhecidas foram analisados e, na visualização gráfica das respostas obtidas se explorou as funcionalidades do programa Visualization Toolkit (VTK). Comparados os resultados fica comprovada a eficiência dos algoritmos construídos para solução dos problemas estudados. Palavras-chave: Ensino, Aprendizagem, Treliça, MEF, Python, NumPy, VTK |
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ESTUDO DE TRELIÇAS PLANAS E ESPACIAIS UTILIZANDO A LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PYTHON E O SOFTWARE VTKResumo. Cada vez mais se tem construído ferramentas computacionais voltadas para o ensino/aprendizagem de análise de estruturas e, variadas são as opções de linguagens de programação e softwares para computação gráfica (inclusive tipo código aberto) utilizados com esta finalidade. Este trabalho tem por objetivo estudar o comportamento de treliças 2D e 3D no âmbito linear-elástico mediante a construção de um código desenvolvido com a linguagem de programação Python e o pacote numérico NumPy. A formulação dos elementos de barra é descrita. Exemplos extraídos de literaturas conhecidas foram analisados e, na visualização gráfica das respostas obtidas se explorou as funcionalidades do programa Visualization Toolkit (VTK). Comparados os resultados fica comprovada a eficiência dos algoritmos construídos para solução dos problemas estudados. Palavras-chave: Ensino, Aprendizagem, Treliça, MEF, Python, NumPy, VTKPrograma de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia2017-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/1444810.26512/ripe.v2i27.14448Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 2 No. 27 (2016): USE OF COMPUTATIONAL TOOLS ENGINEERING EDUCATIONRevista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 2 n. 27 (2016): USE OF COMPUTATIONAL TOOLS ENGINEERING EDUCATION2447-6102reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenhariainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/14448/12759Borges, Rafael Ada Silva, Sebastião SBezerra, Alysson Aldrin Barretoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-23T18:26:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14448Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/ripePUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/oaianflor@unb.br2447-61022447-6102opendoar:2019-05-23T18:26:57Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - Universidade de Brasília (UnB)false |
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