COMPORTAMENTO DINÂMICO DE PASSARELA SOB CARGAS INDUZIDAS POR PEDESTRES ANDANDO
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21376 |
Resumo: | As tendências atuais na construção civil conduzem a estruturas cada vez mais esbeltas e flexíveis, se fazendo necessário o estudo das ações dinâmicas devido à redução das suas frequências naturais. Nas passarelas o risco de ressonância com o carregamento humano é um aspecto que deve ser levado em consideração no projeto, já que as frequências devido ao andar dos pedestres podem se aproximar das frequências naturais dessas estruturas. O objetivo deste trabalho é realizar um estudo paramétrico do comportamento dinâmico de passarelas sob ação de pedestres andando. Foram realizados testes experimentais sobre uma plataforma mista de aço e concreto, a qual foi instrumentada com acelerômetros para medir a sua resposta estrutural e plataformas de carga para medir a excitação produzida pelos pedestres. Em paralelo é desenvolvido um modelo numérico para a análise da estrutura sob esse carregamento. A partir dos resultados experimentais o modelo numérico é ajustado, permitindo analisar a resposta da estrutura sob ação de diferentes carregamentos induzidos por pessoas. |
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COMPORTAMENTO DINÂMICO DE PASSARELA SOB CARGAS INDUZIDAS POR PEDESTRES ANDANDOPassarelas. Cargas humanas. Frequências naturais. Força do passo.As tendências atuais na construção civil conduzem a estruturas cada vez mais esbeltas e flexíveis, se fazendo necessário o estudo das ações dinâmicas devido à redução das suas frequências naturais. Nas passarelas o risco de ressonância com o carregamento humano é um aspecto que deve ser levado em consideração no projeto, já que as frequências devido ao andar dos pedestres podem se aproximar das frequências naturais dessas estruturas. O objetivo deste trabalho é realizar um estudo paramétrico do comportamento dinâmico de passarelas sob ação de pedestres andando. Foram realizados testes experimentais sobre uma plataforma mista de aço e concreto, a qual foi instrumentada com acelerômetros para medir a sua resposta estrutural e plataformas de carga para medir a excitação produzida pelos pedestres. Em paralelo é desenvolvido um modelo numérico para a análise da estrutura sob esse carregamento. A partir dos resultados experimentais o modelo numérico é ajustado, permitindo analisar a resposta da estrutura sob ação de diferentes carregamentos induzidos por pessoas.Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia2017-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/2137610.26512/ripe.v2i15.21376Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 2 No. 15 (2016): IDENTIFICATION AND RIABILITY OF STRUCTURES; 1-22Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 2 n. 15 (2016): IDENTIFICATION AND RIABILITY OF STRUCTURES; 1-222447-6102reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenhariainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21376/19719Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPEinfo:eu-repo/semantics/openAccessVega, DianelysRoitman, NeyMagluta, Carlos2019-06-16T02:45:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21376Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/ripePUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/oaianflor@unb.br2447-61022447-6102opendoar:2019-06-16T02:45:07Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - Universidade de Brasília (UnB)false |
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