Orientação profissional:: relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/457 |
Resumo: | Este artigo apresenta o relato de uma orientação profissional com um grupo de cinco adolescentes (16 e 19 anos), alunos de cursinho pré-vestibular oferecido por uma Universidade Pública no Estado do Ceará. O trabalho em grupo a partir de dinâmicas foi a forma privilegiada de atuação, por possibilitar um maior enriquecimento das discussões, considerando a heterogeneidade e diversidade do grupo. Para contemplar temáticas relevantes no processo de orientação profissional pautada na teoria Sócio-Histórica, um roteiro de atuação foi construído, a partir de três eixos. Cada eixo foi trabalhado em duas sessões, que correspondem a um encontro. No primeiro eixo, denominado “significado da escolha”, trabalhou-se a temática do processo escolha. No que se refere ao eixo “Mundo do Trabalho” discutiu-se as idealizações e representações sobre as profissões, o mercado de trabalho e o vestibular/ ENEM. Por último, foi desenvolvido o eixo “autoconhecimento”, que contém as temáticas: vínculos afetivos com as profissões, ideias sobre habilidades e aptidões e informações sobre as profissões. |
id |
UNB-27_06db4f067f54e77f1dfd3e4262e34634 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/457 |
network_acronym_str |
UNB-27 |
network_name_str |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
repository_id_str |
|
spelling |
Orientação profissional:: relato de experiênciaEste artigo apresenta o relato de uma orientação profissional com um grupo de cinco adolescentes (16 e 19 anos), alunos de cursinho pré-vestibular oferecido por uma Universidade Pública no Estado do Ceará. O trabalho em grupo a partir de dinâmicas foi a forma privilegiada de atuação, por possibilitar um maior enriquecimento das discussões, considerando a heterogeneidade e diversidade do grupo. Para contemplar temáticas relevantes no processo de orientação profissional pautada na teoria Sócio-Histórica, um roteiro de atuação foi construído, a partir de três eixos. Cada eixo foi trabalhado em duas sessões, que correspondem a um encontro. No primeiro eixo, denominado “significado da escolha”, trabalhou-se a temática do processo escolha. No que se refere ao eixo “Mundo do Trabalho” discutiu-se as idealizações e representações sobre as profissões, o mercado de trabalho e o vestibular/ ENEM. Por último, foi desenvolvido o eixo “autoconhecimento”, que contém as temáticas: vínculos afetivos com as profissões, ideias sobre habilidades e aptidões e informações sobre as profissões.Universidade de Brasilia2017-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/457ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 5 No. 2 (2014); pag. 632-642Revista Gestão & Saúde; v. 5 n. 2 (2014); pag. 632-6421982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/457/435Bizarria, Fabiana Pinto de AlmeidaAssis, Odéssia Fernanda Gomes deTassigny, Mônica MotaOliveira, Artur Gomes deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T19:43:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/457Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T19:43:07Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Orientação profissional:: relato de experiência |
title |
Orientação profissional:: relato de experiência |
spellingShingle |
Orientação profissional:: relato de experiência Bizarria, Fabiana Pinto de Almeida |
title_short |
Orientação profissional:: relato de experiência |
title_full |
Orientação profissional:: relato de experiência |
title_fullStr |
Orientação profissional:: relato de experiência |
title_full_unstemmed |
Orientação profissional:: relato de experiência |
title_sort |
Orientação profissional:: relato de experiência |
author |
Bizarria, Fabiana Pinto de Almeida |
author_facet |
Bizarria, Fabiana Pinto de Almeida Assis, Odéssia Fernanda Gomes de Tassigny, Mônica Mota Oliveira, Artur Gomes de |
author_role |
author |
author2 |
Assis, Odéssia Fernanda Gomes de Tassigny, Mônica Mota Oliveira, Artur Gomes de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bizarria, Fabiana Pinto de Almeida Assis, Odéssia Fernanda Gomes de Tassigny, Mônica Mota Oliveira, Artur Gomes de |
description |
Este artigo apresenta o relato de uma orientação profissional com um grupo de cinco adolescentes (16 e 19 anos), alunos de cursinho pré-vestibular oferecido por uma Universidade Pública no Estado do Ceará. O trabalho em grupo a partir de dinâmicas foi a forma privilegiada de atuação, por possibilitar um maior enriquecimento das discussões, considerando a heterogeneidade e diversidade do grupo. Para contemplar temáticas relevantes no processo de orientação profissional pautada na teoria Sócio-Histórica, um roteiro de atuação foi construído, a partir de três eixos. Cada eixo foi trabalhado em duas sessões, que correspondem a um encontro. No primeiro eixo, denominado “significado da escolha”, trabalhou-se a temática do processo escolha. No que se refere ao eixo “Mundo do Trabalho” discutiu-se as idealizações e representações sobre as profissões, o mercado de trabalho e o vestibular/ ENEM. Por último, foi desenvolvido o eixo “autoconhecimento”, que contém as temáticas: vínculos afetivos com as profissões, ideias sobre habilidades e aptidões e informações sobre as profissões. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/457 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/457 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/457/435 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasilia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasilia |
dc.source.none.fl_str_mv |
ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 5 No. 2 (2014); pag. 632-642 Revista Gestão & Saúde; v. 5 n. 2 (2014); pag. 632-642 1982-4785 reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
collection |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
gestaoesaude@unb.br|| |
_version_ |
1797174679086039040 |