“Construindo laços”:: o uso do diálogo na promoção da saúde de idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueirêdo, Alessandra Aniceto Ferreira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Barros, Thalmo da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/459
Resumo: Este trabalho tem como objetivo descrever atividades educativas, desenvolvidas com um grupo de idosos, na cidade de Itaporanga-PB. Essas atividades dizem respeito à prática de educação em saúde para discussão sobre hipertensão e diabetes, constituída na atenção básica pelos profissionais de psicologia, farmácia, fisioterapia e serviço social do núcleo de apoio à saúde da família (NASF), junto com as equipes de saúde da família (eSF) do referido município. Foram construídos grupos, compostos por idosos entre 68 e 75 anos de ambos os sexos, sendo esses realizados em espaços comunitários, próximos às unidades de saúde da família. Para execução dessas atividades, foram utilizados: datashow, computador, aparelho de som e CD, bolas de assopro, folhas de papel, tela para projeção, caixa de som, microfone, cadeiras e mesas. Considerou-se que, a partir do aporte teórico utilizado, foram discutidas as patologias que acometiam o referido grupo, tal ação fez com que os usuários dos serviços pudessem refletir não apenas sobre a hipertensão e o diabetes, mas também sobre si mesmos, sobre seu cotidiano, através de saberes e práticas compartilhadas, que possibilitaram sua implicação com o cuidado de si e a produção de vida, através de uma postura consciente e autônoma.
id UNB-27_0cf0e47dd168276f09a6f37fd5d111d9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/459
network_acronym_str UNB-27
network_name_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository_id_str
spelling “Construindo laços”:: o uso do diálogo na promoção da saúde de idososEducação em SaúdePromoção da SaúdeSaúde do IdosoEste trabalho tem como objetivo descrever atividades educativas, desenvolvidas com um grupo de idosos, na cidade de Itaporanga-PB. Essas atividades dizem respeito à prática de educação em saúde para discussão sobre hipertensão e diabetes, constituída na atenção básica pelos profissionais de psicologia, farmácia, fisioterapia e serviço social do núcleo de apoio à saúde da família (NASF), junto com as equipes de saúde da família (eSF) do referido município. Foram construídos grupos, compostos por idosos entre 68 e 75 anos de ambos os sexos, sendo esses realizados em espaços comunitários, próximos às unidades de saúde da família. Para execução dessas atividades, foram utilizados: datashow, computador, aparelho de som e CD, bolas de assopro, folhas de papel, tela para projeção, caixa de som, microfone, cadeiras e mesas. Considerou-se que, a partir do aporte teórico utilizado, foram discutidas as patologias que acometiam o referido grupo, tal ação fez com que os usuários dos serviços pudessem refletir não apenas sobre a hipertensão e o diabetes, mas também sobre si mesmos, sobre seu cotidiano, através de saberes e práticas compartilhadas, que possibilitaram sua implicação com o cuidado de si e a produção de vida, através de uma postura consciente e autônoma.Universidade de Brasilia2017-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/459ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 5 No. 2 (2014); pag. 654-661Revista Gestão & Saúde; v. 5 n. 2 (2014); pag. 654-6611982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/459/437Figueirêdo, Alessandra Aniceto FerreiraBarros, Thalmo da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T19:43:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/459Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T19:43:06Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv “Construindo laços”:: o uso do diálogo na promoção da saúde de idosos
title “Construindo laços”:: o uso do diálogo na promoção da saúde de idosos
spellingShingle “Construindo laços”:: o uso do diálogo na promoção da saúde de idosos
Figueirêdo, Alessandra Aniceto Ferreira
Educação em Saúde
Promoção da Saúde
Saúde do Idoso
title_short “Construindo laços”:: o uso do diálogo na promoção da saúde de idosos
title_full “Construindo laços”:: o uso do diálogo na promoção da saúde de idosos
title_fullStr “Construindo laços”:: o uso do diálogo na promoção da saúde de idosos
title_full_unstemmed “Construindo laços”:: o uso do diálogo na promoção da saúde de idosos
title_sort “Construindo laços”:: o uso do diálogo na promoção da saúde de idosos
author Figueirêdo, Alessandra Aniceto Ferreira
author_facet Figueirêdo, Alessandra Aniceto Ferreira
Barros, Thalmo da Costa
author_role author
author2 Barros, Thalmo da Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueirêdo, Alessandra Aniceto Ferreira
Barros, Thalmo da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Saúde
Promoção da Saúde
Saúde do Idoso
topic Educação em Saúde
Promoção da Saúde
Saúde do Idoso
description Este trabalho tem como objetivo descrever atividades educativas, desenvolvidas com um grupo de idosos, na cidade de Itaporanga-PB. Essas atividades dizem respeito à prática de educação em saúde para discussão sobre hipertensão e diabetes, constituída na atenção básica pelos profissionais de psicologia, farmácia, fisioterapia e serviço social do núcleo de apoio à saúde da família (NASF), junto com as equipes de saúde da família (eSF) do referido município. Foram construídos grupos, compostos por idosos entre 68 e 75 anos de ambos os sexos, sendo esses realizados em espaços comunitários, próximos às unidades de saúde da família. Para execução dessas atividades, foram utilizados: datashow, computador, aparelho de som e CD, bolas de assopro, folhas de papel, tela para projeção, caixa de som, microfone, cadeiras e mesas. Considerou-se que, a partir do aporte teórico utilizado, foram discutidas as patologias que acometiam o referido grupo, tal ação fez com que os usuários dos serviços pudessem refletir não apenas sobre a hipertensão e o diabetes, mas também sobre si mesmos, sobre seu cotidiano, através de saberes e práticas compartilhadas, que possibilitaram sua implicação com o cuidado de si e a produção de vida, através de uma postura consciente e autônoma.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/459
url https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/459/437
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 5 No. 2 (2014); pag. 654-661
Revista Gestão & Saúde; v. 5 n. 2 (2014); pag. 654-661
1982-4785
reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
collection Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv gestaoesaude@unb.br||
_version_ 1797174679091281920