Tabagismo passivo e câncer de pulmão:: revisão integrativa de metanálises

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Carlos Podalirio Borges de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva, Denise Rossato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3036
Resumo: Objetivo: realizar uma revisão integrativa de metanálises sobre o câncer de pulmão e sua associação com o tabagismo passivo a fim de aumentar a base de evidências para as políticas públicas. Metodologia: revisão integrativa da literatura, realizou-se uma busca online na base de dados PubMed. Foram incluídas apenas metanálises publicadas entre 1980 e 2012. Resultados: os artigos selecionados revelaram que existe uma associação entre tabagismo passivo e câncer de pulmão, com odds ratio entre 1,16 e 1,44. No ambiente de trabalho o odds ratio variou entre. 1,04 e 1,68. Os níveis de poluição tabágica ambiental em restaurantes podem ser até 1,5 vezes maiores do que em residências com um tabagista e duas vezes maiores do que em escritórios. Em bares, esses níveis podem ser mais de seis vezes maiores do que os observados em escritórios onde é permitido fumar.  Não foi encontrada nenhuma diferença expressiva entre o risco de adoecimento e gênero. Conclusão: Nas metanálises avaliadas sobre câncer de pulmão, as evidências disponíveis sugerem que o tabagismo passivo é uma causa importante de câncer de pulmão, configurando-se como um entrave para se alcançar transformações necessárias para maior efetividade nas ações de redução da morbimortalidade por câncer de pulmão.  
id UNB-27_20a5c0ffac444b6db252730d9c4f8417
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3036
network_acronym_str UNB-27
network_name_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository_id_str
spelling Tabagismo passivo e câncer de pulmão:: revisão integrativa de metanálisesSaúde PúblicaPneumologia SanitáriaObjetivo: realizar uma revisão integrativa de metanálises sobre o câncer de pulmão e sua associação com o tabagismo passivo a fim de aumentar a base de evidências para as políticas públicas. Metodologia: revisão integrativa da literatura, realizou-se uma busca online na base de dados PubMed. Foram incluídas apenas metanálises publicadas entre 1980 e 2012. Resultados: os artigos selecionados revelaram que existe uma associação entre tabagismo passivo e câncer de pulmão, com odds ratio entre 1,16 e 1,44. No ambiente de trabalho o odds ratio variou entre. 1,04 e 1,68. Os níveis de poluição tabágica ambiental em restaurantes podem ser até 1,5 vezes maiores do que em residências com um tabagista e duas vezes maiores do que em escritórios. Em bares, esses níveis podem ser mais de seis vezes maiores do que os observados em escritórios onde é permitido fumar.  Não foi encontrada nenhuma diferença expressiva entre o risco de adoecimento e gênero. Conclusão: Nas metanálises avaliadas sobre câncer de pulmão, as evidências disponíveis sugerem que o tabagismo passivo é uma causa importante de câncer de pulmão, configurando-se como um entrave para se alcançar transformações necessárias para maior efetividade nas ações de redução da morbimortalidade por câncer de pulmão.  Universidade de Brasilia2015-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3036ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 6 No. 2 (2015); Pag. 1924-1934Revista Gestão & Saúde; v. 6 n. 2 (2015); Pag. 1924-19341982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3036/2732Almeida, Carlos Podalirio Borges deSilva, Denise Rossatoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T20:02:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3036Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T20:02:08Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Tabagismo passivo e câncer de pulmão:: revisão integrativa de metanálises
title Tabagismo passivo e câncer de pulmão:: revisão integrativa de metanálises
spellingShingle Tabagismo passivo e câncer de pulmão:: revisão integrativa de metanálises
Almeida, Carlos Podalirio Borges de
Saúde Pública
Pneumologia Sanitária
title_short Tabagismo passivo e câncer de pulmão:: revisão integrativa de metanálises
title_full Tabagismo passivo e câncer de pulmão:: revisão integrativa de metanálises
title_fullStr Tabagismo passivo e câncer de pulmão:: revisão integrativa de metanálises
title_full_unstemmed Tabagismo passivo e câncer de pulmão:: revisão integrativa de metanálises
title_sort Tabagismo passivo e câncer de pulmão:: revisão integrativa de metanálises
author Almeida, Carlos Podalirio Borges de
author_facet Almeida, Carlos Podalirio Borges de
Silva, Denise Rossato
author_role author
author2 Silva, Denise Rossato
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Carlos Podalirio Borges de
Silva, Denise Rossato
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde Pública
Pneumologia Sanitária
topic Saúde Pública
Pneumologia Sanitária
description Objetivo: realizar uma revisão integrativa de metanálises sobre o câncer de pulmão e sua associação com o tabagismo passivo a fim de aumentar a base de evidências para as políticas públicas. Metodologia: revisão integrativa da literatura, realizou-se uma busca online na base de dados PubMed. Foram incluídas apenas metanálises publicadas entre 1980 e 2012. Resultados: os artigos selecionados revelaram que existe uma associação entre tabagismo passivo e câncer de pulmão, com odds ratio entre 1,16 e 1,44. No ambiente de trabalho o odds ratio variou entre. 1,04 e 1,68. Os níveis de poluição tabágica ambiental em restaurantes podem ser até 1,5 vezes maiores do que em residências com um tabagista e duas vezes maiores do que em escritórios. Em bares, esses níveis podem ser mais de seis vezes maiores do que os observados em escritórios onde é permitido fumar.  Não foi encontrada nenhuma diferença expressiva entre o risco de adoecimento e gênero. Conclusão: Nas metanálises avaliadas sobre câncer de pulmão, as evidências disponíveis sugerem que o tabagismo passivo é uma causa importante de câncer de pulmão, configurando-se como um entrave para se alcançar transformações necessárias para maior efetividade nas ações de redução da morbimortalidade por câncer de pulmão.  
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3036
url https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3036/2732
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 6 No. 2 (2015); Pag. 1924-1934
Revista Gestão & Saúde; v. 6 n. 2 (2015); Pag. 1924-1934
1982-4785
reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
collection Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv gestaoesaude@unb.br||
_version_ 1797174680427167744